Jump to content

Fazer ou nao fazer a ovoscopia?!

Jesi moura
Ir para a solução Resolvido por Sueli Caciatori,

Posts Recomendados

gente meu casal esta com 4 ovinhos..bom ela colokou o primeiro dia 1 de novembro o segundo dia 3 o terceiro dia 6 e o ultimo dia 8..mas soh comecaram ficar no ninho apartir do segundo ovinho..se realmente comecaram chocar de vdd no dia 3 entao os 2 primeiros estao com 17 dias d choco os outroos 14 e 11 dias...tenho medo d fzr a ovoscopia tnho mdo deles abandonar o ninho..oq vcs acham? fazr ou n fzr? ou teria cmo mais ou menos ver sem tocar?

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

35 minutos atrás, Jesi moura disse:

gente meu casal esta com 4 ovinhos..bom ela colokou o primeiro dia 1 de novembro o segundo dia 3 o terceiro dia 6 e o ultimo dia 8..mas soh comecaram ficar no ninho apartir do segundo ovinho..se realmente comecaram chocar de vdd no dia 3 entao os 2 primeiros estao com 17 dias d choco os outroos 14 e 11 dias...tenho medo d fzr a ovoscopia tnho mdo deles abandonar o ninho..oq vcs acham? fazr ou n fzr? ou teria cmo mais ou menos ver sem tocar?

Oi Jesi...já pode fazer sim, caso não tenha nenhum ovo galado você evita o desgaste do período de choco das aves, pode fazer apenas aproximando a lanterna do celular...boa sorte...

Editado por Darlan Severo Muller
  • Gostei 1
Link para compartilhar

Pode fazer sim, eu sempre fiz ovoscopia e minhas aves nunca abandonaram o ninho, é só fazer rápido pra não estressar o casal e com cuidado pra não quebrar os ovos... Também acho melhor fazer pq se caso todos os ovos estiverem vazios seu casal estará chocando e se desgastando em vão...

• Gostei 1
Link para compartilhar

Pode fazer, aproveita quando eles forem sair do ninho pra comer ou algo assim e faça a ovoscopia bem rapidinho, se não ficar mexendo muito no ninho depois disso eles não abandonam não.

Toma cuidado só pra não quebrar os ovos e tenha a certeza de que as suas mãos estejam limpas e ao mesmo tempo o mais quentinhas possível, se estiverem frias podem dar um choque térmico em um ovo q estiver galado.

É super recomendável q faça pq se nenhum ovo estiver galado, como disse a Tainá, vai ser um desperdício enorme de energia. Não imagina como é cansativo pras aves o processo de uma postura.

Boa sorte!

Editado por Helena X
  • Gostei 1
Link para compartilhar

8 horas atrás, Jesi moura disse:

e p nascer qnto tmp pode levar?

Os primeiros ovos se estiverem galados já estão prontos pra nascer, aqui em casa, todos os ovos nascem com 17 dias, mas eles podem levar até 21 ,23 dias e já ouvi relatos de que podem nascer com mais ... por isso é recomendado se por acaso ver que tem ovos galados, esperar até 30 dias para descartá los caso não nasça. E não precisa ter medo de fazer a ovoscopia porque calopsitas são ótimos pais e não abandonam o ninho tão facilmente assim. Só certifique se que suas mãos estão limpas, sem cheiro forte e quentes. E recomendo que não faça na frente deles, experiência própria, a única vez que abandonaram o ninho foi quando fiz a ovoscopia na frente do meu macho, ele abandonou e obrigou a fêmea a abandonar tmb, ficava na porta do ninho e não deixava ela entrar. 

Link para compartilhar

Os que estao cheios de veinhas estão galados de certeza.
Os outros dois que estao escuros e a luz atravessa só na ponta é pq:

1. Não estao galados, provavelmente (mas nao descarte ainda, sem fotos é difícil julgar)
2. Estão galados, mas os bbs estão bem próximos do nascimento

Então deixa lá os ovinhos e aguarda o nascimento. Se esses 2 escuros por dentro não estiverem galados, vão começar a escurecer por fora tbm.

Na dúvida faça ovoscopia novamente e tire fotos, após o nascimento do primeiro bb ou quando o casal sair do ninho (não tenta expulsa-los pq isso os estressa muito e não queremos q eles abandonem o ninho, né!)

Editado por Helena X
Link para compartilhar

gente os 2 mais escuros tem um dos ovos q eu dxei em cima da lanterna do celular chega a se mexer bem de leve o ovo do lugar o outro escuro foi o primeiro q olhei eu tava cm mdo e vi muitooo rapido n da p dizr cm certeza q vi movimentos e os outros 2 cheios de veinha eh coisa mais linda de ver cmo se mexem la dentro gente

• Gostei 1
Link para compartilhar

• 2 semanas atrás...

@Sueli Caciatori e @Sandra Gomes simmm ja tem bebe tem 2.. o primeiro qnasceu e o terceiro.. o primeiro comecou descascar na kinta passada e soh foi terminar de sair na sexta d manha..o segundo morreu gente ele nasceu no sabado e domingo cedinho qndo fui tratar eles e ver ele estava morto amassadinho no ninho acho q pisaram nele eh a explicacao q encontro pq ele tava bem ate d noit d sabado e tava d papo cheio qndo retirei ele..mas ai na madrugada d segunda nasceu o terceiro..e tem 1 ovinho q amanha nasce ele esta igual os outros qndo estavam p nascer...entao o primeiro se eu contar dsd sexta ele esta com 6 dias e o outro cm 3..sera q eh assim q conto gente??

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.