Jump to content

Ajuda com filhote de calopsita com 30 dias


jiji

Posts Recomendados

Bom dia! Me chamo Jiji.

Adquiri ontem uma calopsita lutino neném, o criador dela disse que ela tinha 30 dias. Eu criava calopsitas quando era adolescente, sempre tive vontade de ter uma novamente e agora, depois de adulta e já criando outros pássaros, resolvi tentar novamente pois era só amor!

Enfim, o fato é que eu estou meio enferrujada nisso... Peguei uma novinha pra criar na papa e se acostumar comigo, mas tá sendo meio diferente de quando eu criava antes. Ela chegou ontem aqui em casa e está bem arisca, medrosa, sem muita vontade de se alimentar. Não sei bem como amansa-la, mas às vezes a coloco em cima de mim enquanto estou deitada assistindo TV e faço carinho, também deixo a caixinha dela perto de mim o dia todo. Estou dando a papinha da Megazoo 3x por dia como o rapaz do criadouro me recomendou.

Estou com bastante dúvida sobre a alimentação pois ela não fica chorando por comida como as aves que eu me acostumei a criar antigamente. Ela não abre o bico, então precisa forçar para colocar a comida. Estou usando uma seringa com aquele bico de aço pois o rapaz do criadouro que recomendou tbm. Quando eu dou ela fecha os olhos, as vezes mela tudo, enfim.. Fico com receio de que eu esteja fazendo algo errado pois sei de muitos casos que a comida acidentalmente pode ir parar no pulmão ou algo do tipo...

Alguém poderia me dar uma dica para esse início? Tanto do amansar quanto da alimentação, pois mesmo assistindo vários vídeos eu num sei se estou fazendo certo. Eu dou de pouquinho mesmo, não tenho coragem de enfiar na garganta como alguns donos mais experientes fazem. No momento ela está bem quietinha, ou fica me olhando desconfiada, ou dorme ou limpa as peninhas, mas mal sai do canto dentro da caixinha. Tenho receio de estar alimentando da forma errada e ela acabar adoecendo.

Qualquer ajuda e/ou dica é bem vinda!!

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Parece uma ave q foi tirada dos pais e não foi acostumada a receber papa e agora esta recebendo de forma forçada via sonda diretamente até o papo. Se a alimentação estivesse sendo agradável vc poderia só dar no bico q ela aceitaria e comeria por conta própria sem necessidade de forçar. Tem risco de ocorrer falsa via sim, é bastante perigoso, então tem q tomar cuidado nesta alimentação. Talvez fornecer quantidades menores e mais vezes ao longo do dia para não encher muito o papo (nunca fornecer mais que 10ml de uma vez). Com 30 dias vc tbm ja pode começar a deixar disponível uma ração extrusada, recomendo a Megazoo PM13 pra ela começar a beliscar e assim já começar a comer alimentos sólidos para ficar menos dependente da papa e abandonar ela mais rapidamente.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.