Jump to content

Quem pode me ajudar? dúvidas filhotes

RoseV

Posts Recomendados

Olá pessoal! Para quem ainda não sabe tenho um casal de calopsitas a um pouco mais de um ano e no momento eles estão com a primeira ninhada e seus 4 filhotes. O problema é  que eles são marinheiros de primeira viagem e eu também...rsrs. Agora que os bebês nasceram me surgiu muitas dúvidas e se fosse montar um tópico para cada dúvida iria render kkkk. Então resolvi juntar as perguntas e quem puder me ajudar (não precisa ser com todas) agradeço de coração! Vamos lá:

1) Com qual frequência devo trocar a serragem do ninho? Pergunto isso pois meus filhotes estão com 9 dias, 4 dias, 2 dias e 1 dia respectivamente e percebo que a serragem suja rapidamente e também fica umedecida. Tenho trocado todo dia.

2) Tanto meu primeiro filhote como o segundo abriram os olhos com 4 dias, é normal? Havia lido que eles abriam os olhos com 7 dias por isso estranhei....

3) Agora que nasceram todos os filhotes o casal não se reveza mais no ninho como quando tinha ovos.É normal? Eles tratam os filhotes super bem (até demais) e quando vê que eles estão de papo cheio saem da gaiola e começam a andar... um chama pelo outro.. se alimentam junto e se prendo algum junto com o ninho o outro grita chamando... os filhotes conseguem se esquentar sozinhos? Haja vista que o bebê maior ja tem 9 dias e sempre ta "abraçado" com os manos.

4) Posso dar ovo de codorna cozido para os pais? Pergunto isso pq todo dia tenho dado ovo cozido(de galinha) logo de manhã e quase a metade vai fora pois eles não dão conta do ovo inteiro. Ofereço também fainhada da nutropica mas eles não se interessam muito. Ovo de codorna facilitaria muito além de ser mais "nutritivo".

5) Posso oferecer semente de girassol agora que estão com filhotes? Quando era só o casal eu oferecia apenas umas 4-6 sementes de girassol ao dia... e agora que estão com filhotes posso aumentar essa "dose"?

6) Percebi que o filhote mais velho está com o bico sujo de comida. Posso estar limpando com água morna? (Segue foto abaixo)

7) O papo do filhote está muitoooo cheio, é normal? Os pais procuram alimento o dia todo e apesar de não ficarem constantemente no ninho estão sempre alimentando os filhotes... Dai percebi que o papo do filhote estava com muita comida...parecia quase chegar na garganta... me assustei. Segue foto.

Agradeço a todos que me puderem me ajudar!

20160220_182211.jpg

20160220_182121.jpg

Fotos do bico do "bebê maior" sujo de comida... (Parte amarela embaixo do bico.) Posso estar limpando?

20160220_111229 (1).jpg

20160220_111614 (1).jpg

• Gostei 3
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

vou tentar te responder em tds as perguntas haha são tantas

1- como são muitos filhotes, suja muito o ninho então vc tá fazendo certo em trocar com frequência a maravalha.

2- alguns filhotes podem abrir os olhos antes do tempo ou depois dos 7 dias varia de filhote para filhote

3- é normal eles não ficarem tanto tempo no ninho já que o tempo de chocar acabou, e como são muitos filhotes um esquenta o outro não tem problema deles ficarem ausentes um certo periodo de tempo.  

4- pode sim dar ovo de codorna é ate melhor pq o desperdício é menor

5- sim vc pode aumentar a dose dos girassóis já que são 6 bocas agr para comer srsrs

6- não é normal o filhote sendo alimentado pelos pais ficar com acumulo no bico geralmente isso so acontece com filhotes tratados na papa

7- os pais tem uma ideia de quanto cada filhote pode comer haha fique tranquilo espero ter te ajudado abraços

• Gostei 1
Link para compartilhar

Que bom que eles estao com o papo cheio e sinal que os pais estao tratando muito bem observa e fica atenta para ver se os filhotes menores estao sendo alimentado quanto aos pais ficarem mais tempo fora do ninho e normal pois estao em busca de alimentos para os filhotes deixe o casal juntos para um ajudar o outro a tratar dos filhotes quanto eles se aquecer os pais aquece eles  (os meus sao assim depois de tratar os filhotes fica um tempo fora do ninho a noite ela fica dentro do ninho com os filhotes ) vamos esperar por mais resposta dos nossos amigos parabens pelos filhotes  

• Gostei 1
Link para compartilhar

10 minutos atrás, RoseV disse:

Olá @ualison do nascimento. Suas calopsitas estão com filhotes? Caso estejam pode oferecer diariamente caso contrário creio que umas 2 vezes na semana... ovo cozido por uns 20 minutos 

Rose, boa noite, ainda nao tem 3 ovos ainda, mas ja estou me organizando para todos preparativos para quando chegarem, de 2 em 2 dias tem um novo ovo, é a primeira vez do macho e da femea, o macho é idoso ja srsrsrs a femea tem 1 ano de vida! 

• Gostei 1
Link para compartilhar

3 minutos atrás, gilva disse:

@ualison do nascimento...o ovo cozido é  servido amassado... bem amassadinho (com um garfo)....e nao deve ficar a disposicao por mais de 3 horas !!

Gilva, obrigado pela resposta, um detalhe devo nesse período retirar as sementes? deixar somente ovo cozido amaçado? posso servir couve, eles gostam muito. 

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.