Jump to content

CALOPSITA SEM PENA

Analivia

Posts Recomendados

Pessoal, bom dia. Descobri este clube recentemente e hoje vim pedir socorro pois estou preocupada com a minha calopsita.
Vou contar a história dela. 
Eu peguei ela do meu sogro, ele tem muitas calopsitas e desde que eu peguei ela, ela ja não tinha muitas penas na região do pescoço, a gaiola era apertada e tinham muitas calopsitas. Peguei ela e um macho e levamos pra nossa casa, deixei eles quietinhos num cantinho pra irem conhecendo, as vezes abria a gaiola pra eles saírem, até que o macho foi crescendo a crista e ela continuava do mesmo jeito. Passaram alguns meses, peguei uma cachorrinha filhote e ela então começou a pular na gaiola e arrancar algumas penas, isolei as calopsitas e agora voltei elas no lugar, a cachorra as vezes pula na e deixa elas bravas, mas estou corrigindo isso. Porém desde então, ela continua perdendo penas e agora está ficando sem na região da orelha, estou ficando preocupada. Detalhe, ela e o macho vivem se bicando, mas não vivem separados kkkk. O que pode ser?

WhatsApp Image 2025-01-28 at 10.48.29.jpeg

WhatsApp Image 2025-01-28 at 10.48.28.jpeg

WhatsApp Image 2025-01-28 at 10.48.27.jpeg

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

On 28/01/2025 at 10:56, Analivia disse:

Pessoal, bom dia. Descobri este clube recentemente e hoje vim pedir socorro pois estou preocupada com a minha calopsita.
Vou contar a história dela. 
Eu peguei ela do meu sogro, ele tem muitas calopsitas e desde que eu peguei ela, ela ja não tinha muitas penas na região do pescoço, a gaiola era apertada e tinham muitas calopsitas. Peguei ela e um macho e levamos pra nossa casa, deixei eles quietinhos num cantinho pra irem conhecendo, as vezes abria a gaiola pra eles saírem, até que o macho foi crescendo a crista e ela continuava do mesmo jeito. Passaram alguns meses, peguei uma cachorrinha filhote e ela então começou a pular na gaiola e arrancar algumas penas, isolei as calopsitas e agora voltei elas no lugar, a cachorra as vezes pula na e deixa elas bravas, mas estou corrigindo isso. Porém desde então, ela continua perdendo penas e agora está ficando sem na região da orelha, estou ficando preocupada. Detalhe, ela e o macho vivem se bicando, mas não vivem separados kkkk. O que pode ser?

WhatsApp Image 2025-01-28 at 10.48.29.jpeg

WhatsApp Image 2025-01-28 at 10.48.28.jpeg

WhatsApp Image 2025-01-28 at 10.48.27.jpeg

Olá!

Alguém está comendo as penas dela. Talvez o parceiro, a própria ave ou algum parasita. É interessante que vc observe. Não há nenhum sinal das penas caídas? Caso não haja, é mais provável que não seja apenas queda.

• Gostei 1
Link para compartilhar

On 02/02/2025 at 12:55, Gutto De Castro disse:

Olá!

Alguém está comendo as penas dela. Talvez o parceiro, a própria ave ou algum parasita. É interessante que vc observe. Não há nenhum sinal das penas caídas? Caso não haja, é mais provável que não seja apenas queda.

Sim, percebo que o parceiro fica "beliscando" ela e se eu saio de casa, quando volto tem alguma penas caídas sim... O que eu terei que fazer?

Link para compartilhar

24 minutes ago, Analivia disse:

Sim, percebo que o parceiro fica "beliscando" ela e se eu saio de casa, quando volto tem alguma penas caídas sim... O que eu terei que fazer?

Sugiro que separe as aves por um período. Nesse tempo, observe se ainda estarão caindo. Deixe-as em gaiolas separadas, porém perto, mas numa distância que não se alcancem. 

Atenção na alimentação das aves, pois a falta de vitaminas e nutrientes, faz com que elas comam as penas e às vezes os próprios pés para suprir a ausência.

Outro ponto importante é o enriquecimento ambiental. Aves entediadas, ficam estressadas e costumam ter esse tipo de comportamento. Ofereça brinquedos, um viveiro maior, poleiros diversos, de várias espessuras e texturas diferentes, pois ajudam a "massagear" os pés. Procure no YouTube, no canal "Plantel amigos de penas", lá tem um vídeo de como fazer poleiros de maneira segura com galhos de árvores que vc pode encontrar por algum lugar. 

Evite que elas se estressem. O cachorro que vc citou, provavelmente está causando espanto nas aves, não permita que isso aconteça. Calopsitas detestam ser incomodadas, odeiam sustos e odeiam não se sentir seguras.

Não descarte a possibilidade de parasitas, é bom observar as penas caídas, se há algum parasita, ovos ou sinais de algum.

Banhos de sol durante a manhã, ajudam bastante. As aves precisam, porém não deixe que tomem sol forte ou correntes de vento.

As aves podem ser colocadas juntas durante esse processo, deixe-as separadas somente no início, até que vc consiga realizar essas mudanças. 

Com isso, observe e nos atualize.

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.