Sabrina Postado 28 de Abril de 2015 Compartilhar Postado 28 de Abril de 2015 (editado) Olá pessoal! Já tenho um casal de calopsitas mansas e agora, querendo formar um outro casal, adquiri uma fêmea não muito novinha e arisca... Preciso de ajuda! Alguém sabe me dizer por onde começar para tentar amansar ela? É bem arisca e bica mto forteeeeeeeee.. Coloquei ela em uma gaiola pequena e sozinha, pra ver se se acostuma com a gente por perto.. O macho que adquiri para fazer casal com ela, tem uns 70 dias e é bem mansinho. Ontem, tentei colocar ele na gaiola com ela, e, não fui mto feliz.. ela n quis nem papo com ele!! Alguém pode me ajudar por onde devo começar?? Editado 28 de Abril de 2015 por DCM Balthazar Desligue o caps lock pra usar o fórum Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Gustavo16 Postado 28 de Abril de 2015 Compartilhar Postado 28 de Abril de 2015 Suas Calos ficam soltas?? 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Leandro & Adalberto Postado 29 de Abril de 2015 Compartilhar Postado 29 de Abril de 2015 boa noite Sabrina, entao talvez essa diferença de idade nao dara mto certo, tipo eu tinha uma femia ja, ai agora tbm comprei um macho, e coloquei eles juntos depois de uma semana, no começo ele nao queria aceitar ela, ela chagava perto dele e ele bicava nela, pois ele é arisco, mais agora estou conseguindo amansalo, tipo ele nao convivia mto com pessoas por perto, agora ja estou fazendo um progresso, mais tipo agora eles estão na msm gaiola, mais cada um no seu canto, ela ate tenta brincar com ele mais ele nao gosta mto, mais quem sabe daqui uns tempo eles se acostuma mais, mais quando eu tiro ela da gaiola pra brincar com ele começa a gritar chamando ela entao ele deve gostar de ficar na gaiola com ela, tipo as vezes queremos formar um casal, mais só eles msm para escolher se vao ser realmente um casal... E tenha paciencia que eles se entenderam, mais todo dia vai colocando eles um pouco junto, mais sempre a sua vista, e quando nao estiverem na msm gaioa deixem eles perto... 2 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Jordan Ribeiro Postado 29 de Abril de 2015 Compartilhar Postado 29 de Abril de 2015 Pelo que sei, o ideal é deixar ele o mais a vontade possível... Comprei um macho com mais de um ano, semana passado, ele não deixava nem chegar perto, com dois dias ele já subia no meu dedo, ficava meio desconfiado, mas subia, ressalvo também que tenho um manso que uso como estrategia para disser ao outro mais velho que faço parte do seu bando, e não apresento risco algum a eles. Também não e bom abusar da boa vontade, quando eles não quiserem papo, a mostre a eles que você entendeu o recado e que não precisa morder vc... para isso basta deixar ele em seu canto, quando eles não quiserem aproximar de você.... Para você acelerar esse processo de amansar sua calopsita, deixe ele solto por um tempo no seu quarto com vc, isso ira contribuir nesse processo e também deixara ele mais feliz... Minhas calopsitas vivem soltas no quarto e dormem comigo soltas... sei também os perigos de deixar eles soltos sem nenhuma supervisão o tempo todo, porém estou investido em poleiros e adaptando o quarto o máximo possível para eles, sem que ocorra um acidento, como ficar preso atras da cama, móveis e outros coisas que possam feri-los. Faço isso para, poderem se sentir o máximo de liberdade e confiança com a minha presença... Tente deixar eles um pouco mais a vontade com sua presença ao lado deles, vale apena fazer o test. Persistência e perseverança são a chave de tudo... como também paciência.Força e Fé... abçs 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 29 de Abril de 2015 Compartilhar Postado 29 de Abril de 2015 Na minha opinião diferença de idade não seria problema, sou da opinião que qualquer bicho que fica preso em um cativeiro fica arisco, pois está privado da liberdade. Aqui em casa tenho 10 calopsitas, já tive mais e todas com idades mais variadas, mas sempre que comprava ou ganhava alguma, sendo filhote ou adulto ia direto para o meio das outras. Nunca prendo elas, com excessão da noite, pois acho que elas precisam de umas horas de tranquilidade para descansar então fecho o viveiro e cubro até o dia seguinte. Durante o dia a menos que eu não esteja em casa, todas ficam soltas e livres, com muitos brinquedos e fartura em comida, para sentirem felizes no seu lar. Certa vez comprei uma calopsita com 1 ano, pois estava renegada em um pet shop e eu fiquei com dó, ela era muito arisca, mordia de sangrar os dedos, quando soltei ela no meio das outras parecia que ela não sabia o que fazer com tanta liberdade. Estranhou bastante as outras na primeira hora, mas aos poucos foi se soltando. Nunca forço um contato físico com elas logo que chegam, para não causar traumas ou rejeição. Converso muito com elas a distância, o máximo que chego é proxima ao viveiro, mas sem tocá-las, no dia seguinte quando vejo que já estão mais confiantes começo a oferecer comida para elas, todos alimentos que vou dar, procuro chamar ela para comer, quando ela se sente confiante ela virá até o dono e aceitará contatos físicos, subir no dedo, alimentos na mão etc. Hoje ela já tem 3 anos, é uma das mais mansas que tenho, sobe no dedo, agarro ela para beijar, brincar e ela nem morde, em outras épocas arrancaria o meu beiço, tem até um namoradinho que tem uma diferença de 3 anos em relação a ela. Tenha paciência pois essa é a chave do sucesso, mantenha eles juntos, mas no início supervisione para não ocorrer possíveis brigas, no geral elas sempre se entendem. 2 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Sabrina Postado 29 de Abril de 2015 Autor Compartilhar Postado 29 de Abril de 2015 Pois então... não ficam soltos o dia todo, mas solto sempre que estou por perto e posso supervisionar. Ontem, tentei abrir a gaiola dela pra ver se saia um pouco para passear, mas, se ensaiou, se ensaiou e nada... Não quero ficar manuseando ela, já que é bem arisca, e além de se bater, belisca mtooooo forte, e teria que ser com luva, oq assustaria ela ainda mais.. Qto a diferença de idade, faz sentido.. Comprei uma gaiola nova e maior, e vou tentar colocar as duas juntas pra ver... depois eu conto.. Ah, mais uma coisa.. Ontem, coloquei o outro macho que tenho, que é mais velho e que já tem sua fêmea, e, simpatizaram um com outro.. Só que fiquei na dúvida agora... ele se comportou tal como um macho.. Ficava saltitando, com as asas entreabertas, como no formato de coração e não como fêmea, que se abaixa.. O q acham?? Hoje pela manhã parecia estar assobiando..... Acho que ELA, é ELE... rs 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Eliana de Oliveira Postado 29 de Abril de 2015 Compartilhar Postado 29 de Abril de 2015 Olá, Esse tutorial é nota 10 para amansar calopsita arisca. Veja: http://forum.clubedascalopsitas.com.br/topic/42-guia-como-amansar-calopsita-arisca/#comment-97. Não tenha pressa em formar casal com suas novas aves. Faça uma coisa de cada vez. Empenhe-se em amansar a ave que comprou. Com o passar do tempo, junte-a ao machinho bem aos poucos deixando só com contato visual no começo. Quanto menos pressa, melhor será. Daí, eles formarão o casal no tempo deles. Não tem como apressar isso. Nem sempre 2 aves formam casal, mas a chance maior é de formarem sim. Mande-nos notícias e qualquer coisa, conte conosco, ok? 3 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 29 de Abril de 2015 Compartilhar Postado 29 de Abril de 2015 Essas surpresas são sempre possíveis Sabrina, eu tenho várias calopsitas que comprei como macho e no final era fêmea. Somente com sexagem para ter certeza ou quando formarem possíveis casais. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Sabrina Postado 5 de Maio de 2015 Autor Compartilhar Postado 5 de Maio de 2015 Então, pessoal.... Trago novidades..Ela não é tãããão arisca quanto imaginava. Não é muito sociável, mas qdo pego ela na mãe,não bica forte... Comprei uma gaiola maior, e já coloquei o Cadu com ela.. Não estão muito próximos, mas, na mesma gaiola.. E esta, que comprei como fêmea, tenho quase certeza ser um "macho"..hahahaha Assobia mto.. Já o Cadu, que comprei como "macho", está se saindo uma bela lady...rs Acho que este casal está invertido. Solicitei os kits e já chegaram... vou realizar sexagem dos dois.. Em breve trarei mais notícias.. Obrigada a todos que colaboraram de alguma maneira esclarecendo minhas dúvidas.. Vou postas outros tópicos, pois apesar de criar calos há alguns anos, são tantas dúvidas........... Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Leonardo Bruno Postado 12 de Maio de 2015 Compartilhar Postado 12 de Maio de 2015 Então, pessoal.... Trago novidades..Ela não é tãããão arisca quanto imaginava. Não é muito sociável, mas qdo pego ela na mãe,não bica forte... Comprei uma gaiola maior, e já coloquei o Cadu com ela.. Não estão muito próximos, mas, na mesma gaiola.. E esta, que comprei como fêmea, tenho quase certeza ser um "macho"..hahahaha Assobia mto.. Já o Cadu, que comprei como "macho", está se saindo uma bela lady...rs Acho que este casal está invertido. Solicitei os kits e já chegaram... vou realizar sexagem dos dois.. Em breve trarei mais notícias.. Obrigada a todos que colaboraram de alguma maneira esclarecendo minhas dúvidas.. Vou postas outros tópicos, pois apesar de criar calos há alguns anos, são tantas dúvidas........... Sabrina! Lendo seus relatos dei até risada aqui, parece que estava me vendo no seu Post. Há 6 meses comprei uma Calopsita de aproximadamente 3 meses "Macho", passados 6 meses e ele nunca havia assobiado e nem cantava, somente fazia alguns barulhos normais de Calopsita. Para ele não ficar sozinho, fui a um Pet Shop e falei que queria uma fêmea, escolhi dentre as fêmeas a mais esperta. Quando cheguei em casa, cortei as penas das asas da maneira correta e coloquei ela junto com a Calopsita Macho e, veio a surpresa... esta "Fêmea" que havia acabado de comprar cantou quase 2 minutos seguidos (canto para conquistar fêmea). E o melhor estava por vir, no dia seguinte me deparei com eles acasalando ( a que eu achava ser macho era fêmea, e a que comprei como fêmea era macho)... até que sem querer e sem saber acabei formando um belo casal. Agora amansar tá difícil, elas comem na minha mão mas dentro da gaiola. Deixo a gaiola aberta por umas 3 horas, tiro a comida de dentro da gaiola e nem assim elas saem... dá vontade virar a gaiola de cabeça para baixo para ver se saem ( brincadeira hein, nunca faria isso!). Nunca consegui tocar nelas por vontade própria delas, já estou quase conformando que só terei Calopsitas arisca na gaiola. rs Abraço. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Sabrina Postado 17 de Maio de 2015 Autor Compartilhar Postado 17 de Maio de 2015 Pessoal, como prometi, saiu o resultado das sexagens.. e adivinhem... São 2 meninos!!!! Agora, ao invés d 1 menina, preciso de 2.... Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Tamara Oliveira Postado 16 de Junho de 2015 Compartilhar Postado 16 de Junho de 2015 Puxa que coisa!E como vai para amansar?Estou com um macho de um ano pra amansar e, quem sabe, formar casal com a minha fêmea.Por enquanto ele está na fase de fugir de mim a qualquer custo! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.