carlamachado Postado 30 de Janeiro de 2017 Compartilhar Postado 30 de Janeiro de 2017 Pessoal, Levei um susto hoje cedo.. Por volta de 5h da manhã escutei um barulho muito alto e esse barulho assustou minha calopsita, ela ficou com a asa presa na gaiola, mas se soltou antes que eu pudesse ajudar. A asa dele está com um pouco de sangue.. Ele está comigo há uma semana então ainda é bem arisco, peguei ele com a ajuda do meu pai mas ele bicava tao forte o meu pai que não consegui examinar muito bem se foi um machucado superficial ou se quebrou alguma pena..consegui abrir a asa mas nao muito, mas foi bem na beirada da asa.. Nao sangrou de escorrer nem pingar sangue na gaiola.. não precisei estancar o sangue pq foi mto pouquinho, só sujou a pena. nao consegui lavar pra tirar o sangue, mas passei soro fisiologico e merthiolate (daquele que não arde). Devo fazer mais alguma coisa? vocês acham que ele pode ter quebrado a pena? Alguem tem alguma tecnica para pegar a calopsita sem estressa-la ou machuca-la? segue uma foto do machucado.. obrigada!!! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Hugo Gabriel Postado 30 de Janeiro de 2017 Compartilhar Postado 30 de Janeiro de 2017 @carlamachado bom dia! Olha só não sou veterinário, apenas um criador domestico de calopsita, uma forma de segurar a ave sem machuca-la, nem se machucar é com uma toalha (de preferência de tosto), minha calopsita não é arisca a ponto de bicar com força, mas fiz isso quando precisei fazer exame de sexagem. Indico levar a ave a um Vet para analisar melhor a situação. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
carlamachado Postado 30 de Janeiro de 2017 Autor Compartilhar Postado 30 de Janeiro de 2017 58 minutos atrás, Hugo Gabriel disse: @carlamachado bom dia! Olha só não sou veterinário, apenas um criador domestico de calopsita, uma forma de segurar a ave sem machuca-la, nem se machucar é com uma toalha (de preferência de tosto), minha calopsita não é arisca a ponto de bicar com força, mas fiz isso quando precisei fazer exame de sexagem. Indico levar a ave a um Vet para analisar melhor a situação. Obrigada, Hugo.. Ouvi dizer que o atrito da toalha machuca o passaro, tenho uma luva da cor da pele de flanela bem grossa, acho que pode resolver a situação.. estou observando o kadu e ele está comendo, bebendo água e se comportando naturalmente.. de qualquer maneira, vou ver se levo ao veterinário para dar uma olhada.. obrigada. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Toninho Postado 30 de Janeiro de 2017 Compartilhar Postado 30 de Janeiro de 2017 @carlamachado como o @Hugo Gabriel comentou eu uso um pano com calopsitas ariscas, a luva vai bem também, mas eu preferia um pano, na gaiola cuidado para não machucar, pode acontecer dela agarrar muito bem na grade e machucar os dedos, No chão é tranquilo, se vc soltar ela é só jogar o pano por cima e pegar, não tem como ela agarrar em nada. As minhas já tiveram pânico noturno e achei asas pelo viveiro e sangue nas vasilhas, mas todas sararam de boa, o importante é o sangue estancar e não ter hemorragia. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Shenna Postado 30 de Janeiro de 2017 Compartilhar Postado 30 de Janeiro de 2017 Acho que se não foi nada grave é exagero um veterinário apenas para quebra de asa ou canhão, se continua sangrando ou visivelmente quebrado o bulbo, deve se num único puxão preciso arrancar a pena quebrada, e com certeza tua calopsita irá até agradecer... Aconteceu com o loro uma calopsita arisca que dei para minha sogra kkkk pegamos com uma toalha ela pegou e eu localizei a pena quebrada e em um único puchao arranquei na asas, se bateu com medo dá gente. Acho que se não foi nada grave é exagero um veterinário apenas para quebra de asa ou canhão, se continua sangrando ou visivelmente quebrado o bulbo, deve se num único puxão preciso arrancar a pena quebrada, e com certeza tua calopsita irá até agradecer... Aconteceu com o loro uma calopsita arisca que dei para minha sogra kkkk pegamos com uma toalha ela pegou e eu localizei a pena quebrada e em um único puchao arranquei na asas, se bateu com medo dá gente. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
carlamachado Postado 30 de Janeiro de 2017 Autor Compartilhar Postado 30 de Janeiro de 2017 @Toninho e @cilene1234 que bom ler isso! Então, ele nem chegou a ter uma hemorragia.. tinha sangue apenas na asa, olhei na gaiola e tinha um pouco de sangue onde a asa dele ficou presa mas não ficou escorrendo sangue.. estancou sozinho e em poucos minutos.. Como trabalho em casa fiquei o dia todo observando o comportamento dele: Ele comeu, bebeu agua, piou um pouco (ainda não canta, mas dá seus berros ocasionais..rs), não ficou amuado e ele tentou limpar as penas que estavam sujas de sangue.. enquanto passava o bico pelas penas não aparentou estar com dor.. (Ufaa!) Ele ainda esta naquela fase bem desconfiada mas já come aveia na minha mão, vou tentar pegar ele novamente para examinar a asa e ver se tem algo quebrado, olhando por cima não parecia estar quebrado.. vamos torcer! obrigada a todos! 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.