Jump to content

Calopsita tirou toda a serragem do ninho

Ana Julia Rafael

Posts Recomendados

Olá pessoal, tenho um casal de calopsitas e eles estão com dois ovos no ninho já, acredito que ela vá botar o próximo amanhã, porém percebi ontem que eles tiraram quase toda a serragem do ninho, deixaram bem pouco, estou preocupada pois a serragem protege os ovos de certa forma e agora? o que eu faço? Pensei em tirar os dois da gaiola pra recolocar a serragem, mas estou com medo pois já perdi duas ninhadas por abandono, eu mexia muito na gaiola (era muito inexperiente) e no ninho e eles acabaram abandonando, a primeira vez abandonaram após o nascimento do primeiro filhote e eu não consegui salvá-lo e da segunda vez abandonaram faltando 4 dias pra começarem a nascer. Enfim, estou confusa e não sei o que faço pois a fêmea quase não sai do ninho e quando eu me aproximo ela corre pra dentro dele. Eles tem um bom espaço, alimentação boa, higienizo a gaiola 1x por semana (troco forração, comida e água todos os dias) estou com medo que os ovos quebrem por falta de serragem pois os dois se mexem muito dentro do ninho. Mas tenho esse receio de mexer no ninho e eles abandonarem de novo. E agora? 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Oi Ana, seria legal ninho externo. Instalei o meu externo para ajudar no manuseio. Porém se o seu for interno, e como já tem histórico de abandono, eu não mexeria. 

Já reproduzir periquitos e não usava serragem pq não sabia, e sempre deu certo. 

Link para compartilhar

2 horas atrás, Leo Ribeiro disse:

Oi Ana, seria legal ninho externo. Instalei o meu externo para ajudar no manuseio. Porém se o seu for interno, e como já tem histórico de abandono, eu não mexeria. 

Já reproduzir periquitos e não usava serragem pq não sabia, e sempre deu certo. 

Acho que não vou mexer então rsrs, coloquei o ninho interno mas acho que da próxima vez vou optar pelo externo mesmo. Boa dica!! Só fiquei com medo mesmo por causa dos movimentos bruscos que eles fazem dentro do ninho, ai com a serragem os ovinhos não são tão afetados. Mas vou deixar assim pra ver se vai dar certo!

1 hora atrás, Natália J disse:

As minhas também retiram toda a serragem que coloco, com os ovos elas nunca deixaram, quando o filhote nasceu coloquei denovo, elas tiram porém menos

Pois é, as minhas tiraram praticamente toda a serragem, deixaram muito pouco, mas vou optar por não mexer mesmo, quando nascerem os filhotes eu coloco mais serragem, vc espera quanto tempo mais ou menos pra limpar o ninho e recolocar a serragem depois que o último filhote nasce?

Link para compartilhar

1 hora atrás, Ana Julia Rafael disse:

Acho que não vou mexer então rsrs, coloquei o ninho interno mas acho que da próxima vez vou optar pelo externo mesmo. Boa dica!! Só fiquei com medo mesmo por causa dos movimentos bruscos que eles fazem dentro do ninho, ai com a serragem os ovinhos não são tão afetados. Mas vou deixar assim pra ver se vai dar certo!

Pois é, as minhas tiraram praticamente toda a serragem, deixaram muito pouco, mas vou optar por não mexer mesmo, quando nascerem os filhotes eu coloco mais serragem, vc espera quanto tempo mais ou menos pra limpar o ninho e recolocar a serragem depois que o último filhote nasce?

Os meus também tiram a serragem do ninho. Só coloco quando o primeiro filhote está com uns 07 dias de nascido, aí faço a primeira higiene no ninho e coloco a maravalha, limpo a cada 02 dias, mas vai depender de quantos filhotes vc tiver.

Da próxima vez coloca o ninho externo, para vc poder abrir quando necessário. Evite trocar a gaiola de lugar quando eles estão em reprodução.

Meus 02 casais ficam separados em um viveiro na varanda. Ninho externo, alimentação com mix de sementes, ovo cozido, couve, folhas de brócolis, milho verde e cuscuz umedecido com água, cada dia um alimento diferente, só as sementes são todos os dias. Deixo um potinho com cascas de ovos(primeiro deixo um dia no sol) trituradas e areia peneirada, renovo estas cascas a cada 02 meses. 

Todos os dias quando eles deixam o ninho sozinho por uns instantes eu olho para ver se não tem ovo fora do lugar, um dos casais as vezes muda o ovo de lugar e eu coloco de volta. Quando nascem os filhotes eu também olho todos os dias para ver se está tudo bem, coloco os filhotes juntos se algum estiver fora do lugar.

No começo é a fêmea quem fica mais no ninho, aos poucos ela vai deixando o macho e chega a passar quase o dia todo fora do ninho.

Além de não mexer muito no ninho e não mudar a gaiola de lugar, vc deve evitar mudar a rotina no ambiente da gaiola. Barulhos estranhos, pessoas gritando numa festa por exemplo, etc. são motivos para eles saírem do ninho, se eles se assustam muito e não se sentem seguros com o ninho eles abandonam mesmo. Boa sorte.

• Gostei 2
Link para compartilhar

3 horas atrás, Ana Julia Rafael disse:

10 dias, porém o meu nasceu apenas 1 filhote, aí nem sujou tanto, eu vi um vídeo do Bruno Sotero falando sobre isso procura lá achei muito bom

Link para compartilhar

1 hora atrás, Toninho disse:

Os meus também tiram a serragem do ninho. Só coloco quando o primeiro filhote está com uns 07 dias de nascido, aí faço a primeira higiene no ninho e coloco a maravalha, limpo a cada 02 dias, mas vai depender de quantos filhotes vc tiver.

Da próxima vez coloca o ninho externo, para vc poder abrir quando necessário. Evite trocar a gaiola de lugar quando eles estão em reprodução.

Meus 02 casais ficam separados em um viveiro na varanda. Ninho externo, alimentação com mix de sementes, ovo cozido, couve, folhas de brócolis, milho verde e cuscuz umedecido com água, cada dia um alimento diferente, só as sementes são todos os dias. Deixo um potinho com cascas de ovos(primeiro deixo um dia no sol) trituradas e areia peneirada, renovo estas cascas a cada 02 meses. 

Todos os dias quando eles deixam o ninho sozinho por uns instantes eu olho para ver se não tem ovo fora do lugar, um dos casais as vezes muda o ovo de lugar e eu coloco de volta. Quando nascem os filhotes eu também olho todos os dias para ver se está tudo bem, coloco os filhotes juntos se algum estiver fora do lugar.

No começo é a fêmea quem fica mais no ninho, aos poucos ela vai deixando o macho e chega a passar quase o dia todo fora do ninho.

Além de não mexer muito no ninho e não mudar a gaiola de lugar, vc deve evitar mudar a rotina no ambiente da gaiola. Barulhos estranhos, pessoas gritando numa festa por exemplo, etc. são motivos para eles saírem do ninho, se eles se assustam muito e não se sentem seguros com o ninho eles abandonam mesmo. Boa sorte.

Já vou providenciar o ninho externo pra próxima vez pq fica muito difícil com o ninho interno né rsrs, realmente as duas ninhadas que perdi foram por pura falta de conhecimento da minha parte, deixava a gaiola em um local nem um pouco tranquilo, com luz até quase 2 da manhã, tinha barulho, e eu ficava mexendo no ninho com eles dentro, enfim.. foi culpa minha.. agora já mudei tudo, venho mudando a 2 meses na verdade, coloquei a gaiola em um local mais calmo, não mexo muito na gaiola, só pra limpar e trocar água e comida, estou fornecendo farinhadas, verduras, mix de minerais, insetos desidratados, mix de frutas, e um mix de sementes bem balanceado, vamos torcer pra que de certo dessa vez rsrsrs Obrigada pelas dicas! 

30 minutos atrás, Natália J disse:

10 dias, porém o meu nasceu apenas 1 filhote, aí nem sujou tanto, eu vi um vídeo do Bruno Sotero falando sobre isso procura lá achei muito bom

Vou procurar sim, os vídeos do Bruno tem me salvado tbm rsrsrs Obrigada pelas dicas!!

Link para compartilhar

• 3 anos depois...
  • 1 ano depois...
Em 08/01/2017 at 15:44, Natália J disse:

As minhas também retiram toda a serragem que coloco, com os ovos elas nunca deixaram, quando o filhote nasceu coloquei denovo, elas tiram porém menos

Ouvi dizer que se não colocar serragem os ovos não chocam, é mentira né?

Link para compartilhar

• 7 months later...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.