Jump to content

Mistura de Sementes - dúvidas

Suellen Campbell

Posts Recomendados

Bom dia pessoal

Tento variar a mistura para que o Yuki tenha uma alimentação balanceada e não enjoe da mesma mistura (isso já aconteceu uma vez). mas algumas misturas tem me assustado porque as vezes abro o saquinho e vem cheio de pó, isso faz mal a elas não faz? Antes eu oferecia a da reino das aves mas ele enjoou e notei que a qualidade das sementes não permanecia a mesma. depois de comprar algumas misturas e joga-las fora decidi partir em busca de mistura pela internet.

Há uns meses comprei no site terra dos pássaros a mistura de semente premium que tem na composição painço nacional 32%, painço vermelho 10%, aveia sem casca 9%, alpiste 9%,girassol nacional, trio sarraceno 5%, cartamo, nabão, painço branco importado, linhaça, arroz cateto, amendoim descascado, niger, painço mileto nacional.

Não tenho dúvida quanto a qualidade das sementes que vieram mas é triste a quantidade de girassol que vem nessas misturas. Minha mãe fica falando que tenho que deixar o Yuki comer girassol, que estou sendo neurótica quanto ao girassol e a alimentação dele.:(:/

Não comprei mais essa mistura porque minha intenção era testar o próprio Yuki e ver se ele comeria os outros tipos de sementes que algumas marcas não contem normalmente.

Comprei pro Yuki uma mistura também da terra dos passaros que contem sementes de funcho ele simplesmente amou, fora que ele fica todo cheiroso:x mas essa também contem girassol pra minha tristeza

E comprei a Super cria que vi que tem linhaça, niger e cartamo coisas que ele gostou, fiquei tão feliz quando não vi nenhuma semente de girassol na composição que decidi comprar sempre um pouco dessa mistura.

Minhas dúvidas são as seguintes:

1 - to sendo realmente neurótica quanto ao girassol?

2- tem alguma semente que deveria oferecer a ele algumas vezes que faria bem ao organismo dele que estou deixando de fora?

3- ofereço também ossiba, aquela redonda. Ela é boa ou deveria oferecer outra?

4- ração extrusada ofereço a da alcon, tenho 2 garrafinhas pois uma é colorida e a outra comprei recentemente por não conter corante, fiz bem em fazer essa troca?

5- ele adora comer chuchu e jiló não tem problema oferecer isso a ele né?

6- folhas posso oferecer qualquer uma que seja verde escura ou tem alguma que faz mal?

Pensei em comprar sementes separadas e fazer a mistura em casa porém estou com receio de errar a quantidade de cada coisa.Posso estar sendo realmente neurótica mas prefiro pecar pelo excesso de zelo do que não ter nenhum.

Editado por Suellen Campbell
  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Gostei do seu post.. não me preocupava com isso.. Geralmente vou num criador que vende rações e peço de calopsita e ele monta um saquinho pra mim.. Percebi que o meu não come quase nada, ele gosta só de aveia, painço e alpiste.. Gostaria de algumas dicas tbm .. 

Vou cuidar mais disso ..

• Gostei 1
Link para compartilhar

@Suellen Campbell que completo seu tópico rsrs

Quanto a troca da extrusada pela sem corante é ótimo esse cuidado

Oferecer folhas também, só não pode dar alface, eles ficam com diarréia

Jiló, cenoura, maçã, pepino, couve, dou para o meu casal todos os dias, fazendo revezamento durante a semana, eles adoram

O girassol é bem calórico mesmo, não é bom dar muito, mas pode oferecer pra ele de vez em quando também

A Nutrópica, Megazoo, tem vários mix de sementes muito bons e nas quantidades certas

Acho que as misturas de semente que está dando são ótimos, o que pode fazer é revezar ou misturar as que você já usa

@Nani Freitas cuidado ao comprar rações que são vendidas a granel, certifique-se que o lugar onde as sementes são mantidas é bem limpo e livre de contaminações

• Gostei 1
Link para compartilhar

Ester Lacerda Correia

1- Não está sendo neurótica. Se você oferecer até 10 sementes de girassol por 20 dias é otimo. O minimo é otimo, mas nada de radicalizar.

2- Você poderia oferecer semente de abóbora torrada, mas é 1 a cada 3 meses se não me engano, mas não tem problema se não oferecer. Só ofereci a minha 1 vez na vida.

3-É bom deixa disponível osso de siba disponivel, mas observe se ela não está comendo muito. Dizem que é bom deixar de molho na agua pra sair o sal e dps deixar secar. Prove um pouco pra ver se tá muito salgado mesmo, não engula.

4- Foi OTIMO fazer essa troca, corante é terrivel pra aves. Eu ofereço Nutrópica e megazoo para maritacas e calopsitas e megazoo para calopsitas e periquitos. Quero comprar a Nutropica seleção natural para oferecer tb,

5- Você pode ver uma lista completa de alimentos proibidos e liberados no site universodascalopsitas.com.br

6- Acho que sim, é melhor ver o site. Mal alface de jeito nenhum. Cuidado ao oferecer frutas, normalmente as sementes delas faz mal.

Link para compartilhar

Muito obrigada por responderem. Estava realmente preocupada depois de ouvir de várias pessoas que me preocupo demais com a alimentação de minha calopsita que eu deveria permitir que ela coma o que quiser. Mas eu sei que se eu deixar de lado ele vai ir direto no girassol e as outras sementes que são nutritivas vão ser deixadas de lado. Eu ofereço girassol a ele como agrado

Então vou continuar oferecendo frutas e folhas verdes escuras. Alface não ofereço de forma alguma.  ;)

O osso de siba esqueci de mencionar que eu não deixo disponível por muito tempo no máximo um mês e depois dou um espaço entre 2 e 3 meses para recolocar. E não fazia ideia que tinha que lavar, vou ter esse cuidado agora. Mas esse que eu ofereço é o certo??

Muito obrigada mesmo por me ajudarem.^_^

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.