LucianoV Postado 3 de Maio de 2015 Compartilhar Postado 3 de Maio de 2015 Li muito sobre mutações, apliquei em meus casais o que havia aprendido nos posts do fórum e achei que tava abafando no assunto.... Até que de repente tive alguns filhotes estranhos aos meus cálculos Alguém consegue dar uma luz em dois casos meus?? No primeiro, o casal é formado por um silvestre cara branca e uma fêmea canela. Até hoje sempre deu filhotes de fenótipos silvestres, canelas, e lutinas-pérola. Até que de repente apareceu dois filhotes como na foto abaixo. A foto não ajuda muito (eles não param quietos) mas a cabeça e as manchas das asas são amarelas. Pelo que entendo eles (ou elas) seriam arlequim cinzas, mas pra isso ambos os pais deveriam ser arlequins também, não é. O macho pode portar cara branca e arlequim? É a primeira vez que nascem filhotes assim (em mais de 20 nascidos), por isso to estranhando. No segundo caso, o casal é formado por um lutino (fenótipo) e uma arlequim pérola-canela. O casal é novo e essa é a primeira cria, e nela saiu o filhote da foto - que me parece ser um arlequim pérola-canela igual a mãe. Não entendo como pode nascer filhotes igual a mãe nesse cruzamento... O macho seria ZL ZL CP RarRar - pode isso...fiquei confuso??? Alguém pode me ajudar ?? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
CarIos Postado 3 de Maio de 2015 Compartilhar Postado 3 de Maio de 2015 Infelizmente ñ posso ajudar, mas achei as calops um amorzinho Amo ver calops bb estao lindas a sua 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Lala Postado 4 de Maio de 2015 Compartilhar Postado 4 de Maio de 2015 Olá LucianoV, boa noite. Vamos lá, na verdade não existe "silvestre cara branca". Ou seria Cara Branca Cinza ou simplesmente Silvestre (ave com o corpo cinza e o rosto amarelo). Não não, podem nascer arlequins de outras formas tbm:Arlequim x arlequim (já mencionado por vc)Portador de arlequim x portador de arlequim Arlequim x portador de arlequim Pode sim, na verdade tem macho que porta lutino, pérola, canela, arlequim...não há um limite para o que portam. No segundo caso, o seu lutino pai, você sabe dizer se é um lutino pérola, canela ou arlequim. Como ele é? Nesse caso tbm nao tem muito mistério. Se ele for um "lutino puro" (cabeça amarela e corpo branco) ele é portador de arlequim, pérola e canela (na verdade não deu pra ver direito de o filhote se trata de um canela). Mas é isso, os machos podem portar várias mutações ao mesmo tempo. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
LucianoV Postado 4 de Maio de 2015 Autor Compartilhar Postado 4 de Maio de 2015 Oi Lala, Obrigado pela ajuda... Na hora de escrever acabei errando mesmo. No primeiro caso é um "cinza" cara branca mesmo, e sei que ele porta lutino-pérola. Sobre meu lutino (segundo caso), ele é puro e não sei o que porta pois não conheço sua procedência. Pelos tópicos do fórum sobre mutações (parte 1 e 2) que li, achava que se a ave tem um par de cromossomos sexuais ela só "teria espaço" para portar 2 mutações ligadas ao sexo. E achei que nas mutações recessivas também só haviam "espaço para portar 2 mutações", como exemplificava o tópico do Balthazar ( XsXl RcbRn ). Mas obrigado pelo esclarecimento Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.