Jump to content

Calopsita pouco ativa com pena machucada

MBS

Posts Recomendados

Olá, boa noite! Como estão? Preciso da ajuda de vocês sobre uma preocupação que tenho, me chamo Matheus e há duas semanas ganhei de presente uma calopsita aparentemente macho que apelidei de Piu-piu.
Logo quando chegou, notei que piu-piu tinha um pequeno sangramento na asa (provavelmente por causa de um corte errado nas penas feito anteriormente), mas não dei bola achando que logo iria curar. Entretanto, com o passar dos dias o ferimento não fechou e me gerou preocupação. Notei que na primeira semana ele era bem mais ativo, quando eu botava canto no YouTube ele se animava todo, agora já não está com o mesmo ânimo de antes.
Diante desses fatos, dei uma breve pesquisada no fórum e vi uma recomendação de banho com borrifador de água e umas gotinhas de vinagre, e para o ferimento um spray de rifocina. Bom, quando cheguei na farmácia descobri que rifocina só vendia com receita, então o atendente me recomendou um parecido que contém também anestésico para diminuir uma possível dor. Quando fui aplicar, as penas deram aquela murchada por causa da água e notei que há também uma parte careca no peito, é normal? Aparentemente ele está no processo de muda de penas.
Minha dúvida é: olhei bem de perto e o sangramento não parece ser no canhão da pena, parece ser na carne mesmo, isso é possível? Ou eu não vi direito? Caso seja na pena, o ideal é arrancar o canhão? Tenho todas as ferramentas pra fazer em casa, mas nunca fiz.
Aceito dicas e sugestões, pois estou preocupado apesar de não ter outros sintomas. (ela é comilona e o cocô está normal, mas acho que ela dorme mal e pode estar estressada).
Segue fotos para ajudar a visualização.
https://drive.google.com/drive/folders/1j8xskTRCEU8VQ3NWxqM1iArP2nKyaqc2?usp=sharing

Uma última dúvida se puderem me ajudar: Sou de Aracaju e aqui onde eu moro faz um calor infernal, só existe verão o ano todo. Devo cobrir a gaiola mesmo assim na hora de dormir? Tenho usado um lençol bem fininho, daqueles quase transparentes, mas acho que ainda fica abafado. Acho que o calor pode estar atrapalhando o sono dele.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.