MBS Postado 21 de Março de 2025 Compartilhar Postado 21 de Março de 2025 Olá, boa noite! Como estão? Preciso da ajuda de vocês sobre uma preocupação que tenho, me chamo Matheus e há duas semanas ganhei de presente uma calopsita aparentemente macho que apelidei de Piu-piu. Logo quando chegou, notei que piu-piu tinha um pequeno sangramento na asa (provavelmente por causa de um corte errado nas penas feito anteriormente), mas não dei bola achando que logo iria curar. Entretanto, com o passar dos dias o ferimento não fechou e me gerou preocupação. Notei que na primeira semana ele era bem mais ativo, quando eu botava canto no YouTube ele se animava todo, agora já não está com o mesmo ânimo de antes. Diante desses fatos, dei uma breve pesquisada no fórum e vi uma recomendação de banho com borrifador de água e umas gotinhas de vinagre, e para o ferimento um spray de rifocina. Bom, quando cheguei na farmácia descobri que rifocina só vendia com receita, então o atendente me recomendou um parecido que contém também anestésico para diminuir uma possível dor. Quando fui aplicar, as penas deram aquela murchada por causa da água e notei que há também uma parte careca no peito, é normal? Aparentemente ele está no processo de muda de penas. Minha dúvida é: olhei bem de perto e o sangramento não parece ser no canhão da pena, parece ser na carne mesmo, isso é possível? Ou eu não vi direito? Caso seja na pena, o ideal é arrancar o canhão? Tenho todas as ferramentas pra fazer em casa, mas nunca fiz. Aceito dicas e sugestões, pois estou preocupado apesar de não ter outros sintomas. (ela é comilona e o cocô está normal, mas acho que ela dorme mal e pode estar estressada). Segue fotos para ajudar a visualização. https://drive.google.com/drive/folders/1j8xskTRCEU8VQ3NWxqM1iArP2nKyaqc2?usp=sharing Uma última dúvida se puderem me ajudar: Sou de Aracaju e aqui onde eu moro faz um calor infernal, só existe verão o ano todo. Devo cobrir a gaiola mesmo assim na hora de dormir? Tenho usado um lençol bem fininho, daqueles quase transparentes, mas acho que ainda fica abafado. Acho que o calor pode estar atrapalhando o sono dele. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.