Jump to content

Asa sangrando

carlamachado

Posts Recomendados

Pessoal, 

Levei um susto hoje cedo.. Por volta de 5h da manhã escutei um barulho muito alto e esse barulho assustou minha calopsita, ela ficou com a asa presa na gaiola, mas se soltou antes que eu pudesse ajudar. A asa dele está com um pouco de sangue.. Ele está comigo há uma semana então ainda é bem arisco, peguei ele com a ajuda do meu pai mas ele bicava tao forte o meu pai que não consegui examinar muito bem se foi um machucado superficial ou se quebrou alguma pena..consegui abrir a asa mas nao muito, mas foi bem na beirada da asa.. Nao sangrou de escorrer nem pingar sangue na gaiola.. não precisei estancar o sangue pq foi mto pouquinho, só sujou a pena. 

nao consegui lavar pra tirar o sangue, mas passei soro fisiologico e merthiolate (daquele que não arde). Devo fazer mais alguma coisa? vocês acham que ele pode ter quebrado a pena? 

Alguem tem alguma tecnica para pegar a calopsita sem estressa-la ou machuca-la? 

segue uma foto do machucado.. obrigada!!! 

16300055_1433104713379912_5769426275937360256_o.jpg

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

@carlamachado bom dia!

Olha só não sou veterinário, apenas um criador domestico de calopsita, uma forma de segurar a ave sem machuca-la, nem se machucar é com uma toalha (de preferência de tosto), minha calopsita não é arisca a ponto de bicar com força, mas fiz isso quando precisei fazer exame de sexagem. Indico levar a ave a um Vet para analisar melhor a situação.

Link para compartilhar

58 minutos atrás, Hugo Gabriel disse:

@carlamachado bom dia!

Olha só não sou veterinário, apenas um criador domestico de calopsita, uma forma de segurar a ave sem machuca-la, nem se machucar é com uma toalha (de preferência de tosto), minha calopsita não é arisca a ponto de bicar com força, mas fiz isso quando precisei fazer exame de sexagem. Indico levar a ave a um Vet para analisar melhor a situação.

Obrigada, Hugo.. 
Ouvi dizer que o atrito da toalha machuca o passaro, tenho uma luva da cor da pele de flanela bem grossa, acho que pode resolver a situação.. estou observando o kadu e ele está comendo, bebendo água e se comportando naturalmente.. de qualquer maneira, vou ver se levo ao veterinário para dar uma olhada.. obrigada. 

Link para compartilhar

@carlamachado como o @Hugo Gabriel comentou eu uso um pano com calopsitas ariscas, a luva vai bem também, mas eu preferia um pano, na gaiola cuidado para não machucar, pode acontecer dela agarrar muito bem na grade e machucar os dedos, No chão é tranquilo, se vc soltar ela é só jogar o pano por cima e pegar, não tem como ela agarrar em nada. As minhas já tiveram pânico noturno e achei asas pelo viveiro e sangue nas vasilhas, mas todas sararam de boa, o importante é o sangue estancar e não ter hemorragia. 

• Gostei 1
Link para compartilhar

Acho que se não foi nada grave é exagero um veterinário apenas para quebra de asa ou canhão, se continua sangrando ou visivelmente quebrado o bulbo, deve se num único puxão preciso arrancar a pena quebrada, e com certeza tua calopsita irá até agradecer... Aconteceu com o loro uma calopsita arisca que dei para minha sogra kkkk pegamos com uma toalha ela pegou e eu localizei a pena quebrada e em um único puchao arranquei na asas, se bateu com medo dá gente.

Acho que se não foi nada grave é exagero um veterinário apenas para quebra de asa ou canhão, se continua sangrando ou visivelmente quebrado o bulbo, deve se num único puxão preciso arrancar a pena quebrada, e com certeza tua calopsita irá até agradecer... Aconteceu com o loro uma calopsita arisca que dei para minha sogra kkkk pegamos com uma toalha ela pegou e eu localizei a pena quebrada e em um único puchao arranquei na asas, se bateu com medo dá gente.

• Gostei 1
Link para compartilhar

@Toninho e @cilene1234 que bom ler isso! Então, ele nem chegou a ter uma hemorragia.. tinha sangue apenas na asa, olhei na gaiola e tinha um pouco de sangue onde a asa dele ficou presa mas não ficou escorrendo sangue.. estancou sozinho e em poucos minutos..
Como trabalho em casa fiquei o dia todo observando o comportamento dele: Ele comeu, bebeu agua, piou um pouco (ainda não canta, mas dá seus berros ocasionais..rs), não ficou amuado e ele tentou limpar as penas que estavam sujas de sangue.. enquanto passava o bico pelas penas não aparentou estar com dor.. (Ufaa!) 
Ele ainda esta naquela fase bem desconfiada mas já come aveia na minha mão, vou tentar pegar ele novamente para examinar a asa e ver se tem algo quebrado, olhando por cima não parecia estar quebrado.. vamos torcer! obrigada a todos! 

• Gostei 1
Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.