Jump to content

Precisando muito desabafar!


Suellen Campbell

Posts Recomendados

Olá gente,

Preciso desabafar e em minha casa é impossível pois ninguém entende como me sinto em relação a essas criaturas maravilhosas (apesar de termos uma calopsita em casa).

Quarta-feira dia 2 de março estive em Juiz de Fora-MG acompanhando minha mãe ao médico. Resolvemos ir de ônibus e bem pertinho na mesma rua onde almoçamos havia um pet shop. Entrei para dar uma olhada em gaiolas e viveiros pois estou querendo trocar a do Yuki e garantir espaço para uma próxima calopsita afinal quero muito que meu anjinho tenha uma companhia da mesma espécie para não se sentir sozinho quando preciso sair para trabalhar (sou dentista) ou quando não tem ninguém em casa.

Assim que entrei no pet shop me deparei um 2 viveiros enormes com rodinhas e parei para dar uma olhada minuciosa neles, um não seria adequado pois era de malha grossa mas o outro seria perfeito até que de repente ouvi piados. Estava tão concentrada olhando os viveiros que quase passou despercebido um viveiro cheio de divisórias no qual tinham periquitos, calopsitas e agapornis. claro que fiquei automaticamente encantada por todos (eu estava parecendo uma criança em uma loja de doces ou brinquedos).

Quando olhei a segunda parte onde estavam as calopsitas haviam dois cartazes que diziam "calopsitas brancas vendidas". Ali dentro tinham cinco calopsitas lindas. Tive que apoiar as mãos nos joelhos para ficar numa altura em que pudesse vê-las direito, logo uma delas chegou para a beiradinha do poleiro e virou a cabecinha para me olhar, era uma das que estavam vendidas acho que era uma lutino (uma das duas que estava vendida, a outra era uma albina).

Agi como faço em casa com minha calopsita, comecei a conversar com ela e o resultado foi um monte de gente passando na loja e me achando louca. Já podem imaginar que isso nem me incomodou, afinal quem olha assim é porque ainda não teve a sorte de olhar da mesma forma que nós para esses bichinhos e ver quão amorosos eles são.

Mas o que me fez vir aqui desabafar foi justamente os tais cartazes.

Olhando aquelas calopsitas meu coração se apertou porque haviam cinco e só duas eram "brancas" as outras eram um macho cinza silvestre e uma fêmea também silvestre e uma calopsita pérola todas elas maravilhosas, no entanto, alguma coisa no fundo do meu coração me dizia que as outras não seriam "adotadas" pois não tinham a mutação procurada, as pessoas já iam procurando pelas branquinhas e não se interessavam pelas outras.

O que há de errado com as outras mutações? As calopsitas são tão lindas, cada qual com sua própria personalidade.

A fêmea silvestre que estava se alimentando parou para me olhar e aquilo doeu, parecia que ela estava pedindo "poderia me levar?". Há quanto tempo elas devem estar lá esperando alguém para lhes dar um lar, cuidados e carinho? Quantas amiguinhas elas já viram ser adotadas? Será que alguma delas chegou a formar casal e teve seu parceiro levado? Saí de lá com vontade de chorar.

Não posso falar mal daquele lugar porque só o vi uma vez, as gaiolas estavam limpinhas, os potinhos com mistura de sementes que pareciam de qualidade. E eu olhei mesmo e se tivesse que brigar no pet shop por causa de gaiola suja ou sementes de má qualidade dispostas lá para os bichinhos eu o faria sem qualquer problema. Não suporto quando vejo alguém maltratando um pobre animalzinho. Se não quer não bata ou deixe de alimentar, procure alguém que gostaria de ter, doe ou venda porque infelizmente sabemos que para algumas pessoas o dinheiro sempre fala mais alto.

Fui pra clínica com minha mãe e sinceramente nem sei direito as explicações acerca do exame que ela tinha feito, entrei num estado automático, não sei o que perguntei e muito menos o que respondi. Não parava de pensar naquela calopsita que de repente virou a cabecinha e olhou pra mim com aqueles olhinhos tristes suplicando para leva-la dali. Pior que está programado voltar lá só daqui a um mês e isso pra mim é tempo demais pra saber como elas estão.

Eu juro que se pudesse teria trazido as calopsitas, periquitos, agapornis e uma outra ave pequenininha da qual não recordo o nome e que estava sozinha em uma minúscula gaiola. Não dormi nada na quarta-feira pensei naquelas aves o dia todo e a noite inteira, chorei muito e eu ainda consigo ver aquela calopsita virando a cabecinha para trás olhando diretamente nos meus olhos.

Não consigo parar de pensar naquelas aves e em quantos lugares há calopsitas, araras, periquitos, papagaios, agapornis e outras tantas aves sendo maltratadas, traficadas, vivendo em condições miseráveis, pedindo socorro ou só carinho.

Minha calopsita é preciosa para mim, quando preciso viajar como fiz acompanhando algum familiar ao médico estou sempre com ele em mente. Perguntando a mim mesma se ele está bem, se está comendo ou bebendo água ou mesmo se ele sente que eu vou voltar pra ele e por ele.

Há alguns anos eu jamais cogitaria ter uma ave de qualquer tipo que fosse pois me agoniava a ideia de ver aquele animalzinho preso em uma gaiola sendo privado de voar livre por aí, de ter seu bando, de cuidar de seus filhotes, enfim, privado da liberdade e da natureza.

O que me fez mudar de ideia foram tanto os vídeos que eu acabava vendo "sem querer" e meus priminhos de 11 e 7 anos demonstrando pra mim e pra muitos adultos por aí que a gaiola pode significar tanto uma jaula quanto um verdadeiro lar e que tudo depende do quanto você se dispõe a ofertar o carinho e o amor que tem dentro de si para esses seres tão preciosos.

 

  • Gostei 8
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Lindo depoimento, parabéns!

Ultimamente eu tenho evitado entrar em petshop's que tenham animais a venda, pois eu sempre acabo saindo triste e pensando nos bichinhos ali presos esperando por um abrigo. Na verdade mesmo, a minha vontade é sempre comprar todos os bichinhos e levar pra minha casa, principalmente as calopsitas, mas não posso fazer isso :(

 

 

  • Gostei 4
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Eu te entendo mto bem... Semana passada eu passei em frente a um petshop, nem ia parar, mas vi uma calopsita, já parecia bem velhinha pq tinha os pés mais grossinhos, ela tava tão calma... Comecei a conversar com ela e ela ficava só me olhando. Fiquei com vontade de levar pra casa mas como pra entrar algum animal aqui em casa depende da resposta da minha mãe eu tive que ficar só na vontade </3

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

@Suellen Campbell Eu me sinto como vc, há 3 meses quando fui comprar minhas calopsitas foi do mesmo jeito, eu queria uma lutino porque sou apaixonada nessa mutação, mas quando cheguei no pet shop o primeiro q peguei era o Ravi (arlequim), q eu levei pra casa, estava bem feinho, com as penas quebradas, ele não tinha o rabinho, era todo quebrado, e com certeza não seria vendido. Mas foi paixão á primeira vista, porque ele era super dócil, carinhoso, tenho ctz q ng compraria ele, só escolhi o outro um arlequim cara branca (théo) pq queria uma fêmea, mas os dois eram machos. Hoje estou na peleja para as penas ficarem bonitas, porque as asas foram mal cortadas e estão feias, mas a cada dia q passa estão mais lindos, o Ravi cresceu o rabinho, eles são minha paixão, fico igual boba conversando com eles, as pessoas falam q eu tinha q arrumar um filho ao invés de arrumar bicho, mas não me importo com esses comentários, apenas ignoro. Mas eu nem entro mais nos pet shops pra não ficar com o mesmo sentimento que você está, pq hoje eu entendo tudo isso, e gostaria de pegar todos e cuidar.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Seu Depoimento é emocionante, infelizmente é difícil as pessoas que não gostam ou não conhecem entenderem o quanto é prazeroso termos contatos com eles, e o carinho que podemos trocar.

Infelizmente Calopsitas e tantas outras aves viram Negócio, e em muitos negócios o $$ vem antes da Qualidade.

Parabéns!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Entendo o que você está passando, eu sinto o mesmo. Fico muito depressiva quando vejo elas com essa carinha de abandono.

As minhas todas foram compradas dessa forma, nenhuma foi planejada. Sempre comprei as enjeitadas que sofrem a rejeição e ficam meses em gaiolinhas a espera de um lar. Lembro uma vez que fui num local que tinha muitas calopsitas, dai foram vendendo todas e sobraram três. Elas ficaram por quase seis meses e eu por dó fui lá um dia e fiz uma oferta por uma que era rara a mutação, pois ela era uma perola cara branca fêmea lindíssima,  mas tinha as bochechas brancas como de um macho e como o preço dela era muito alto devido a isso ninguém comprava, dai com muita pechincha acabei comprando ela. Na hora de ir embora as outras duas ficaram com aquele olharzinho triste vendo ela ir embora e as moças que trabalhavam no local disseram que daria dó da última que ficaria sozinha sabe lá por quanto tempo. Fui para casa arrasada pensando nas outras duas e na que ficaria sozinha um dia e voltei lá no dia seguinte e barganhei novamente, dai que me venderam duas por uma e elas estão até hoje felizes aqui comigo.

Cada uma minha tem uma história diferente mas todas com final feliz, pois estão comigo. Hoje evito olhar elas em pet shop para não ficar mal, pois sei que não poderei salvar o mundo e como o ditado diz, o que os olhos não veem o coração não sente.

 

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

É tão difícil entrar nesses lugares e ver tantos bichinhos com aquelas carinhas e olhares caidinhos. Eu entrei naquele pet shop porque logo na entrada os viveiros me chamaram a atenção, não tinha visto aquelas aves logo "de cara" e elas estavam quietas quando entrei por isso quase não notei.

Na verdade meu namorado me deu a minha linda calopsita como presente de natal de 2014 mas só fui adquiri-la mesmo no final de janeiro quando pudemos ir buscar com o criador.

Havia tantas calopsitas e periquitos lá que nem dava vontade de sair. Tudo arrumadinho e limpinho. O criador me ensinou a dar a papinha, ele usava uma pipeta plástica e colocava garrote (ficava bem fixo mesmo) e me deu duas mas elas rachavam com muita facilidade, aí passei a usar seringa de 3ml e comprei um metro de garrote (nem um pouco exagerada né kkkk). Graças a Deus pra uma mãe de primeira viagem que nunca havia cuidado de nenhum tipo de pássaro/fornecido papinha  e que estava morrendo de medo de apertar/machucar aquela coisinha pequena deu tudo certo e ele cresceu forte e arteiro.:P

Foi o presente mais lindo que puderam me dar :x

Juro pra vocês que quando aquela femea no pet shop olhou pra mim foi a mesma coisa que senti quando olhei pro Yuki, aquele sentimento de amor a primeira vista, de querer pegar e cuidar com todo carinho. Estou falando tanto dela que seriamente estou pensando em voltar lá de carro e busca-la mas imagino também que não vou conseguir deixar as outras duas lá. :|

Só que quando penso nisso também penso que tem aqueles cuidados básicos de levar ao veterinário, fazer exames periodicamente, observar se estão se alimentando, se machucando. Afinal quando vamos a esses lugares a não ser que perguntemos (e as pessoas que trabalham lá queiram responder) não temos como saber por quantas mãos elas já passaram antes de chegar ali, se sofreram algum trauma, se foram maltratadas. Então temos que cuidar do zero, oferecer o que temos de melhor pra elas pra que elas se desenvolvam saudáveis e superem qualquer problema.

Então estou desenvolvendo ainda essa ideia de ir busca-las (sim, se for trago as 3, nesse ponto ninguém vai conseguir me dissuadir, nem eu mesmaxD). Fora que preciso de espaço, então teria que comprar um viveiro. Aquele do pet shop estava lindo só o preço que não, pra falar a verdade o preço estava tão ruim que era de doer os olhos.

Resolvi olhar pela internet afora e achei o mesmo pela metade do preço (mas ainda tenho que ver valor de frete ou se só buscando). Vi uma gaiola em outro pet shop lá esse eu já conhecia e sabia que não vendiam animais, só uma quantidade imensa de coisas que dava vontade de trazer a loja toda kkk, só que essa gaiola era ate grande e tal porém levando em conta o valor dela compensava levar o viveiro. Até essas coisas temos que analisar senão só vamos gastando mais e mais com gaiolas sendo que podíamos restringir a uma ou duas só (é até bom ter duas que dá pra usar pra fazer quarentena quando necessário).

O pessoal aqui de casa fala que eu penso demais e isso me atrapalha, no entanto, discordo deles. Pensar assim me impede de agir por impulso e fazer besteira. E eu preciso mesmo pensar no que faço, tenho 26 anos, namoro há quase 9 anos temos conversado bastante sobre noivado/casamento então preciso mesmo ver onde "enfio" o dinheiro porque quem casa quer casa né e eu prefiro ter a minha mesmo do que ficar pulando de galho em galho gastando com alugueis sendo que todos os meses pagos poderiam ter sido mais bem aproveitados na compra de uma casa mesmo que de inicio pequenininha (e que pra 2 estaria de bom tamanho).

Tenho pensado seriamente em trabalhar em algo que me permitisse trabalhar de casa (só não sei no que kkk). A odontologia não é uma área ruim mas se eu casar não vou gostar nem um pouco de deixar minha ave ou futuras aves sozinhas em casa mesmo que num viveiro.

 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 1 month later...

Puxa, essa situação de ver uma calopsita com carinha de abandonada no petshop e ter vontade de comprá-la para salvá-la, nunca tem fim (já experimementei essa sensação também)... quanto mais a gente compra mais elas são produzidas, é a lógica de tudo que é comprável. Tudo que é comprável se transforma em produto.

Algumas terão sorte e encontrarão donos que serão cuidadosos e terão condições de oferecer um ambiente em que vivam bem. Outras não.

Eu, em minha decisão pessoal, nunca mais comprarei outra calopsita. Nem nenhum outro pássaro. A primeira foi adotada, a segunda comprei por necessidade de companhia para o primeiro, mas me arrependo amargamente, devia ter esperado uma doação mesmo que demorasse.

Estou convencida de que animais não devem ser comercializados. As calopsitas viviam livres lá na Austrália e muito bem sem os humanos até alguém ter o desejo de possuir uma. É somente o desejo humano, de possuir um animalzinho de estimação, que transforma espécimes antes livres e independentes em animais domésticos dependentes. Eu sei que aprendemos a amar os animais com a proximidade e a vivência com eles, eu não estou negando que o amor existe, mas... eu gostaria que fossemos capazes de fazer isso sem gaiolas. Como disse no meu desabafo, penso que podemos dar à eles uma vida aceitável, mas não plena.

Vejo na internet vídeos de gente mostrando as mais exóticas aves e as pessoas ficam encantadas com elas, pois são lindas, aí percebo que as pessoas querem aves cada vez mais exóticas e para isso espécimes antes livres são capturados e reproduzidos em cativeiro para se transformarem em bichinhos de estimação. 

Sem falar de gente mais rica que tem até leopardos de estimação... somos mesmo seres muito complicados.

 

Editado por Syama
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Pois é...mas em  contra partida a estimativa de vida de uma calopsita na natureza  por exemplo é  de no maximo  5 anos ...e em nosso convivio com todo o carinho ...alimentacao e cuidados vivem de 20 a 25 anos ...isso pra mim q gosto demaaais ja é  um grande feito a adocao!! Mas claro q cada um tem sua maneira de viver a vida ...a minha eu vivo assim ....rodeada de passaros ...sao meus amores..sao eles que tornam a  minha vida ainda mais interessante  somos felizes por dividir nossas vidas  aqui nesse pedacinho de chao que Deus nos deu!!

@Syama

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

@Syama,  eu respeito seu ponto de vista, e inclusive já vieram algumas pessoas no fórum falando sobre adoção, que adotariam mas não comprariam, e eu acho que há uma confusão no tipo de mercado que é o das aves..
Eu só concordo que é um absurdo comprar aves no caso de compra em criatórios que não tem critério para criação, e fazem uma fábrica de aves, nunca visando o bem estar animal e esse tipo de coisa. Mas em caso de criatórios sérios, que respeitam os ciclos, o descanso, a alimentação adequada.. qual seria o problema? Há muitos criadores aqui no fórum, e é mais do que claro o amor deles pelas aves e o quão bem cuidadas elas são..
Eu também não entendo, pq mesmo que o animal seja doado, ele foi comercializado um dia, ou então os pais dele foram comercializados, de qualquer forma, mesmo com a adoção, houve a comercialização em algum momento da vida desse animal.. não é igual aos cães, que existem filhotes ou adultos na rua q é só pegar e levar para casa..

Editado por BrunaJR
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Isso aconteceu comigo agora mesmo! Fui ao veterinário pagar a "consulta" que ele fez a minha calopsita, e tinha uma calopsita linda lá, que já está lá desde o ano passado, ela ficou me olhando com aquela carinha de "me leve" desceu do puleiro e ficou na portinha me encarando!! Gente, meu coração doeu, se eu pudesse (porque meus pais não deixam eu ter mais bichinhos) e tivesse dinheiro ia correndo compra-la!

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Bruna, Gilva, não duvido do amor que os participantes deste fórum tem por suas aves. Nem do amor que eu mesma tenho pelas aves de que cuido.

Bruna, no fim das contas o que estou dizendo não é que adotar é certo e comprar é errado. É pior do que isso (acho que vão me expulsar do fórum agora): lá no fundo do coração penso que o ser humano não tem direito de tirar animais do seu habitat para reproduzi-los em cativeiro e criar uma raça de animais domésticos derivados dos primeiros que eram livres. Se nós humanos fazemos isso é tão somente pelo desejo de possuir. Se soubéssemos amar com um amor maior, defenderíamos o habitat dos animais selvagens, para que eles pudessem continuar vivendo lá livres. Ao invés disso a humanidade destrói o meio ambiente, reduz a cada ano o habitat natural de várias espécimes e ao mesmo tempo, domestica os animais que são bonitos e são vendáveis. 

Vejo minhas calopsitas voando dentro de casa e penso que casa nenhuma é tão grande quanto o céu. Ai quando lembro que muitas calopsitas dão apenas voos de galinha, por ter as asas cortadas, para comodidade dos donos, digo novamente à mim mesma que sou contra a comercialização deles. 

Me desculpem. Talvez eu deva me retirar do fórum por incompatibilidade de pensamento.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

@Syama De modo algum vão te expulsar do fórum e você não deve sair do fórum por expressar seus sentimentos/pensamentos.
Aqui é para compartilharmos pensamentos, dicas, opiniões.. vc não é obrigada a pensar como os outros pensam..
Só falei com uma dúvida.. respeito totalmente o seu pensamento e nossos colegas com certeza também.
Fique no fórum, vc é muito bem vinda aqui ^_^

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.