PhilipeM Postado 26 de Agosto Compartilhar Postado 26 de Agosto Olá, sou novo por aqui, me chamo Philipe, e ontem achei uma calopsita no meu quintal. Nunca tive nenhum pássaro, então sou bem leigo a como cuidar, etc.. E estou precisando de dicas, eu peguei ela do quintal e trouxe para dentro de casa, bem arisca aliás... Deixei ela numa caixa relativamente grande, com aberturas para entrada de luz e ar. Estou alimentando ela com alpiste (encontrei ela de noite e não tinha nenhuma agropecuária aberta, apenas mercado), e hoje dei um pedacinho de maça, mas acho que não gosta muito. Quando tento chegar perto para fazer carinho ela já fica com medo e tenta bicar. Estou agoniado dela estar na caixa e de estar fazendo muito mal para ela, ela fica pra lá e pra cá meio que impaciente. Preciso de dicas para criar a partir de agora, se o dono não aparecer... Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Solução Nogueira Postado 26 de Agosto Solução Compartilhar Postado 26 de Agosto Boa noite Primeira coisa, arranja uma gaiola urgente, caixa não é lugar para ave. Segundo; água e comida, existem rações específicas para calopsita, se for dar mix de sementes, compra uma de boa qualidade e com pouco ou nenhum girassol. Cuidado com a maçã, deve ser oferecida sem as sementes pois são tóxicas para calopsitas. Depois que colocar ela em uma gaiola, com água e comida, deixa ela em um local calmo, ela tá sobre muito estresse e até ela se acostumar com o novo ambiente deve ficar assustada e arisca, não força interação nesse momento para que ela não crie uma lembrança negativa a sua presença 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
PhilipeM Postado 26 de Agosto Autor Compartilhar Postado 26 de Agosto @Nogueira Obrigado, vou aderir as recomendações o mais rápido possível. Dei apenas um pedaço da maça apenas a parte do fruto que comemos mesmo sem semente, creio que ela não gostou muito, não comeu, vou retirar logo mais. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Mitchel Postado Quarta-feira às 22:43 Compartilhar Postado Quarta-feira às 22:43 Veja informativos alimentares abaixo. E tbm imagens de gaiolas adequadas para calopsitas para referencias. Providencie um pacote de ração extrusada e um pacote de mix de sementes de qualidade a calopsita enquanto ela estiver sob seus cuidados. A dieta de uma calopsita deve ser a abaixo, não invente dietas sem informação adequada, pode causar mal à saúde da ave com o passar do tempo ter uma dieta imprópria. Se ela não estiver acostumada a comer ração e comer mais do mix de sementes, pode deixar a princípio, mas busque fazer com que ela aceite a ração com o passar das semanas, pois ração é alimento mais apropriado para aves domésticas que sementes, que elas fazem seleção de favoritas e podem com isto comer muita semente oleosa e ter pouca variedade nutricional. A ração já é um alimento completo. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
PhilipeM Postado Sexta-feira às 00:52 Autor Compartilhar Postado Sexta-feira às 00:52 @Nogueira @Mitchel Já fiz a compra da alimentação correta e a gaiola estou esperando chegar... Estou deixando ele o dia todo solto pela a casa, porém ele fica parado em um lugar por muito tempo, isso é comum? Parece estar com muito medo, tento não chegar muito perto dele e estou orientando minha família para não sufocar ele, e deixar ele o mais a vontade possível. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Mitchel Postado Sexta-feira às 12:19 Compartilhar Postado Sexta-feira às 12:19 (editado) 11 horas atrás, PhilipeM disse: @Nogueira @Mitchel Já fiz a compra da alimentação correta e a gaiola estou esperando chegar... Estou deixando ele o dia todo solto pela a casa, porém ele fica parado em um lugar por muito tempo, isso é comum? Parece estar com muito medo, tento não chegar muito perto dele e estou orientando minha família para não sufocar ele, e deixar ele o mais a vontade possível. Pode ser normal por ele estar desacostumado, mas cuidado pra ele não fugir novamente, se tiver rota de fuga, ele vai fugir, e ave solta no chão com asa aparada é questão de tempo para sofrer pisoteamento (e eles não sobrevivem a pisoteamento). Ave solta só sob supervisão e com rotas de fuga bloqueadas, se der chance de algo acontecer, por exemplo, se existir a possibilidade de ele voar pra uma báscula ou pela porta quando alguem abrir, com o tempo vai acontecer, então não dê chance ao erro, pois é assim q as pessoas perdem as calopsitas. Se notar que ele está muito quieto ou aparenta estar passando mal, vc deve levar ele em uma clínica veterinária de animais exóticos para avaliação. Informe sua cidade para recomendação de clínica para exóticos, é bom saber quais existem na sua região para suporte em emergências. Editado Sexta-feira às 12:19 por Mitchel Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
PhilipeM Postado Sexta-feira às 13:30 Autor Compartilhar Postado Sexta-feira às 13:30 Entendi, quando solto ele, deixo todas as janelas fechadas, e as portas também, geralmente fica somente eu aqui em casa, durante o dia, mas mesmo assim ando pisando em ovos para que não aconteça nada com ele, e já alertei isso aos outros para tomarem cuidado aonde pisam, tentamos sempre saber aonde ele está para manter a vista, mas geralmente ele fica num cantinho embaixo da mesa de jantar, onde ninguém consegue mexer com ele… Sinto que ele não esteja doente nem passando mal, está se alimentando bem, e as vezes passeia pela a casa. Vou pesquisar algumas clinicas por aqui por perto, se caso acontecer algo! Muito obrigado! Logo mais trago novidades. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Mitchel Postado 4 minutos atrás Compartilhar Postado 4 minutos atrás Recomendo só soltar quando tiver alguem vigiando ele, ou um dia ele acabará sendo pisoteado, é assim q acontece. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.