Jump to content

Movimento estranho ao engolir

beatrizofn

Posts Recomendados

Boa noite, pessoal!

Tenho duas calopsitas lindas, Quindim e Lelo, e como mãe coruja que sou, vivo observando o comportamento deles, fezes, narinas, etc.

Mais recentemente, tenho notado que a calopsita mais velha, Quindim (tem pouco mais de um aninho de idade) tem apresentado as tais manchas escuras ao redor das narinas, indicando secreção, porém com o nariz seco. Ele costuma espirrar todo dia, mas geralmente depois de se coçar, e não emite nenhum ruído ao respirar.

Desde a chegada do filhote Lelinho, há mais ou menos um mês, o Quindim começou a comer cada vez menos, e geralmente as fezes dele saem bem menores que as do Lelo, o que me intriga bastante, já que ele é mais velho. Ele sempre teve o hábito de comer quando há gente por perto, e por isso eu resolvi arranjar companhia, já que passo muito tempo fora de casa.

Pois bem, nos últimos tempos tem me preocupado bastante os hábitos alimentares do Quindim: eu tenho que estar por perto para que ele resolva tocar na comida, e muitas vezes me parece que ele está somente bicando/ciscando a comida, e não mastigando de fato. Notei também que ao engolir, em alguns momentos, ele fazia esse movimento estranho com o corpo todo. Essa noite, o flagrei fazendo isso três vezes ao tentar engolir a comida, o que me leva a crer que ele deve estar sofrendo com alguma coisa no sistema digestivo.

Gravei um vídeo já que nunca vi disso e não sei se é realmente grave ou normal. Vocês poderiam me dar um help aqui e ver até o final? O Quindim aparece fazendo esse movimento lá pelos últimos segundos do vídeo. Ah, acho relevante indicar a comida deles: no vídeo, eles estão comendo extrusada Alcon e Nutrópica Calopsitas, mas também costumo dar o mix de sementes da Nutrópica e MegaZoo. O Quindim nunca foi muito chegado em extrusada, apenas o Lelinho, então eu tenho que bater os bits no liquidificador para que ele coma. Além disso, ele só costuma comer jiló, milho levemente cozinho e sementes de abóbora (esses últimos, muito raramente).

Agradeço por qualquer palpite ou luz que vocês puderem me dar, sou bastante paranoica e por qualquer coisinha, acho que eles estão doentes, etc.

VID_20160629_213248799.mp4

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.