Jump to content

Morte repentina

Elisangela Mara

Posts Recomendados

Boa noite. Desculpem pelo tópico enorme porém preciso entender aonde errei... =(

Tá doendo tannnntoo a perda do meu filhote. Não sabia q isso era tão ruim assim...

Perdi sexta minha calopsita de uns 4 meses. Qdo ela tinha 1 mês cheguei em casa e percebi que ela estava fraquinha, já deitada no ninho, então a peguei correndo e sem medo comecei a dar papinha (por medo já havia perdido 3 calopsitas pois morreram de fome e, por inexperiência, não tinha o costume de ver se os pais estavam alimentando e não sabia se conseguia dar a papinha na maneira correta. Minha amiga já matou um filhote meu que a mãe abandonou e ela não conseguiu dar a papinha, morreu engasgado, por isso tinha muito medo).

Mudei completamente minha rotina, passei a acordar mais cedo, vinha em casa na hora do almoço e muitas vezes ficava sem comer pra dar papinha a ela, deixei de ir pra academia pra vir direto pra casa, enfim, dava papinha umas 3 x ao dia (6 ou 7 da manhã, 14 hs e 19 hs q era praticamente o horário q eu chegava). Aos sábados dava apenas pela manhã e a noite pois faço trabalho voluntário, e domingo praticamente não saia pra ficar cuidando dela...

Reparava q as fezes dela era verde, bastante líquida e em grande qtde (pra mim era normal por ser papinha e por ser bebê). Algumas das vezes até colocava ela numa baicinha de água pois, por ficar em cima das fezes tinha um cheiro ruim (eu achava q fosse das fezes) e eu sempre molhava as patinhas dela e o rabinho para limpá-la.

Éramos bem unidas. Qdo eu chegava do trabalho era uma felicidade só. Soltava ela e corria para o meu pé (gostava muito de ficar em cima dele). Nas duas últimas semanas comecei a colocar ração pra ela para diminuir a papinha pois tinha vezes q eu chegava bem cansada do trabalho (trabalhar com DP não é fácil). De início não tirei a papinha. Qdo reparei que a vasilha da ração estava mexida comecei a diminuir de 3 x para 2 x, e, nessa última semana, por ter que alimentar mais um filhote de dias que os pais abandonaram, comecei a dar um dia sim, um não pois achava q ela estava comendo a ração.

Em nenhum momento demonstrou sinais de estar doente, ou fraca, continuava com a msm felicidade de sempre. Qdo cheguei do trabalho na hora do almoço não tive tempo de dar a papinha pois a casa estava um pouco suja e minha mãe já é idosa. Apenas limpei a gaiola dela, limpei ela (deixei com os pés e o rabinho um pouco na bacia para limpar as fezes, isso eu fazia diariamente) e voltei para o trabalho. Qdo cheguei ela estava morta no meio de uma madeirinha q tinha na gaiola e, ao pegá-la vi q estava com o peito completamente seco, sem nada. Isso pode acontecer de uma hora para outra? Por favor me ajudem pois estou até agora sem saber o q aconteceu e a dor é tamanha. As pessoas "ignoram" minha dor por se tratar de uma calopsita... Nossa, estou tão, mas tão triste q fico pensando q a abandonei no momento de dor dela. Ela morreu em pé entre as madeiras e com os olhinhos abertos. Pensei até em parar de deixar os casais terem filhotes pois nenhum vinga. Eu cuido, cuido, e por algum erro q deve passar despercebido por minha inexperiência acabo perdendo-os (2 morreram pelo fato dos pais pararem de alimentar, 2 morreram pisoteados, um a minha amiga na boa vontade de tentar ajudar acabou engasgando-o e 2 foram comigo, um bem novinho de dias q acredito ter sido por erro ao dar papinha pois o papo dele enchia de ar, e esse, q foi tão inesperadamente).

Por favor me ajudem, estou me sentindo de alguma maneira culpada e não sei aonde foi meu erro... ;(

Tá doendo demaissss...

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

O que mais me chamou a atenção foi você dizer que as fezes tinham cheiro ruim. Isso não é normal, pode acontecer com fêmeas na época de postura, mas não é o caso. E o peito seco surge aos poucos, nunca é de um dia para o outro. Pode ser em decorrência de má absorção intestinal, ou por bactéria ou vírus, a ave vai perdendo massa muscular até o ponto da quilha ficar proeminente, que é um estado bem crítico. Sinto muito por sua perda.

Editado por V. Ferreira
  • Gostei 1
Link para compartilhar

Obrigada V. Ferreira. Aparentemente ela não parecia estar doente, estava sempre ativa e pedindo comida, apenas diminui a papinha pra ela começar a pegar a ração. Qto as fezes, por eu trocar apenas nos horários em que estava em casa e por ela ficar sempre no local onde fazia as fezes, achei que fosse esse o motivo do cheiro ruim (excesso, pois eram líquidas). É difícil ser inexperiente porque a gente acha que o erro está em algo q fizemos a mais ou deixamos de fazer... Mas não conseguimos saber qual...
Mas obrigada pela atenção e palavras. Abs.

• Gostei 1
Link para compartilhar

Poxa, sei como é a perda de uma calo, dói muito. Perdi duas por inexperiência, um amigo me deu um casal dito que já sabiam comer, e não sabiam, não conseguir ver se o papo estava seco ou não apenas depois de morto. Mas estas perdas dão experiência, aprendemos com os erros, isso aconteceu agora para não acontecer de novo, o desmame é uma fase muito delicada e necessita de bastante atenção. Não é só do nada dar a papinha dia sim dia não, é diminuindo a quantidade no dia, 4,3,2 vezes por dia até parar. E sempre prestando atenção se está comendo olhando o papo e as fezes. Mal o odor nas fezes não é normal e nem ter a cloaca suja, talvez o fato dela ficar em cima das fezes pode ter feito que ela pegasse alguma bactéria ou doença. Mas é assim mesmo, não desista que na próxima com certeza será melhor!

• Gostei 1
Link para compartilhar

:( Poxa Elisangela, forças para você... só não entendi uma coisa, ela tinha 4 meses? Esse caso de dar a papinha foi quando ela era filhotinha há um tempo atrás ou ela já com 4 meses recebia a papinha? Acredito que seja uma idade muito avançada para estar recebendo papinha, poderia não estar recebendo todos os nutrientes necessários.

Enfim, o importante é que você se empenhou e fez o máximo que pode, com certeza a psitinha reconheceu isso ^_^

• Gostei 1
Link para compartilhar

Sim Leo Ribeiro, estava com 4 meses, por isso eu estava começando a parar com a papinha pois li que já deveria estar comendo mistura, mas desconhecia essas informações todas. Ao menos fico um pouco aliviada por saber que podem existir outros motivos e não por eu ter diminuído a papinha. Estava com uma culpa tamanha... :(

Link para compartilhar

Meus sentimentos amiga :(

Sei como é doloroso a perda desses topetinhos, dói tanto :( 

Que Deus te conforte. ..Você fez o que pode mas infelizmente aconteceu 

Editado por Lívia pires
  • Gostei 1
Link para compartilhar

Obrigada Lívia. Dói muito mesmo, não imaginava que fosse tannntooo...
Feliz por ter encontrado esse fórum e pessoas como vocês. Só quem vive esse sentimento e convívio é q entende... Os demais pensam: É só uma calopsita...
Obrigada a todos pelas palavras e dicas. Ficarei mais atenta agora.

• Gostei 1
Link para compartilhar

Ei...Meus sentimentos....doi muito !...imagino a sua tristeza ...da uma vontade imensa de voltar no tempo e tela de volta ne?!...mas o q temos q passar ningue passa por nos!..Deus vai te ajudar !

Bom...acredito q foi algo ligado a fraqueza... alguma  doenca ou falta de alimentacao...pq vc disse q ela tinha 4 meses e pisava no coco...ja era pra ela  ficar empuleirada a muito tempo e com isso nao ter acesso ao coco...se ela nao empuleirava é  pq ela nao tinha forca para equibrar e se manter no poleiro.....ou mesmo a falta de uma alimentaca adequada ...com nutrientes necessarios.

Quando precisar alimentar algum filhote ...vc tem q o alimentar sempre q perceber q o papo esta vazio...nao pode deixar passar tempo com o papo vazio entende? E mesmo ele comendo sementes vc tem q da a papinha ate ter a certeza q ele esta se alimentando o suficiente sozinho a ponto de se sustentar...e vc comeca a oferecer alimentos solidos (milho verde... painco ....aveia  e alpiste ) a partir de 25 dias...ou seja vc pode colocar perto dele esses alimentos que ele comeca a beliscar...mas lembre -se que beliscar nao significa se alimentar o suficiente que o sustente ...por isso é  necessario a continuacao da papinha !..so depois q vc tiver a certeza q ele ja se alimenta o suficiente sozinho é  q vc para de dar a papinha e aumenta em variedade  tudo o q ira fazer parte da alimentacao dele( mix de sementes ...racao... verduras...frutas ...folhas etc...)

Tudo é  um processo q exige calma ...dedicacao ...observacao...acompanhamento...pois eles precisam muito do nosso apaoio para crescerem fortes e saudaveis ! Abraco...e Que Deus te conforte!

• Gostei 2
Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.