Elisangela Mara Postado 11 de Julho de 2016 Compartilhar Postado 11 de Julho de 2016 Boa noite. Desculpem pelo tópico enorme porém preciso entender aonde errei... =( Tá doendo tannnntoo a perda do meu filhote. Não sabia q isso era tão ruim assim... Perdi sexta minha calopsita de uns 4 meses. Qdo ela tinha 1 mês cheguei em casa e percebi que ela estava fraquinha, já deitada no ninho, então a peguei correndo e sem medo comecei a dar papinha (por medo já havia perdido 3 calopsitas pois morreram de fome e, por inexperiência, não tinha o costume de ver se os pais estavam alimentando e não sabia se conseguia dar a papinha na maneira correta. Minha amiga já matou um filhote meu que a mãe abandonou e ela não conseguiu dar a papinha, morreu engasgado, por isso tinha muito medo). Mudei completamente minha rotina, passei a acordar mais cedo, vinha em casa na hora do almoço e muitas vezes ficava sem comer pra dar papinha a ela, deixei de ir pra academia pra vir direto pra casa, enfim, dava papinha umas 3 x ao dia (6 ou 7 da manhã, 14 hs e 19 hs q era praticamente o horário q eu chegava). Aos sábados dava apenas pela manhã e a noite pois faço trabalho voluntário, e domingo praticamente não saia pra ficar cuidando dela... Reparava q as fezes dela era verde, bastante líquida e em grande qtde (pra mim era normal por ser papinha e por ser bebê). Algumas das vezes até colocava ela numa baicinha de água pois, por ficar em cima das fezes tinha um cheiro ruim (eu achava q fosse das fezes) e eu sempre molhava as patinhas dela e o rabinho para limpá-la. Éramos bem unidas. Qdo eu chegava do trabalho era uma felicidade só. Soltava ela e corria para o meu pé (gostava muito de ficar em cima dele). Nas duas últimas semanas comecei a colocar ração pra ela para diminuir a papinha pois tinha vezes q eu chegava bem cansada do trabalho (trabalhar com DP não é fácil). De início não tirei a papinha. Qdo reparei que a vasilha da ração estava mexida comecei a diminuir de 3 x para 2 x, e, nessa última semana, por ter que alimentar mais um filhote de dias que os pais abandonaram, comecei a dar um dia sim, um não pois achava q ela estava comendo a ração. Em nenhum momento demonstrou sinais de estar doente, ou fraca, continuava com a msm felicidade de sempre. Qdo cheguei do trabalho na hora do almoço não tive tempo de dar a papinha pois a casa estava um pouco suja e minha mãe já é idosa. Apenas limpei a gaiola dela, limpei ela (deixei com os pés e o rabinho um pouco na bacia para limpar as fezes, isso eu fazia diariamente) e voltei para o trabalho. Qdo cheguei ela estava morta no meio de uma madeirinha q tinha na gaiola e, ao pegá-la vi q estava com o peito completamente seco, sem nada. Isso pode acontecer de uma hora para outra? Por favor me ajudem pois estou até agora sem saber o q aconteceu e a dor é tamanha. As pessoas "ignoram" minha dor por se tratar de uma calopsita... Nossa, estou tão, mas tão triste q fico pensando q a abandonei no momento de dor dela. Ela morreu em pé entre as madeiras e com os olhinhos abertos. Pensei até em parar de deixar os casais terem filhotes pois nenhum vinga. Eu cuido, cuido, e por algum erro q deve passar despercebido por minha inexperiência acabo perdendo-os (2 morreram pelo fato dos pais pararem de alimentar, 2 morreram pisoteados, um a minha amiga na boa vontade de tentar ajudar acabou engasgando-o e 2 foram comigo, um bem novinho de dias q acredito ter sido por erro ao dar papinha pois o papo dele enchia de ar, e esse, q foi tão inesperadamente). Por favor me ajudem, estou me sentindo de alguma maneira culpada e não sei aonde foi meu erro... ;( Tá doendo demaissss... Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
V. Ferreira Postado 11 de Julho de 2016 Compartilhar Postado 11 de Julho de 2016 (editado) O que mais me chamou a atenção foi você dizer que as fezes tinham cheiro ruim. Isso não é normal, pode acontecer com fêmeas na época de postura, mas não é o caso. E o peito seco surge aos poucos, nunca é de um dia para o outro. Pode ser em decorrência de má absorção intestinal, ou por bactéria ou vírus, a ave vai perdendo massa muscular até o ponto da quilha ficar proeminente, que é um estado bem crítico. Sinto muito por sua perda. Editado 11 de Julho de 2016 por V. Ferreira 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Elisangela Mara Postado 11 de Julho de 2016 Autor Compartilhar Postado 11 de Julho de 2016 Obrigada V. Ferreira. Aparentemente ela não parecia estar doente, estava sempre ativa e pedindo comida, apenas diminui a papinha pra ela começar a pegar a ração. Qto as fezes, por eu trocar apenas nos horários em que estava em casa e por ela ficar sempre no local onde fazia as fezes, achei que fosse esse o motivo do cheiro ruim (excesso, pois eram líquidas). É difícil ser inexperiente porque a gente acha que o erro está em algo q fizemos a mais ou deixamos de fazer... Mas não conseguimos saber qual... Mas obrigada pela atenção e palavras. Abs. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Iann Gabriel Postado 11 de Julho de 2016 Compartilhar Postado 11 de Julho de 2016 Poxa, sei como é a perda de uma calo, dói muito. Perdi duas por inexperiência, um amigo me deu um casal dito que já sabiam comer, e não sabiam, não conseguir ver se o papo estava seco ou não apenas depois de morto. Mas estas perdas dão experiência, aprendemos com os erros, isso aconteceu agora para não acontecer de novo, o desmame é uma fase muito delicada e necessita de bastante atenção. Não é só do nada dar a papinha dia sim dia não, é diminuindo a quantidade no dia, 4,3,2 vezes por dia até parar. E sempre prestando atenção se está comendo olhando o papo e as fezes. Mal o odor nas fezes não é normal e nem ter a cloaca suja, talvez o fato dela ficar em cima das fezes pode ter feito que ela pegasse alguma bactéria ou doença. Mas é assim mesmo, não desista que na próxima com certeza será melhor! 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Elisangela Mara Postado 11 de Julho de 2016 Autor Compartilhar Postado 11 de Julho de 2016 Obrigada Iann. As palavras e experiências de vcs estão sendo de um grande conforto... Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Leo Ribeiro Postado 11 de Julho de 2016 Compartilhar Postado 11 de Julho de 2016 Poxa Elisangela, forças para você... só não entendi uma coisa, ela tinha 4 meses? Esse caso de dar a papinha foi quando ela era filhotinha há um tempo atrás ou ela já com 4 meses recebia a papinha? Acredito que seja uma idade muito avançada para estar recebendo papinha, poderia não estar recebendo todos os nutrientes necessários. Enfim, o importante é que você se empenhou e fez o máximo que pode, com certeza a psitinha reconheceu isso 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Elisangela Mara Postado 11 de Julho de 2016 Autor Compartilhar Postado 11 de Julho de 2016 Sim Leo Ribeiro, estava com 4 meses, por isso eu estava começando a parar com a papinha pois li que já deveria estar comendo mistura, mas desconhecia essas informações todas. Ao menos fico um pouco aliviada por saber que podem existir outros motivos e não por eu ter diminuído a papinha. Estava com uma culpa tamanha... Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Lívia pires Postado 11 de Julho de 2016 Compartilhar Postado 11 de Julho de 2016 (editado) Meus sentimentos amiga Sei como é doloroso a perda desses topetinhos, dói tanto Que Deus te conforte. ..Você fez o que pode mas infelizmente aconteceu Editado 11 de Julho de 2016 por Lívia pires 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Elisangela Mara Postado 11 de Julho de 2016 Autor Compartilhar Postado 11 de Julho de 2016 Obrigada Lívia. Dói muito mesmo, não imaginava que fosse tannntooo... Feliz por ter encontrado esse fórum e pessoas como vocês. Só quem vive esse sentimento e convívio é q entende... Os demais pensam: É só uma calopsita... Obrigada a todos pelas palavras e dicas. Ficarei mais atenta agora. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
gilva Postado 11 de Julho de 2016 Compartilhar Postado 11 de Julho de 2016 Ei...Meus sentimentos....doi muito !...imagino a sua tristeza ...da uma vontade imensa de voltar no tempo e tela de volta ne?!...mas o q temos q passar ningue passa por nos!..Deus vai te ajudar ! Bom...acredito q foi algo ligado a fraqueza... alguma doenca ou falta de alimentacao...pq vc disse q ela tinha 4 meses e pisava no coco...ja era pra ela ficar empuleirada a muito tempo e com isso nao ter acesso ao coco...se ela nao empuleirava é pq ela nao tinha forca para equibrar e se manter no poleiro.....ou mesmo a falta de uma alimentaca adequada ...com nutrientes necessarios. Quando precisar alimentar algum filhote ...vc tem q o alimentar sempre q perceber q o papo esta vazio...nao pode deixar passar tempo com o papo vazio entende? E mesmo ele comendo sementes vc tem q da a papinha ate ter a certeza q ele esta se alimentando o suficiente sozinho a ponto de se sustentar...e vc comeca a oferecer alimentos solidos (milho verde... painco ....aveia e alpiste ) a partir de 25 dias...ou seja vc pode colocar perto dele esses alimentos que ele comeca a beliscar...mas lembre -se que beliscar nao significa se alimentar o suficiente que o sustente ...por isso é necessario a continuacao da papinha !..so depois q vc tiver a certeza q ele ja se alimenta o suficiente sozinho é q vc para de dar a papinha e aumenta em variedade tudo o q ira fazer parte da alimentacao dele( mix de sementes ...racao... verduras...frutas ...folhas etc...) Tudo é um processo q exige calma ...dedicacao ...observacao...acompanhamento...pois eles precisam muito do nosso apaoio para crescerem fortes e saudaveis ! Abraco...e Que Deus te conforte! 2 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Visitante Postado 11 de Julho de 2016 Compartilhar Postado 11 de Julho de 2016 Concordo com a Gilva e se me permite um conselho: leve os pais a um veterinário. Muito me intriga o fato dele ter 4 meses e não empoleirar ainda. Acredito que os pais possam ter algo. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Elisangela Mara Postado 16 de Julho de 2016 Autor Compartilhar Postado 16 de Julho de 2016 Muito obrigada pelos conselhos e dicas Gilva e Stephanie. Farei isso. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.