Thaissa T Postado 6 de Abril Compartilhar Postado 6 de Abril Olá galera, desde ontem a minha calopsita está com a cloaca suja, notei também que a sua respiração parece mais pesada, é uma fêmea de quase 10 anos, levarei ao veterinário essa semana, mas gostaria de alguma ajuda até lá, consegui tirar uma foto quando peguei ela para limpar. São 3 calopsitas em uma gaiola e 2 periquitos no andar de baixo, meu periquito apresentou a cloaca suja mês passado, mas eu limpei e não ficou sujo novamente, tenho medo de ser alguma doença contagiosa, elas nunca ficaram doentes, mas no caso da calopsita já observei que é diarréia. Se puderem me ajudar até eu levar ao veterinário, seria ótimo para me acalmar. Parece estar meio inchado também, pensei que poderia ser ovo preso, mas quando apalpei não estava duro. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Gutto De Castro Postado 6 de Abril Compartilhar Postado 6 de Abril 9 minutes ago, Thaissa T disse: Olá galera, desde ontem a minha calopsita está com a cloaca suja, notei também que a sua respiração parece mais pesada, é uma fêmea de quase 10 anos, levarei ao veterinário essa semana, mas gostaria de alguma ajuda até lá, consegui tirar uma foto quando peguei ela para limpar. São 3 calopsitas em uma gaiola e 2 periquitos no andar de baixo, meu periquito apresentou a cloaca suja mês passado, mas eu limpei e não ficou sujo novamente, tenho medo de ser alguma doença contagiosa, elas nunca ficaram doentes, mas no caso da calopsita já observei que é diarréia. Se puderem me ajudar até eu levar ao veterinário, seria ótimo para me acalmar. Parece estar meio inchado também, pensei que poderia ser ovo preso, mas quando apalpei não estava duro. Olá! Isso geralmente pode ser um indicador de algum problema. Observe como estão as fezes. Cloaca suja indica diarreia, e diarreia, indica que algo não está devidamente normal. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Thaissa T Postado 6 de Abril Autor Compartilhar Postado 6 de Abril Então, está beeeem líquida, tive que trocar o jornal em pouco tempo porquê estava muito molhado, eu preciso de uma caixa de transporte para levar ao veterinário essa semana Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Gutto De Castro Postado 6 de Abril Compartilhar Postado 6 de Abril Just now, Thaissa T disse: Então, está beeeem líquida, tive que trocar o jornal em pouco tempo porquê estava muito molhado, eu preciso de uma caixa de transporte para levar ao veterinário essa semana Nesse caso, realmente algo não vai bem, inclusive, as outras aves precisam de atenção. Houve alguma mudança na alimentação? Alguma introdução ou troca de algo? Filhotes? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Thaissa T Postado 6 de Abril Autor Compartilhar Postado 6 de Abril Eu estava dando jiló toda semana, mas tirei porquê prendeu o estômago do meu periquito, e ele apresentou a cloaca suja mas as fezes estavam secas, as outras calopsitas estão normais, mas tenho medo de ser alguma doença contagiosa que não mostrou sintomas ainda. Ela não cruza com o macho, mas a cada alguns meses coloca ovo. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Gutto De Castro Postado 6 de Abril Compartilhar Postado 6 de Abril 3 minutes ago, Thaissa T disse: Eu estava dando jiló toda semana, mas tirei porquê prendeu o estômago do meu periquito, e ele apresentou a cloaca suja mas as fezes estavam secas, as outras calopsitas estão normais, mas tenho medo de ser alguma doença contagiosa que não mostrou sintomas ainda. Ela não cruza com o macho, mas a cada alguns meses coloca ovo. Se possível, separe ela dos outros. O outro periquito pode ter apresentado algo, mas não ter piorado tanto, já ela, por ser uma calopsita literalmente idosa, seu sistema está mais frágil, então pode ser que esse algo, tenha se manifestado nela. Eles geralmente não demonstram que estão com problemas, vc tem que observar atentamente, às vezes só percebemos tarde. Faça também uma super limpeza do viveiro, limpe tudo que for possível com álcool. Esse mês, ela iniciou alguma postura? Ou está perto de quando ela geralmente faz isso? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Thaissa T Postado 6 de Abril Autor Compartilhar Postado 6 de Abril Ela não iniciou a postura ainda, costuma ser no final de ano, tenho observado também que dá para ouvir o coraçãozinho dela, antes eu não ouvia tão bem assim, e ela acabou de defecar no meu ombro kkkk, as fezes estão verde mas com bastante líquido ainda, tenho uma gaiola reserva, acho que vou acabar usando ela para ir ao veterinário. Estou bastante preocupada e não quero esperar muito, já mandei mensagem para o veterinário marcar consulta, mas só irá responder amanhã. As outras calopsitas estão nessa idade também, não sei exatamente quantos anos elas têm porquê elas fugiram de alguém e eu não achei o dono, muitos anos atrás. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Gutto De Castro Postado 6 de Abril Compartilhar Postado 6 de Abril 1 minute ago, Thaissa T disse: Ela não iniciou a postura ainda, costuma ser no final de ano, tenho observado também que dá para ouvir o coraçãozinho dela, antes eu não ouvia tão bem assim, e ela acabou de defecar no meu ombro kkkk, as fezes estão verde mas com bastante líquido ainda, tenho uma gaiola reserva, acho que vou acabar usando ela para ir ao veterinário. Estou bastante preocupada e não quero esperar muito, já mandei mensagem para o veterinário marcar consulta, mas só irá responder amanhã. As outras calopsitas estão nessa idade também, não sei exatamente quantos anos elas têm porquê elas fugiram de alguém e eu não achei o dono, muitos anos atrás. Então é uma família de vovôs e vovós. Talvez sejam mais idosos do que se imagina. Faça isso, leve ao veterinário mais rapidamente possível. As fezes são os sinais. Ela tem apresentado comportamentos diferentes? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Thaissa T Postado 6 de Abril Autor Compartilhar Postado 6 de Abril 1 minute ago, Gutto De Castro disse: Então é uma família de vovôs e vovós. Talvez sejam mais idosos do que se imagina. Faça isso, leve ao veterinário mais rapidamente possível. As fezes são os sinais. Ela tem apresentado comportamentos diferentes? Até que não, ela continua pedindo carinho, limpando as penas, só notei que ela parece estar deixando as asas mais para baixo, e quando comparo com outra calopsita dá pra ver a diferença na respiração meio ofegante Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Gutto De Castro Postado 6 de Abril Compartilhar Postado 6 de Abril 1 minute ago, Thaissa T disse: Até que não, ela continua pedindo carinho, limpando as penas, só notei que ela parece estar deixando as asas mais para baixo, e quando comparo com outra calopsita dá pra ver a diferença na respiração meio ofegante Ela deve estar cansada, asas caídas é sinal de cansaço. E como vc citou, coração acelerado e respiração ofegante... Sua cidade é muito fria onde eles dormem? Acho que ela vai precisar passar a noite em um lugar onde não esteja tão frio. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Thaissa T Postado 6 de Abril Autor Compartilhar Postado 6 de Abril Então, eu deixo elas no meu quarto, eu moro no RJ e por aqui tem chovido, elas ficam no meu quarto justamente pra não pegar friagem, mas saímos de uma onda de calor e entramos nessa tempestade de chuva muito rápido Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Mitchel Postado 6 de Abril Compartilhar Postado 6 de Abril (editado) Normalmente cloaca suja é sintoma de alguma doença infecciosa (como megabacteriose, coccidiose, giardiase ou outras), mas a região cloaca de sua ave - pode ser impressão pela foto - parece inchada. De qq forma, a cloaca suja já é preocupante o suficiente, recomendo q leve no veterinário de exóticos o mais depressa possível. Informe sua cidade para recomendação de clínica de exoticos, pois ela precisa de teste. E seu periquito tbm, seria bom levar os dois. Editado 6 de Abril por Mitchel Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Thaissa T Postado 6 de Abril Autor Compartilhar Postado 6 de Abril Então, parece está inchada mesmo, sou do RJ e vou levar no hospital veterinário da UFRRJ, por recomendação de uma amiga. Estou pensando em levar todas as aves para testar. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Mitchel Postado 7 de Abril Compartilhar Postado 7 de Abril (editado) 1 hora atrás, Thaissa T disse: Então, parece está inchada mesmo, sou do RJ e vou levar no hospital veterinário da UFRRJ, por recomendação de uma amiga. Estou pensando em levar todas as aves para testar. Ok, não conheço. Mais próxima a esta região recomendo as clínicas abaixo: Bem Silvestre: https://maps.app.goo.gl/bAewg8D717LJRHCB6 Silvet: https://maps.app.goo.gl/d9eTTYGLSFxg8jBL6 Editado 7 de Abril por Mitchel Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Thaissa T Postado 7 de Abril Autor Compartilhar Postado 7 de Abril 20 horas atrás, Mitchel disse: Ok, não conheço. Mais próxima a esta região recomendo as clínicas abaixo: Bem Silvestre: https://maps.app.goo.gl/bAewg8D717LJRHCB6 Silvet: https://maps.app.goo.gl/d9eTTYGLSFxg8jBL6 Trazendo atualizações: Optei por levar na Bem Silvestre, era mais perto, fui atendida pelo veterinário Marcelo, bem simpático, gostei do atendimento dele. Ela ficará internada por 3 dias, está com um sopro na respiração, um xiadinho nada bom, a cloaca está bem inchada e com uma mancha meio roxa, ele disse que está com bastante líquido e é preocupante. Fará radiografia para confirmar ou negar o ovo preso, verificar os pulmões e o coração, fará também exame de sangue, fezes, megabactéria (entra rolinha e pombos aqui em casa eventualmente), e outras coisas. Meu coração ficou bem apertado, até chorei quando tive que deixa-la internada, ela nunca dormiu sozinha fora do bando, também tenho medo de perde-la, faz uma semana que a minha cachorra idosa descansou. Enfim, sei que fiz a coisa certa e que ela está em boas mãos, mandem boas energias para ela se recuperar e que não seja nada grave. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.