Eliezer Jr Postado 14 de Maio de 2015 Compartilhar Postado 14 de Maio de 2015 (editado) Boa tarde pessoal!Estou dando farinhada (Zootekna) com meio ovo amassado para minha calopsita. Nesses dias de farinhada retiro o pote de sementes e deixo o pote de água, pote de farinhada com ovo amassado e o pote de extrusada (Alcon) . Nos dias sem farinhada deixo um pote com extrusada, outro de sementes e outro de água. Estou segundo certo? Desculpem pela pergunta meio básica, mas sou novato no assunto. Li vários posts aqui mas ainda não sei se a mistura de ovo amassado com farinhada está correta. Obrigado. Editado 14 de Maio de 2015 por Eliezer Jr Erros de ortografia por conta do "corretor ortográfico" Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Rosii Postado 14 de Maio de 2015 Compartilhar Postado 14 de Maio de 2015 Eliezer não precisa retirar as sementes da gaiola não, pode deixar uma comida em cada pote e elas irão comer o que quiserem.O ovo amassado pode ser fornecido uma vez na semana. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Eliezer Jr Postado 14 de Maio de 2015 Autor Compartilhar Postado 14 de Maio de 2015 @Rosii obrigado pela resposta! Mas posso misturar ovo amassado com farinhada? Obrigado! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Rosii Postado 14 de Maio de 2015 Compartilhar Postado 14 de Maio de 2015 (editado) Pode misturar o ovo com a farinhada. Amasse o ovo e coloque uma colher mais ou menos de farinhada e coloque pra eles. Não deixe muito tempo na gaiola.Eu ofereço essa mistura de ovo com farinhada uma vez na semana. Eu não dou a farinhada sem dar junto com o ovo, os meus não ligam. Editado 14 de Maio de 2015 por Rosii Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 14 de Maio de 2015 Compartilhar Postado 14 de Maio de 2015 Existem no mercado farinhadas que já contém ovo na sua formula, acabe de usar essa que você tem e de preferências a essas farinhadas, pois ovo estraga. Se eu tivesse que dar ovo dessa forma não misturaria com a farinhada. Eu costumo usar a farinhada de mel e ovo da nutrópica, misturada com a farinhada de gilo e de mel da bonave. Eu já ofereço de forma diferente, mantenho no viveiro tanto as sementes, a extrusada e a farinhada diariamente, pois embora todos os alimentos contenham vitaminas, não corre o risco deles comerem em excesso, pois como estão adaptados a comerem de tudo, eles não comem somente um tipo de alimento, diversificam comendo um pouco de tudo durante o dia, além das verduras e legumes que ofereço diariamente. Consultei o meu veterinário especializado em passaros sobre o assunto e ele disse que não há riscos, pois como eles comem diversificando não ocorrerá superdosagem de vitaminas. O mesmo ocorre com osso de siba, ele disse que os passaros quando não tem a disposição comem em excesso, pois o organismo está com falta de cálcio, agora deixando a disposição no viveiro, no primeiro ou segundo dia eles comem muito, dai nos próximos eles de vez em quando dão uma bicada na pedra. 2 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Rosii Postado 14 de Maio de 2015 Compartilhar Postado 14 de Maio de 2015 Os meus não ligam pra essa farinhada da nutropica e de nenhuma outra marca, não comem quase nada, eu colocava e ia pro lixo.Então coloquei o ovo e passaram a comer.Mais se a ave aceitar bem a farinhada, fica a critério do dono fornecer o ovo ou não. 2 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Eliezer Jr Postado 14 de Maio de 2015 Autor Compartilhar Postado 14 de Maio de 2015 @Rosii e @Célia Maia , muito obrigado pelas informações!!! Noto que ela está viciada em sementes. Às vezes tiro as sementes e a deixo somente com a extrusada e a farinha da, para que ela coma mais de outros alimentos. Ela até come, mas quando culto com as sementes, ela até geme de prazer com a presença das sementes. Persisto nisso? Obrigado novamente. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 14 de Maio de 2015 Compartilhar Postado 14 de Maio de 2015 Talvez o período de adaptação na transição de sementes para extrusada não tenha sido suficiente para elas acostumarem. Talvez fosse melhor fazer mais uma adaptação. Outro costume que elas tem é de molhar a ração extrusada na água, eu costumo colocar os potes de sementes, ração extrusada e de água um ao lado do outro, assim na hora de comer elas diversificam e comem de tudo. Somente o de farinhada deixo um poleiro acima desses. Se você colocar o pote de ração em laterais da gaiola diferentes do local onde está a sementes, ela sempre irá no de sementes ignorando o pote da ração, dai vai se fartar de comer sementes e não se preocupará em ir comer ração. Ficando um ao lado do outro as preguiçosas comem mais facil. Se tiver como colocar um pote ao lado do outro com um poleiro na frente deles, fica fácil delas mudarem de potinho na hora de comer. Aqui em casa funcionou, quando no pet center marginal me deram essa dica. Outra coisa que faço quando quero adaptar alguma novata, é depois da adaptação separar cada alimento no seu potinho, mas no da sementes sempre jogo um punhadinho de ração por cima, assim elas sempre comem um pouquinho e acabam acostumando. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Rosii Postado 14 de Maio de 2015 Compartilhar Postado 14 de Maio de 2015 As minhas tb são apaixonadas nas sementes, eu não tiro as semenes deles não.Só que elas comem extrusada TB, em menor proporção em relação as sementes, mais comem.Eu deixo a extrusada em um pote mais na parte de cima do viveiro, toda hora estão beliscando, já as sementes ficam na parte de baixo, mais tem um pote com extrusada TB perto. 2 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Biabranca Postado 15 de Maio de 2015 Compartilhar Postado 15 de Maio de 2015 Os meus para comerem a ração tive que misturar a semente no começo.. Hj deixo separado e eles comem bem... Tem dias q comem mais ração q semente e tem dias q nem ligam pra ração...Sobre a farinha com o ovo eu dou da nutropica q ja vem com o ovo, mas pode dar com o ovo junto.. 1 vez na semana...Tem gente q da 1 semana farinhada e na outra o ovo... Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Cariopassaros Postado 15 de Maio de 2015 Compartilhar Postado 15 de Maio de 2015 Ração não é natural pra nenhum animal. A maioria come porque é o que tem pra comer, e acaba se acostumando.Todavia, quando é ofertado algo mais natural para o animal, o instinto e a carga genética, além da palatabilidade, e a forma como o organismo aproveita os nutrientes é infinitamente maior e melhor.No meu caso sementes e legumes, verduras e frutas são a base da alimentação em mais de 98% , as extrusadas são ofertadas apenas com o intuito de evitar uma tragédia caso de alguma "mielda" com a base da alimentação... Isso porque misturo as duas rações mais fáceis de achar no mercado.Isso sou eu e meus animais, ok! 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Eliezer Jr Postado 15 de Maio de 2015 Autor Compartilhar Postado 15 de Maio de 2015 Pessoal, muito obrigado pelas suas respostas. Me ajudaram demais! @Célia Maia vou tentar sua dica! Hiper obrigado! @Cariopassaros , li algumas mensagens suas e sou fã do seu jeito natural de manter suas calopsitas. @Biabranca , vou comprar a farinhada Nutropica com mel e ovos, depois te conto tá? Obrigado mesmo pessoal! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Eliana de Oliveira Postado 16 de Maio de 2015 Compartilhar Postado 16 de Maio de 2015 Eu gosto de misturar as sementes e ração extrusada meio a meio no comedouro. Ofereço a farinhada da alcon 1 vez na semana e ela já vem com ovos. Daí, não cozinho o ovo. Coloco alguma verdura todo dia na gaiola. Uma vez na semana, dou aquele bastão de sementes com mel ou pipoca sem óleo e sem sal estourada no micro-ondas. Geralmente, a pipoca ou o bastão é dado no domingo. As opiniões quanto à alimentação diferem um pouco. Cada ave é de um jeito, tem suas preferências e necessidades. Daí, aconselho vc a ler e formar seu próprio ponto de vista. Ovo e farinhada todo dia não é legal porque ficam com excesso de proteína no organismo e aumenta o ácido úrico. Boa sorte e qualquer coisa que precisar, conte conosco! 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Eliezer Jr Postado 16 de Maio de 2015 Autor Compartilhar Postado 16 de Maio de 2015 @Eliana de Oliveira obrigado pelas dicas! Maravilhoso este espaço! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Lucas Oliveira Postado 16 de Maio de 2015 Compartilhar Postado 16 de Maio de 2015 Os meus comem ração da Poytara e mix de sementes todos os dias. Eu dou pra eles a farinhada da alcon 1x por semana e ovo cozido ai eu intercalo uma semana farinhada e na outra ovo cozido. Todos os dias eles comem vegetais sedo todo dia um tipo de verdura ai intercalo entre frutas e legumes e 3x por semana dou milho verde. Toda sexta feira eles comem pipoca ou barrinha de sementes, eu faço solto eles no chão e vou lavar as gaiolas deles com vancid 10. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.