Jump to content

Sangue


luizpa@hotmail.com

Posts Recomendados

Amigos,

Estou preocupado. Esta noite, aproximadamente umas três da manhã, minha esposa escutou um barulho na área onde fica a gaiola com as minhas duas calopsitas. Quando cheguei lá, vi a gaiola e a parede toda espirrada com sangue, e parecia que a branca estava com manchas de sangue pelas penas, mas não vi se machucou em algum lugar. A cinza está assustada, e hoje d e manhã vi algumas penas com sangue. O local é fechado e não tem a menor possibilidade de entrada de outros animais ou pessoas. A cena parecia um filme de terror. É normal calopsitas brigarem ou terem comportamento agressivo? Elas estão juntas há uns dois meses já. Fiquei assustado com esse comportamento, pois não sei se é normal para calopsitas.

att,

Luiz

 

 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Eles provavelmente tiveram pânico noturno, o barulho que sua esposa ouviu era elas que assustadas talvez com algum barulho ou qualquer outra coisa, até mesmo uma encostando na outra se assustou e começaram a se debater dentro da gaiola, pois ainda não devem estar totalmente acostumadas ao novo lar, a tendência é que esses panicos acabem com o tempo.

 O sangue provavelmente foi alguma pena que estava em crescimento, pois estas quando nascem o canhão é cheio de sangue, somente quando completa o seu crescimento esse sangue seca nesse canhão. Depois pede para alguém segurar e abra as asas delas e verifica se tem alguma pena quebrada ao meio, e se no corpinho não tem nenhum machucado. Se houver ainda algum canhão das penas quebradas e não estiver saindo sangue pode deixar no local onde está, agora se você ver algum aperte ele, se sair sangue, o ideal é pegar uma pinça de sobrancelha e segurar firme e arrancar num único puxão. Você poderá passar methiolate que é indolor e evita infecções no local. 

As vezes tem penas que quebram e não estão sangrando, mas devido a posição que estão podem estar machucando elas, eu costumo segurar a peninha levemente e balançar, se estiver quebrada ou se a calopsita gritar ou emitir algum som de dor, eu arranco da mesma forma. Quanto as penas sujas o que pode fazer é limpar com um pano umedecido com água morna, para tirar o excesso, se estiver muito frio seque com o secador numa distância que não a queime e se a calopsita for de cor clara vai ficar a mancha mas suaviza bastante, mas quando ela trocar de pena nascerá nova pena no local limpa.

A noite cubra a gaiola com um tecido para que elas durmam tranquilas, eu costumo usar o TNT, pois eles tem micro furinhos e eu posso cobrir totalmente a gaiola se impedir que o ar passe para elas respirarem. Costumo também colocar uma luminária com uma lâmpada de 7w incandescente transparente, pois a luz é muito fraca e assim dá uma leve iluminada no ambiente e evita esses pânicos. Raramente as minhas voltaram a ter pânico depois que fiz essas mudanças, somente esses dias tiveram um porque meu vizinho arrumou um cachorro que cisma de latir a noite e elas se assustaram.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.