Jump to content

NuTrópica

Rodrigo

Posts Recomendados

Boa noite aos aqui presentes,

Possuo uma calopsita, peguei-a filhote, super dócil, companheiro, entre outras características (Abreu) e também, como sabemos as vezes podem ser um pouco enjoadas para comer. 

"A marca garante", é a frase dos vendedores de Pets Shoppings ao se referirem a, até onde sei, marca top dos alimentos para certos animais. Voltada principalmente a aves, e outros animais, a NuTrópica oferece a nós mais de uma opção a se oferecer às calopsitas, como é o caso da ração com frutas, ração natural, ração "seleção natural", farinhada e sabe-se lá até onde isto vai! Gostaria de saber mais sobre os tipos de rações que se pode oferecer, qual metodologia adotar para fazer uma escolha adequada.

Grato desde já!

Rodrigo.

Editado por Rodrigo
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

As duas marcas de maior renome no mercado são a Megazoo e a Nutrópica. Eu ainda prefiro a megazoo, pois ela é isenta de corantes, a nutrópica possui corantes na sua formulação. 

Dentro das duas marcas existem variedades e todas são boas, dependerá da aceitação de sua ave. Eu gosto de dar para as minhas a ração da megazoo PM13 pois os grãos são pequenos e de fácil aceitação delas também ocorrendo menor desperdício pois comem o grão inteiro e a farinhada da nutrópica de mel e ovo.

Qualquer escolha que você fizer dentro das duas marcas será boa. Pode oferecer diariamente sementes, ração e farinhada que assim sua ave ficará sempre saudável e com penas vistosas.

• Gostei 2
Link para compartilhar

Informação importante Célia, não sabia que a NuTrópica tinha corante em sua formulação.

Dou semanalmente a farinhada à minha ave, e a mistura de sementes estou tirando aos poucos pois ela acaba se restringindo a certos grãos, o que não é bom, podendo vir a causar alguma deficiência. A ração (no meu caso, ofereço a de marca NuTrópica, que sempre foi a que mais escutei por aí de ser uma excelente opção) já conta com tudo o que a ave precisa, e sendo ração, sem preferências, tudo super equilibrado! A ideia é oferecer a farinhada semanalmente, ração todos os dias e, mistura de sementes como petisco apenas. Frutas ele come, DESDE QUE eu coma também. Já que ela come tudo o que como, na hora do almoço e do jantar ponho-o na gaiola, para não correr o risco dele querer pegar minha comida, o que acabaria não fazendo-o bem.

Link para compartilhar

Pelo contrário Rodrigo, você deve oferecer as sementes todos os dias, mesmo que ele se restrinja a algumas delas. Uma alimentação equilibrada tem que ser composta de sementes, ração e farinhada.

As sementes são um alimento pobre em vitaminas, que podem causar uma deficiencia nutricional ao passaro, já a ração ela é muito rica em vitaminas o que pode causar uma superdosagem de vitaminas. 

O passaro normalmente tem por costume comer em excesso as sementes e em menor quantidade a ração, dai que ocorre o equilibrio nutricional, pois ele come a ração suficiente para se manter sadio e come as sementes em excesso evitando assim que ele coma somente a ração e essa ao invés de trazer benfeitorias traga maleficios e faça com que adoença por excesso nutricional.

Essa explicação quem deu para mim foi meu veterinário anos atrás que é especializado em aves. 

Você tem que deixar as sementes a ração e a água uma ao lado da outra em potes separados. Eu costumo deixar a semente na ponta, a ração no meio e a água na outra ponta, pois elas sempre irão comer as sementes, a ração estando ao lado elas automaticamente dão uma bicadinha e a água serve para elas umedecerem a ração ou ao final de comer tomar a água, pois como ela é muito seca elas usam esse artifício.

A ração da nutrópica você poderá ver essa informação na descrição do produto no verso, lá eles informam que contém corantes em letras bem minúsculas, como a maioria das pessoas não leem os rótulos acaba passando despercebido. Agora a megazoo destaca em letras enormes na frente da embalagem que não contém corantes artificiais, pois eles não tem nada a esconder.

• Gostei 4
Link para compartilhar

Resposta mais do que completa, me complementou muito e com certeza fará com que eu mude a metodologia relativa à alimentação da minha ave! Impressionante. Muitíssimo obrigado. 

Antes que me esqueça, se apegando aos detalhes, me soou importante deixar uma vasilha ao lado da outra, só que em meu viveiro não há esta possibilidade, já que nele há quatro compartimentos onde se pode inserir as vasilhas com alimentos e água, dois em cada extremidade. Alguma indicação?

Link para compartilhar

Célia, agora fiquei na dúvida. Você falou que a da Nutrópica contêm corantes, e que a da Megazoo não contêm corantes artificiais. Mas então as duas podem conter corantes naturais, não? É porque estou sem a embalagem das duas para ver, já que misturo a alimentação dele em um pote e guardo em local sem luz. Agora fiquei na dúvida. Você sabe dizer os nomes dos corantes? Vou ver se nos sites das duas marcas mostra.

Rodrigo, eu faço o seguinte: Eu misturo

----farinhada de ovo (Claro que você tem que ver a validade de tudo que você usa, mas já comprei papa de ovo que vencia em um mes, aí não compensa o que faço);

----farinhada de frutas;

----Nutrópica natural;

----Megazoo Pm13;

----Mix de sementes (com muito pouco girassol, ou sem).

Eu misturo em porções iguais e guardo em um pote esterilizado e com fechamento hermético em local 100% protegido do sol. Eu já fiz isso de botar cada um separado, mas ele SÓ (Só mesmo) comia as sementes. Aí estou fazendo dessa forma para ele comer tudo, porque quando ele vai procurando as sementes, ele acaba pegando as farinhadas e as rações. Legume ou fruta eu ainda não consegui dar -> vou tentar esse método de comer junto com ela.

Também gostaria de saber isso das vasilhas, porque, apesar de ter uma gaiola e deixá-la solta a maior parte do tempo, os portes dela ficam em extremidades opostas. eu acho que uma vantagem de fazer isso seria que elas se exercitam um pouco indo de um lado para o outro, mas fiquei na dúvida agora. 

• Gostei 1
Link para compartilhar

No meu caso já é diferente, eu consegui que as aves migrassem para a ração extrusada, contudo se eu fizer como foi dito acima, colocar em um pote a ração extrusada, em outro as sementes e ainda em outro as farinhada e colocar a disposição dos pássaros, as aves só comem as sementes, nem tocam a extrusada, o que eu faço é duas vezes por semana colocar  somente as sementes para as aves, nos demais dias a extrusada e farinhada, para mim só funcionou desta forma......

• Gostei 1
Link para compartilhar

Comigo ele fica chorando o dia inteiro até eu botar as sementes hahahahah. Aproveitando o assunto de alimentação, li em algum lugar aqui que se pode dar avelãs/nozes como petisco (1x por semana porque são gordurosos), mas fiquei na dúvida se dou com casca ou sem. Creio que seja sem pela casca ser muito dura, mas achei melhor confirmar.

Gente, sobre a questão dos corantes que fiquei de pesquisar - no site da Nutrópica eu não achei, na verdade, a única coisa que eu "achei" foi o site horrível! Não tem explicação de nada; o da Megazoo contêm corantes naturais apenas, mas não informa quais. 

Link para compartilhar

@Rodrigo Eu inutilizei esses buracos que são proprios para os alimentos e coloquei potes que tem presilhas que ficam fixas na gaiola. Outra opção seria você utilizar os dois compartimentos que coloca o pote na gaiola e comprar somente um que tenha presilhas para fixar ou aquelas borboletas de prender na grade, dai você fixa ele no meio dos dois. A farinhada não há necessidade de ficar ao lado, pode colocar do lado oposto.

@Cleberson Essa é a lógica da situação. Elas irão se empanturar de comer sementes e somente darão umas bicadas na ração e na farinhada. Mas o que importa não é a quantidade ingerida e sim a qualidade.

A sua está comendo muita ração porque não tem outra fonte de alimento, mas isso é prejudicial. Se você colocar sementes ela irá comer em demasia, mas a ração estando do lado pode observar que de vez em quando elas vão lá e comem alguns grãozinhos e voltam para a semente, mas mesmo sendo uma quantidade mínima de ração já é o suficiente para a nutrição delas. Tenho 9 calopsitas aqui em casa e para você ter noção uso 5 kgs de sementes e dois pacotes de ração de 340 grs de megazoo (sendo que um deles elas consomem apenas a metade até o mês acabar)

Se eu fosse você voltaria a dar sementes para ela, pois tendo uma alimentação variada com sementes, ração, farinhada, verduras, legumes e frutas já é o suficiente para uma vida saudável.

Meu veterinário contou para mim, que anos atrás ele que tem criação de pixarros passou por um problema devido a excesso de ração. Ele alimentava os pixarros dele somente com ração, dai que depois de uns anos que se alimentavam só com ração começara a adoecer vários de uma vez só, ele disse que encontrava eles no fundo da gaiola com as patas duras e esticadas, fez vários exames nos passaros doentes e foi constatado várias vitaminas que em excesso causam esse problema, por isso ele me orientou a dar as sementes junto com a ração.

IMG-20150906-WA0004.jpeg

• Gostei 2
Link para compartilhar

Algumas misturas para aves contém amêndoas, Castanha de caju, castanha do pará, mas ainda não vi com avelâs e nozes. Sempre são oferecidas sem casca. Não acredito que as calopsitas vão comer, normalmente as misturas que contém são para papagaios e araras. 

• Gostei 1
Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.