Jump to content

Filhote morreu- dúvidas- ajuda

marilia galvão
Ir para a solução Resolvido por marilia galvão,

Posts Recomendados

Olá, amigos.

Estou muito triste.

Após varias tentativas, meu casal de 4 anos finalmente teve um filhotinho. É o primeiro ovinho fecundado deles. Eles pareciam estar fazendo tudo certinho, se revezando ao chocarem, e muitas vezes ficando os dois no ninho.

Reforcei a alimentação como é recomendado, mas reparei que eles estavam comendo menos do que de costume, e passaram a ignorar a extrusada, que sempre gostaram.

Eu evitei ficar mexendo para não atrapalhar, mas agora estou arrependida, e acho que eu deveria ter inspecionado o filhote.

Após 3 dias de nascido, hoje ele estava morto embaixo do pai.

Estava com o peito seco e com uma pasta de comida seca em cima das narinas, obstruindo-as.

A impressão que eu tive é que os mais "erraram a mira do biquinho dele", e não conseguiram alimentá-lo por falta de experiência.

Gostaria de saber se alguém já teve uma experiência como essa.

Também gostaria de saber quando devo recolocar o ninho.

Meu casal é arisco, por essa razão eu evitei pegar o filhote para verificar o papo dele, com medo de assustar o casal. Para pegá-lo, eu provavelmente iria precisar usar uma luvinha, pois as bicadas deles são cruéis, e quando eu abria a tampa do ninho eles viravam duas feras e ficavam querendo avançar em mim.

Estou triste :( e um tanto quanto perdida sobre como proceder.

Por favor, que saber as opiniões de vocês.

Grande abraço,

Marilia.:(

Editado por marilia galvão
quero receber aviso quando os outros responderem
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Olá  Marilia, muito triste também vivi a pouco tempo uma historia muito cruel com minhas calos, por serem experientes e Mansas sempre consegui manusear nas posturas anteriores que foram 2 e com sucesso os pais chegavam a alimentar até os filhotes terem 25 a 30 dias de vida, ja na 3 postura simplesmente esqueci de abrir a gaiola  algumas vezes ao dia a consequência disso perdi 2 filhotes também um com 4 dias de vida e a outra nasceu e morreu, os pais devido a rotina gaiola ninho gaiola entraram em emenda de postura e expulsaram o 1  do ninho jogando na anti sala e eu tive acesso e não enxerguei que era abandono pensei que o macho colocou ali para aquecelo e a femea ficava  com os ovos , o filhote lutou com todas as forças  aguentou 3 dias e no 4 morreu sem alimentos e de frio , fiquei arrasada, qdo morreu o 2 quase entrei em depressão,  hj nesta ninhada o macho de manso ficou arredio  com a femea, ele não aceita que eu mecha ela não se importa estão de certeza com 1 ovo galado bem não vou mencher mais ate completarem 17 dias de choco, no seu caso acho que vc deve dar um descanso para ambos reforçando  a alimentacao e se não estão  em muda de penas de uma vitamina para fortificados e só depois de 2 meses coloque o ninho novamente e se Deus quiser dara td certo!!!Boa sorte na proxima vez para nós! !

• Gostei 1
Link para compartilhar

Oi, Cilene.

Muito obrigada pela resposta.

Dentro de dois meses estaremos em maio ou junho, quando a temperatura cai bastante. Ultimamente eu apenas tenho colocado o ninho quando o Chico começa a copular com a Chica com muita frequência, mais de uma vez por dia. Dessa vez, eles estavam copulando de 5 a 7 vezes por dia, pelo menos foi o que eu pude observar, talvez esta frequência tenha sido até maior, pois não passo as 12 horas do dia olhando eles, e posso ter perdido episódios de cópula.

Digamos que lá por maio ou junho eles se animem de novo e que comecem a pedir o ninho para mim novamente. Na sua opinião, mesmo estando frio, eu poderei recolocar o ninho? Ou a temperatura baixa pode ser muito perigosa para uma ninhada?

Já me adiantando: no caso deles virem a ter um novo filhotinho, com quantos dias eu posso manipulá-lo com o objetivo de verificar se o papinho dele está cheio, e se as narinas não estão obstruídas com comida, que parecem ter sido os dois fatores principais da morte desse primeiro bebê?

Quais os riscos da manipulação muito precoce de um filhote?

Amigos, gostaria de ouvir a todos que tiverem dicas para me dar. Estou confusa, com dúvidas, e muito triste, mas quero procurar aprender ao máximo com a experiência desagradável pela qual estou passando, para ter chance de minimizar os meus erros numa próxima oportunidade.

Grande abraço a todos!

• Gostei 1
Link para compartilhar

Foi a 1 reproducao deles este ano? Se sim , como eles não  estao em muda de penas ainda e estao copulando com muita frequencia devolva o ninho psra eles e por questoes de precaucao de por uns dias uma vitamina para ajuda- los para uma nova tentativa, e cansativo demais para eles , porem eles alimentaram apenas por 2 dias o filhote, sobre o tempo frio aqui em casa a primeira ninhada de meu casal que foram 2 nasceram 15/06 e 17/06 a gaiola deles fica na parede bem proximo a lampada acho que ajuda um pouco e sobre mecher com filhotes , com as maos muito limpas e aquecidas pode sim vira -lo de ladinho sem tira- lo necessariamente do ninho e se precisar com o ambiente protejido de correntes de ar pode rapidamente sim o meu que foi abandonado na anti sala aguentou por 3 dias no 4 morreu por volta do meio dia, peguei ele nos 2 primeiros dias para coloca lo junto aos ovos nao teve problema sobre eu pegar morreu de fome e frio pois os pais rejeitaram e eu nao percebi, muito triste

• Gostei 1
Link para compartilhar

Sim, foi a primeira tentativa este ano. Já tem quase 1 ano desde a última tentativa. Eles não estão em muda de penas, MAS TAMBÉM NÃO ESTÃO COPULANDO, apenas estão gritando, desesperados procurando o ninho.....que dó.

Estou sem saber o que fazer, com eles bichos desesperados.....

• Gostei 1
Link para compartilhar

2 horas atrás, marilia galvão disse:

Sim, foi a primeira tentativa este ano. Já tem quase 1 ano desde a última tentativa. Eles não estão em muda de penas, MAS TAMBÉM NÃO ESTÃO COPULANDO, apenas estão gritando, desesperados procurando o ninho.....que dó.

Estou sem saber o que fazer, com eles bichos desesperados.....

Coloque o ninho de volta de outra chance para eles tentaram novamente, os meus emendaram posturas e estão  no momento com 2 ovos galados e estao aparentemente bem de saude!!

• Gostei 1
Link para compartilhar

Hoje amanheci na gritaria. Então, eu lavei a gaiola e o lugar onde eles ficam, o quintal....Tirei eles do ambiente o dia todo, ficaram comigo em outra gaiola menor, o que ajudou bastante, pois eles se distraíram, mudaram de foco. Arrumei um monte de distrações para eles, e deu certo.

Mas, no final da tarde, começou a gritaria. Começaram a ficar muito agitados, voando agoniados, berrando sem parar. Tentei leva-los para a gaiola, para tentar fazê-los sossegarem dentro da gaiola coberta, o que costumava funcionar.

Mas não adiantou nada, eles continuaram berrando desesperados, querendo sair da gaiola para procurar o filhotinho e os ovinhos.....de cortar o coração..... 

Sem saber o que fazer, coloquei o ninho já limpo e com maravalha nova dentro da gaiola.

Reclamaram mais uns 5 minutos, e sossegaram. 

Eles não estão namorando, nem cantando, nem copulando. 

Achei que eles estavam comendo pouco, diminuíram o consumo de comida enquanto estavam chocando, e pararam de comer extrusada. Eles costumavam gostar a Natural, da Nutrópica. Mas já tem uns 10 dias que eles não querem comer essa extrusada. Isso me preocupou.

Então tenho medo de mais uma reprodução agora. Acho que eles estão meio cansados do processo.

Estou pesquisando como posso fortalecer a alimentação deles, pois são enjoados, gostam mesmo é de sementes. Gostam de milho, ovo cozido, pão (que eu dou só um pedacinho)

As folhas verde escuras eles até arriscam umas mordidinhas aqui e ali, mas não posso dizer que realmente comam....

Farinhada nunca aceitaram. Vou procurar sachets pequenos de 50g para arriscar se eles aceitariam alguma marca de farinhada.

Bom, vamos ver amanhã como eles vão se comportar. Hoje eu prendi vários tufos de capim cidreira no Play deles, para se distraírem. Eles gostam, e eu acho que deve dar uma acalmada.

Obrigada por suas opiniões. Valeu o apoio!

• Gostei 1
Link para compartilhar

Ração  extrusada os pais comem qdo fresca e agora na reprodução  tão  comendo menos eu acrecento semente de aveia nesta época,  farinhada os meus  nunca gostaram da nutropica e da alcon comem pouco , mudei para de nutral resnacer estão gostando e misturo junto a papa de ovos de nutral tb, compro na COBASI , e como comem pouco frutas e verduras gostam de alguns legumes apenas dou glicopan gold principalmente neste época!  Suplemento aminoácido, no you tube Berna Vaz explica sobre este vitamina de uma olhada, Boa Sorte!!

Editado por cilene1234
Link para compartilhar

Os meus gostam do mix de sementes da Nutripássaros. Estou procurando um mix que seja mais rico do que este, tem alguma sugestão?

Antes os meus gostavam da extrusada Natural da Nutrópica, mas agora nem olham.

Aveia os meus amam, não pode faltar.

Acabei de comprar a Farinhada para Psitacídeos da Alcon, mas eles nunca curtiram farinhada. Estão dando umas bicadinhas tímidas.

Ovo eles gostam, mas tem que tomar cuidado, né? Dou, no máximo, meio ovo, dia sim, dia não, ou a cada dois dias.

Comprei Organew agora, e misturei um cheirinho dele nas sementes.

Vou tentar comprar o Glicopan, pena que só vi a sua sugestão agora, que acabei de voltar do PetShop, mas vou providenciar.

E o milho, você dá cru ou cozido?

Que verduras e legumes os seus gostam?

Tenho assistido os vídeos do Bruno Sotero no youtube, ele também tem bastante prática, e também gosta dos produtos da Nutral Birds, assim como você.

Mas os meus não comem nada do que o Bruno dá pros dele, que são bem gulosos....rsrs.....quem me dera os meus tivessem esse apetite todo!

Vou assistir a Brena também, eu tinha me esquecido dela, valeu a lembrança.

Link para compartilhar

@marilia galvão

O Bruno Sotero tem muita experiência na reprodução assiste o reality reprodução dele com 36 vídeos explica certinho, antes de colocar pra reproduzir precisa preparar o casal antes com vitaminas, aminoácidos e proteínas,  assiste vai ver ele explica até no caso de casal arisco como é o manuseio na gaiola e ninho. 

Editado por Maju
Faltou palavras
  • Gostei 2
Link para compartilhar

• Solução

Oi, Maju.

Ontem eu assisti todos....rsrs......pena que agora, só vou poder aplicar até a próxima tentativa, pois infelizmente eles perderam o primeiro filhotinho, após 4 anos tentando.

Peguei meu casal já adulto, e antes de virem para a minha casa acho que eles foram alimentados exclusivamente com sementes. Eles são menores do que a maioria dos exemplares que tenho visto, então acho que o desenvolvimento deles não foi muito bom, talvez por essa razão esteja com dificuldades para se reproduzirem.

De qualquer forma, estou me esforçando para dar a eles a melhor alimentação possível, e gostaria de saber com que frequência eu posso dar o Organew. 

Também ouvi falar muito bem do Glicopan, mas não sei com que frequência devo usá-lo, e se pode ser usado junto com o Organew.

Hoje experimentei misturar a farinhada com a extrusada e com mix de sementes, e coloquei uma pitadinha de nada de Organew.  Parece que deu ibope, eles estão comendo.

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.