Jump to content

Duvida sobre mutação arlequim

Posts Recomendados

Boa tarde, tenho um macho arlequim reverso, tem praticamente o corpo todo amarelo, excepto por algumas penas pretas nas azas, a minha duvida e sobra a genética que caracteriza essa mutação, sabendo que ela não e ligada ao sexo, as variações de arlequim de claro para escuro seriam relativas a presença de genes de lutino (portando lutino seriam mais claros) e genes silvestre (portando silvestre seriam mais escuros) ou isso é realmente aleatório, uma caloptstia mesmo sendo silvestre com genes arlequim se apresentaria mais clara?

ex: XlXS RaRa = Arlequim mais claro

XsXs RaRa = Arlequim mais escuro

desde ja obrigado.

WP_20160417_17_18_00_Pro.jpg

WP_20151204_21_55_32_Pro.jpg

Foto1247.jpg

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Em 26/04/2016 at 13:30, Marcos 646 disse:

Boa tarde, tenho um macho arlequim reverso, tem praticamente o corpo todo amarelo, excepto por algumas penas pretas nas azas, a minha duvida e sobra a genética que caracteriza essa mutação, sabendo que ela não e ligada ao sexo, as variações de arlequim de claro para escuro seriam relativas a presença de genes de lutino (portando lutino seriam mais claros) e genes silvestre (portando silvestre seriam mais escuros) ou isso é realmente aleatório, uma caloptstia mesmo sendo silvestre com genes arlequim se apresentaria mais clara?

ex: XlXS RaRa = Arlequim mais claro

XsXs RaRa = Arlequim mais escuro

desde ja obrigado.

WP_20160417_17_18_00_Pro.jpg

Foto1247.jpg

Estive pesquisando a genética das calopsitas e os quadros punnet, adotei para mim as seguintes abreviações das mutações:

·         Cinza Silvestre XS

·         Lutino XL

·         Perola XP

·         Canela XC

·         Arlequim RA

·         Cara Branca CB

Usando como exemplo o casal da foto um macho arlequim perola, e uma fêmea lutino arlequim elaborei o seguinte quadro punnet:

Nesse caso, o macho Arlequim possuindo a mutação perola e silvestre simultaneamente, uma inibiu a outra sendo dominados pela mutação recessiva autossômica arlequim? Por esse motivo ele teria o aspecto de Arlequim Reverso ( com poucas penas apresentando melanina)?

A fêmea foi nascida aqui de um cruzamento de Macho e Fêmea com Fenótipo Silvestre, desse casal tive a primeira ninhada de filhotes perola arlequim, a segunda de lutinos e silvestres e na terceira lutinos e arlequim, dessas informações pude retirar que a fêmea portava arlequim, assim como o macho, esse portava perola e lutino, todos os filhotes lutinos seriam fêmeas como essa da foto podendo portar arlequim. A genética do macho que seria interessante, montei dessa forma: XL XP RA RS, tendo um conjunto de Quatro mutações distintas a que sobressaiu foi a recessiva autossômica silvestre, me corrijam se estiver errado. Montei também o quadro punnet:

Determinando o seguinte:

Filhotes machos: XSXL RARA ( Arlequim portador de lutino e silvestre(minha dúvida, mais escuro, claro ou independente)), XSXL RARS ( Silvestre portador de lutino e arlequim, nesse caso seria fenótipo Silvestre com poucas manchas amarelas na nuca?), XSXL RARN (RSRN) (Sem saber ao certo a mutação autossômica recessiva que a fêmea porta diria que seria Silvestre), XPXS RARA (Arlequim portador de Perola e Silvestre), XPXS RSRA (Silvestre portador de arlequim e perola) XPXS RARN (RSRN) (Silvestre portador de Perola)

Filhotes fêmeas: XLY RARA ( Lutinas Arlequim, duvida mais claras? Por serem arlequim ou independente?), XLY RSRA (Lutinas), XLY RARN (RSRN) (Lutinas?) e XPY RARA ( Perolas Arlequim) XPY RARS (Perolas Silvestres? Ou somente mais escuras?) XPY RARN (RSRN) (Perolas mais escuras ou mais silvestres?)

Pois bem se alguém pode me dar algumas dicas, se está certo ou se o que desejo saber varia muito pois alguns fenótipos como os arlequins são muito variáveis. Bom desculpa o texto muito grande e obrigado.

Os dois quadros, não consegui adicionar eles no texto

1.png

2.png

Editado por Marcos 646
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.