Elder Abreu Postado 12 de Março de 2017 Compartilhar Postado 12 de Março de 2017 (editado) Oi, Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre formação de casal. Primeiramente, vou tentar explicar o que acontece aqui em casa. Já tínhamos um macho (arlequim) desde filhote, que é super manso com a gente. Depois compramos mais duas calopsitas achando que eram fêmeas, mas na verdade era um outro macho (lutino) e uma fêmea (albina). Os três vivem harmoniosamente na gaiola, nunca vimos problemas entre eles. Todos já estão com mais de 01 ano. Ai resolvemos estimular para ver se formava um casal, ou seja, a fêmes escolher entre os dois machos. O que acontece é o seguinte. O macho arlequim é como se fosse o macho alfa, é o que canta mais, que belisca, que come primeiro, que manda de fato na gaiola. Já vimos algumas vezes ele tentando subir na fêmea, ela até fica parada, mas ele, não sei se por falta de experiência, não consegue montar nela de fato. Agora acontece também que ele é muito mais ligado afetivamente ao outro macho lutino, a ponto de ele ficar meio que pedindo carinho, cafuné ao outro. Eles são muito mais unidos que com a fêmea. Já colocamos um ninheira uma vez para estimular mais, o que aconteceu foi que ela pôs 03 ovos, e os machos se reversaram para chocar, um ficava durante o dia e o outro a noite. A fêmea quase nem entrava na ninheira. Depois de um tempo percebemos que os ovos estavam gôros. Jogamos fora os ovos e tiramos a ninheira novamente. Neste período de chocagem, o macho arlequim, que é extremamento dócil, passou a ser arisco. Isto deve ser normal, pois ele voltou a não ser bravo após a retirada da ninheira. A pergunta que faço é: o que fazer para que dê certo um acasalamento? Vale a pena colocar outra fêmea na gaiola? Separo os machos? Obrigado Editado 12 de Março de 2017 por Elder Abreu Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Guilherme Carli Postado 12 de Março de 2017 Compartilhar Postado 12 de Março de 2017 Vejo que tem um triângulo amoroso, pois os três "reproduziram juntos", mas os machos dominaram mais no choco, então você tem duas opções, manter assim, supostamente por ser a primeira tentativa foi algo de experiência ou separa-la com apenas um macho em uma gaiola + ninho, mas acredito que pelo fato do outro ficar separado vai rolar estresse por parte das aves, principalmente dos machos que são apegados. Particularmente ficaria com a opção 1, triângulo amoroso, onde os três ficam juntos. Desejo Boa sorte ! Compartilhe conosco esta experiência abrindo um tópico se quiser. Abraço Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Elder Abreu Postado 12 de Março de 2017 Autor Compartilhar Postado 12 de Março de 2017 Guilherme obrigado pela resposta. Mas acho que não deu certo pois o macho escolhido não deve ter montado na fêmea e não copularam. Os ovos não estavam galados. Já se passaram alguns meses, coloco novamente a ninheira? Meu medo é de a fêmea por ovos novamente sem estarem galados. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
AlineLima Postado 12 de Março de 2017 Compartilhar Postado 12 de Março de 2017 1 hora atrás, Elder Abreu disse: Guilherme obrigado pela resposta. Mas acho que não deu certo pois o macho escolhido não deve ter montado na fêmea e não copularam. Os ovos não estavam galados. Já se passaram alguns meses, coloco novamente a ninheira? Meu medo é de a fêmea por ovos novamente sem estarem galados. As calopsitas podem efetuar sua reprodução o ano inteiro mas é aconselhável deixar que tenham apenas 2 ou 3 ninhadas anuais. Antes de estimular a postura, vermifugue suas aves! Turbine a alimentação e deixe muita água na gaiola para seu trio parada dura! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
cástella Postado 13 de Março de 2017 Compartilhar Postado 13 de Março de 2017 Eu tenho uma situação parecida mas com 2 fêmeas e um macho. Os ovos são galados e os três se revezam no choco, no entanto quem cuida mais é a fêmea que não é a mãe. Dá certo então eu mantenho assim, até porque da última vez a mãe biológica abandonou o ninho e a outra assumiu com toda a garra e coragem...kkk Acho que você poderia fazer uma segunda tentativa. Assim como a @AlineLima disse, vermifugue antes. Vitamina E pode ajudar, já pensou em dar um suplemento para reprodução para aumentar a libido? Eu uso o pro mater e após uma semana de ter começado o suplemento, coloco o ninho. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Elder Abreu Postado 13 de Março de 2017 Autor Compartilhar Postado 13 de Março de 2017 9 horas atrás, cástella disse: Eu tenho uma situação parecida mas com 2 fêmeas e um macho. Os ovos são galados e os três se revezam no choco, no entanto quem cuida mais é a fêmea que não é a mãe. Dá certo então eu mantenho assim, até porque da última vez a mãe biológica abandonou o ninho e a outra assumiu com toda a garra e coragem...kkk Acho que você poderia fazer uma segunda tentativa. Assim como a @AlineLima disse, vermifugue antes. Vitamina E pode ajudar, já pensou em dar um suplemento para reprodução para aumentar a libido? Eu uso o pro mater e após uma semana de ter começado o suplemento, coloco o ninho. @cástella confesso que não deu nenhum tipo de suplemento para reprodução ou vitamina E. Eu já dei um suplemento vitamínico na água, mas acho que eles nem bebiam. Poderia me orientar em relação a isso? O que comprar? Aqui em casa além das rações, colocamos frutas (embora eu perceba que eles não gostam tanto), cheiro verde, legumes. Obrigado! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Solução cástella Postado 13 de Março de 2017 Solução Compartilhar Postado 13 de Março de 2017 O Pro mater é um suplemento que ajuda no desempenho reprodutivo tanto de fêmeas como de machos. Para destacar, ele contém vitamina E que ajuda na produção de esperma e ácido fólico que evita o surgimento de más formações fetais. Ele é um pó que deve ser misturado ao alimento e pode ser iniciado até 6 meses antes de cruzarem. Eu acho muito para uma ave então faço assim: Como eles podem levar de 1 semana a dois meses para botar os ovos, a partir do momento que começarem a cruzar, eu faço o uso do suplemento até começarem a cruzar e então coloco o ninho. Caso não cruzem, espero de sete a quinze dias, após ter começado a dar o suplemento, para colocar o ninho. E retiro o suplemento quando pararem de colocar os ovos. Existem alguns outros suplementos para reprodução no mercado, mas só tenho experiência com este. Quanto a alimentação, É bom reforçar antes de começarem a cruzar e também aumentar a quantidade oferecida, já que por extinto eles podem não cruzar por achar que não terá comida disponível para os filhotes. O básico para se ter em uma gaiola é o mix de sementes, ração extrusada, farinhada 2 vezes na semana (todos os dias quando os filhotes nascerem), osso de siba e\ou pedra de cálcio. Ovo cozido sem casca servido morno e partido ao meio 2 vezes na semana (todos os dias quando os filhotes nascerem). Folhas como couve, agrião e rúcula e milho cozido. Lembre-se que alimentos cozidos devem ficar apenas duas horas na gaiola. Muitas não gostam de frutas e outros legumes. O segredo é a insistência e muitas vezes comem o que não costumavam comer quando nascem filhotes. Coloque a mesma fruta ou o mesmo legume todos os dias por uma semana e mude na semana seguinte. O que também vai ajudar é a banheirinha de água que deve ser mantida sempre. E quando colocar o ninho, deixe muita maravalha dentro. Depois de feito tudo isso, é só dar tranquilidade ao trio Nada de ficar mudando a gaiola de lugar, deixe-os em um lugar silencioso e longe de outros animais. É mais fácil botarem ovos quando se sentem seguros e a vontade e assim vai ser difícil abandoná-los também. Boa sorte!! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.