Magaio Postado 7 de Maio de 2015 Compartilhar Postado 7 de Maio de 2015 Gente ganhei uma Calopsita.Coitadinha muito maltratada, ela tem de 3 a 4 meses segundo ele, os pais dela estavam batendo nela, então ela está sem penas na cabeça e machucada aonde está sem as penas, machucada também na barriga próximo ao peito, ela anda com dificuldades de equilíbrio, mas não aparenta machucado nas patas, não voa, não sobe nos poleiros, não sai do fundo da gaiola, come muito raramente, pouco bebe água.Por favor, preciso de dicas e ajuda o mais rápido possível.obrigado.Marcio Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Sueli Caciatori Postado 7 de Maio de 2015 Compartilhar Postado 7 de Maio de 2015 O mais correto, é levar a um veterinário de aves, isso se vc tiver acesso a algum, sei exatamente como é morar a quilômetros de um... mas como os pais estavam batendo nela, provavelmente não a estavam alimentando direito, então uma hipótese é ela estar desnutrida, se conseguir dar papinha pra ela , mesmo ela já tendo 3 meses ou mais, talvez ajudaria ela a se recuperar mais rapidamente. Agora o que é imprescindível vc fazer os exames de saúde na pequena(o), mesmo não tendo acesso a um vet. Isso te deixará mais garantido na hora de procurar ajuda. Uma coisa é certa, mantenha essa ave aquecida, com uma lâmpada (pode ser a comum mesmo) só coloque um pano escuro para que não atrapalhe o sono da ave, e aumente a oferta de alimentos molinhos, como farinhada, milho verde, couve etc.. No mais é te desejar boa sorte, e precisando , pode contar com o pessoal aqui do fórum pra tirar suas dúvidas. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 7 de Maio de 2015 Compartilhar Postado 7 de Maio de 2015 O ideal é levar a um veterinário urgente, mas independente disso faça uma papinha bem grossa e de para ela via sonda, pois deve estar com fraqueza e desnutrida, o ideal é papinha industrializada pois essas já vem com vitaminas reforçadas e existem várias no mercado a venda em preços bem acessíveis. Ofereça pelo menos uns 10 ml a cada 4 horas, se ela vomitar diminua progressivamente as próximas para 8,6,5 ml até que perceba que ela se alimentou e não vomitou. Se oferecer menor quantidade de papinha diminua o espaço de tempo entre cada alimentação. Você poderá acrescentar na papinha um suplemento vitaminico para ajudar ela a se recuperar, eu costumo usar o promun dog +/- meia colher de café misturado a papinha, pois recupera bastante o passaro, não é medicamento, por isso estou indicando, mas foi meu veterinário que me orientou certa vez para situações como essa. Os machucados se for feridas pode ser passado methiolate para não infeccionar, pois é indolor. Coloca uma pitada de açúcar na papinha também para dar energia a ela. Pega o poleiro e coloca preso na gaiola quase rente ao fundo, assim ela poderá ficar empoleirada e se cair não irá machucar. Uma lâmpada de 60 W acesa sobre a gaiola faz milagres em passaros debilitados. Depois dos primeiros socorros procure um veterinario pois ela pode ter alguma doença fora a fraqueza e machucados que está apresentando e se tiver condições faça os exames necessários ou mantenha ela em quarentena. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
salete fortes Postado 8 de Maio de 2015 Compartilhar Postado 8 de Maio de 2015 Mantenha aquecida com uma lâmpada coloque por fora da gaiola , pegue um a extensão compre um soquete e acople nesta extensão isole bem o fio com fita isolante pois vc corre o risco de colocar fogo na gaiola eu fiz para o meu quando ficou doente e amarrei na gaiola , cubra o resto da gaiola com um cobertorzinho ela vai manter a temperatura corporal ´só não encoste a coberta na lâmpada .Entre lâmpada e a gaiola coloque um pano preto de algodão , para não atrapalhar a ave na hora de dormirCompre papinha pronta tem varais marcas a mais comum é a da alcon filhote se vc não tiver pratica com sonda compre seringa em farmácia aquelas de dar injeção use sem a agulha faca a papinha mais molinha que de para dar com a seringa , abra o bico coloque a seringa no canto e va soltando aos poucos assim vc não engasga a ave eu dava de 2 em 2 horas 10 a 15 ml Não use a papinha que vc fez anteriormente o que sobrar jogue fora . Faça na hora de dar eu colocava 3 colheres de agua morna em uma xicara de café e 1 colherinha de café de pó da papinha dava certinho tem que ter muita paciência mais vc consegue . Leve ao veterinário de preferencia que entenda de aves silvestre pois só ele pode te dar mais orientações Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.