FabianoM Postado 3 de Abril de 2017 Compartilhar Postado 3 de Abril de 2017 boa noite meu primeiro tópico, infelizmente por um motivo ruim. Essa semana eclodiram 3 ovos do meu casal de lutinos. Um na quinta, outro sexta e o terceiro agora domingo inicio da noite. Os 2 primeiros estavam sendo extremamente bem cuidados, com muito carinho. Os pais se revezando na alimentação com eles no ninho. Quando o terceiro nasceu hoje, tudo mudou da agua para o vinho. Vimos que o ninho estava sujo e tiramos para limpeza. Quando os coloquei num papel toalha, vi que havia uma pequena quantidade de sangue no papel. Um deles estava ferido. Vi que o filhote numero 2 estava com o dedo machucado mas era um ferimento leve. Limpei o ninho e os devolvi no ninho. Tão logo a mãe voltou para o ninho, ela começou a passar o bico nos pés dos 3, aleatoriamente e agitada. Eu achei que estava preocupada com o que se feriu e estava lambendo o ferimento no intuito de estancar o sangramento. Fui fazer outras coisas, e cerca de 20 min depois, voltei para ver e me deparei com mais sangue ainda no fundo do ninho. Retirei os 3 novamente; vi que os pés dos 3 agora estavam com feridas, e sangue no bico da mãe. Ou seja, ela estava ferindo-os nos dedos, talvez tentando come-los, não sei... fiquei um pouco apavorado e liguei para a Vet que orientou separa-los pelo menos por essa noite. Agora estão os 3 em outro quarto, no ninho com uma lampada em cima. Não param de piar e quando tento dar papinha na seringa, não comem (talvez se acostumaram só com os pais alimentando??). O menorzinho está debilitado, aparentemente. Se mexe pouco. O que aconselham?? DÚVIDAS PRINCIPAIS: Tento retorna-los ao convívio com os pais amanhã ou vai acontecer o mesmo?? Como alimentar no caso de recusa?? Já seguro a cabecinha deles, encosto a ponta da seringa no bico, mas nem abrem o bico e viram o rosto (como se o gosto fosse ruim). Alguem sabe pq isso ocorreu? estava tudo indo tão bem... Eu e minha esposa só mexiamos no ninho uma vez por dia, rapidamente, para trocar o fundo do ninho, quando acumulava sujeira. Fora isso, são criados num quarto separado, bem reservado. (estao conoso há cerca de 3 anos). obrigado!! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Deh31Dih Postado 3 de Abril de 2017 Compartilhar Postado 3 de Abril de 2017 não entendo muito pois nunca tive essa experiência , mas pelo q já li os macho costuma a cuidar melhor na alimentação deles , se o pai não machuca nenhum deixa com o pai e separa a mãe , se eu estiver errada algum me corrija por favor . Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
cástella Postado 3 de Abril de 2017 Compartilhar Postado 3 de Abril de 2017 (editado) Separar eles com o pai é uma das possibilidades. Mas o casal sofre quando isso ocorre, então é uma decisão sua. Eles demoram um pouco para se acostumar com a papa e você os alimentando, normalmente lá pelo terceiro dia eles acostumam. Quem pode dar dicas valiosas nesse aspecto é a @cilene1234. Ela obteve muito sucesso com um filhotinho criado só na papa. É a primeira postura do casal? A primeira postura não costuma vingar. Por falta de experiência do casal, normalmente os filhotinhos morrem. Pode ser que a mãe esteja estressada. Há barulho ou pode se ouvir outros animais onde eles estão? Você mudou a gaiola ou os poleiros de lugar? Está ofertando, pelo menos, o dobro de comida que oferecia antes dos filhotes nascerem? Eles tinham a rotina de passear pela casa ou ficar soltos em algum horário do dia e isso não está ocorrendo mais? Editado 3 de Abril de 2017 por cástella Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
FabianoM Postado 3 de Abril de 2017 Autor Compartilhar Postado 3 de Abril de 2017 bom dia e muito obrigado pelas respostas e pela atenção. Duas horas após o envio da mensagem, consegui dar comida aos 2 mais velhos, (um comeu bem e o outro pouco). O que nasceu ontem não dei nada pois li que no primeiro dia não damos papinha (e ele estava bem debilitado, achei que não fosse nem amanhecer vivo). Felizmente, às 5:40h, quando acordei p/ alimenta-los, vi que o menorzinho estava vivo (dormindo em grupo, enroscado com os irmãos). Tentei dar papinha mas estavam com os papos cheios e rejeitaram. Foi uma felicidade enorme ver que os 3 sobreviveram essa primeira noite sem os pais, numa madrugada um pouco fria. Vi o quanto é difícil a rotina de papinha de 2 em 2h, ainda mais devido ao meu trabalho e a única opção seria deixar com o pai, que não havia agredido ninguém. Levei o ninho de volta ao quarto das calops, e fiquei com o ninho no colo, pois se a mãe tentasse agredir novamente eu conseguiria impedir logo. A reação do pai foi muito emocionante; logo voou até a beira do ninho e começou a alimenta-los freneticamente. Eles começaram a piar alto... Já a mãe (com o ninho no meu colo) entrou, e começou novamente a bica-los para machucar. Logo a espantei. O macho levou uns 5 minutos para entrar de vez no ninho, estava hesitante e ficava espantando e bicando a fêmea quando esta se aproximava. A impressão que dava era que ela não os queria de volta (ou por perto). Finalmente o macho entrou, se aninhando em cima deles e agora está dormindo com eles embaixo dele. Ele assumiu a ninhada. Tirei a femêa do quarto, colocando a gaiola dela em outro local, pois ela ficava gritando enquanto estavam juntos. Agora estão separados. Acho que nunca mais vou esperar a eclosão dos ovos. O ideal é jogar fora no primeiro dia? foi (e está sendo) uma experiência traumatizante. obrigado novamente ahh e não houve alteração na rotina deles. nada que os estressasse. Tudo mudou quando nasceu esse terceiro filhote, antes estava tudo perfeito com a mãe muito amorosa cuidando o tempo todo e o pai um pouco menos. E por incrivel que pareça, a mãe é a calop mais mansa que tenho. Sempre dengosa, adora um carinho.... realmente foi uma surpresa bizarra!! Tenho a impressão de que ela não está sofrendo com a separação do casal. Está se alimentando normalmente. É a primeira postura que nasce, pois antes eu tirava os ovos para impedir. Não há barulhos por perto, moramos em local muito silencioso, não mudei nada de lugar, poleiros... nada... só mesmo tirava o ninho 1x ao dia, para trocar o fundo. Ofertei o dobro de comida e sempre ficavam soltos e os mantive assim agora tb. obrigado Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Deh31Dih Postado 4 de Abril de 2017 Compartilhar Postado 4 de Abril de 2017 22 horas atrás, FabianoM disse: bom dia e muito obrigado pelas respostas e pela atenção. Duas horas após o envio da mensagem, consegui dar comida aos 2 mais velhos, (um comeu bem e o outro pouco). O que nasceu ontem não dei nada pois li que no primeiro dia não damos papinha (e ele estava bem debilitado, achei que não fosse nem amanhecer vivo). Felizmente, às 5:40h, quando acordei p/ alimenta-los, vi que o menorzinho estava vivo (dormindo em grupo, enroscado com os irmãos). Tentei dar papinha mas estavam com os papos cheios e rejeitaram. Foi uma felicidade enorme ver que os 3 sobreviveram essa primeira noite sem os pais, numa madrugada um pouco fria. Vi o quanto é difícil a rotina de papinha de 2 em 2h, ainda mais devido ao meu trabalho e a única opção seria deixar com o pai, que não havia agredido ninguém. Levei o ninho de volta ao quarto das calops, e fiquei com o ninho no colo, pois se a mãe tentasse agredir novamente eu conseguiria impedir logo. A reação do pai foi muito emocionante; logo voou até a beira do ninho e começou a alimenta-los freneticamente. Eles começaram a piar alto... Já a mãe (com o ninho no meu colo) entrou, e começou novamente a bica-los para machucar. Logo a espantei. O macho levou uns 5 minutos para entrar de vez no ninho, estava hesitante e ficava espantando e bicando a fêmea quando esta se aproximava. A impressão que dava era que ela não os queria de volta (ou por perto). Finalmente o macho entrou, se aninhando em cima deles e agora está dormindo com eles embaixo dele. Ele assumiu a ninhada. Tirei a femêa do quarto, colocando a gaiola dela em outro local, pois ela ficava gritando enquanto estavam juntos. Agora estão separados. Acho que nunca mais vou esperar a eclosão dos ovos. O ideal é jogar fora no primeiro dia? foi (e está sendo) uma experiência traumatizante. obrigado novamente ahh e não houve alteração na rotina deles. nada que os estressasse. Tudo mudou quando nasceu esse terceiro filhote, antes estava tudo perfeito com a mãe muito amorosa cuidando o tempo todo e o pai um pouco menos. E por incrivel que pareça, a mãe é a calop mais mansa que tenho. Sempre dengosa, adora um carinho.... realmente foi uma surpresa bizarra!! Tenho a impressão de que ela não está sofrendo com a separação do casal. Está se alimentando normalmente. É a primeira postura que nasce, pois antes eu tirava os ovos para impedir. Não há barulhos por perto, moramos em local muito silencioso, não mudei nada de lugar, poleiros... nada... só mesmo tirava o ninho 1x ao dia, para trocar o fundo. Ofertei o dobro de comida e sempre ficavam soltos e os mantive assim agora tb. obrigado q bom q deu tudo certo parabéns vovô de penas 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
FabianoM Postado 5 de Abril de 2017 Autor Compartilhar Postado 5 de Abril de 2017 (editado) Bom dia, ainda sobre o ocorrido, o pai continua cuidando, porém me preocupa o fato de pai e mãe estarem em cômodos separados. Durante as primeiras horas da manhã e fim de tarde, ambos ficam correndo de um lado ao outro da gaiola, chamando pelo outro, claramente como se precisassem estar juntos de novo. Devido a isso, o macho fica pouco no ninho nesse período e receio que ele desista, por esse motivo e pelo desgaste que está tendo cuidando sozinho de 3 filhotes. Eles tb tinham a rotina de ficar soltos (e juntos) e desde segunda não soltei nenhum dos dois. Será que colocando a fêmea no mesmo comôdo e soltando o macho, existe a chance de desistirem dos filhotes?? O que puderem ajudar nesse sentido, agradeço imensamente obrigado Editado 5 de Abril de 2017 por FabianoM erro de digitação Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Sandra Gomes Postado 5 de Abril de 2017 Compartilhar Postado 5 de Abril de 2017 Não pode tentar a aproximação, pra ver se ela acalmou? 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Shenna Postado 5 de Abril de 2017 Compartilhar Postado 5 de Abril de 2017 Olá,desculpe não ter participado antes , mas que bom que o pai assumiu, agora coloque a fêmea no mesmo ambiente mas gaiolas separadas, mas fique de olhos abertos, ao menor sinal de perigo para os pequenos, reveze a abertura das gaiolas, uma hora uma outra hora outra não ao mesmo tempo mas continuando as no mesmo ambiente, agora sobre a sopinha, alimentação manual um segredo importante não mencionado nestas tabelas como você mesmo mencionou que de 2 em 2 horas é bem difícil de seguir, as vezes o papo ainda nem esvaziou de completo não é mesmo.... O segredo amigo "SIGA O PAPO NÃO SIGA OS HORARIOS DA TABELA", teve dias que pitoco aqui em casa (pitoco filhote perola que nasceu em incubadora artificial) ficou apenas com 2 refeições devido a demora em esvaziar o papo!!! Hoje ele tá assim.. A fêmea esta dando sinais que quer emendar posturas, não deixe desanime a ai vão as fotos de pituco o antes é o hoje Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Sandra Gomes Postado 5 de Abril de 2017 Compartilhar Postado 5 de Abril de 2017 Não veio as fotos. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Shenna Postado 5 de Abril de 2017 Compartilhar Postado 5 de Abril de 2017 Desculpas, 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
FabianoM Postado 5 de Abril de 2017 Autor Compartilhar Postado 5 de Abril de 2017 10 horas atrás, cilene1234 disse: Olá,desculpe não ter participado antes , mas que bom que o pai assumiu, agora coloque a fêmea no mesmo ambiente mas gaiolas separadas, mas fique de olhos abertos, ao menor sinal de perigo para os pequenos, reveze a abertura das gaiolas, uma hora uma outra hora outra não ao mesmo tempo mas continuando as no mesmo ambiente, agora sobre a sopinha, alimentação manual um segredo importante não mencionado nestas tabelas como você mesmo mencionou que de 2 em 2 horas é bem difícil de seguir, as vezes o papo ainda nem esvaziou de completo não é mesmo.... O segredo amigo "SIGA O PAPO NÃO SIGA OS HORARIOS DA TABELA", teve dias que pitoco aqui em casa (pitoco filhote perola que nasceu em incubadora artificial) ficou apenas com 2 refeições devido a demora em esvaziar o papo!!! Hoje ele tá assim.. A fêmea esta dando sinais que quer emendar posturas, não deixe desanime a ai vão as fotos de pituco o antes é o hoje obrigado Cilene, colocando os 2 juntos no mesmo ambiente (em gaiolas separadas) o macho não vai desistir de alimentar os filhotes ou dormir no ninho com eles?? essa é a minha maior preocupação, pois ele está cuidando muito bem dos filhotes. Só de ouvir o grito da femêa (em outro cômodo) ele fica doido, correndo pela gaiola. obrigado pela ajuda! lindas as suas calops, parabéns! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Shenna Postado 6 de Abril de 2017 Compartilhar Postado 6 de Abril de 2017 Tente, deve ser duro para ouvir e ver o sofrimento de ambos, se ela se conformar de ficar com a gaiola no mesmo cômodo mas separada do filhotes será menos sofrimento para ambos, se não der certo e se você tiver tempo, tire o ninho da gaiola,coloque a fêmea novamente em companhia do seu parceiro e você cuida dos pequenos....separar um casal é um experiência frustante para ambos. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Calopsita Nina Postado 7 de Abril de 2017 Compartilhar Postado 7 de Abril de 2017 Não é bom ficar mexendo no ninho, pode estressar o casal... Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Shenna Postado 7 de Abril de 2017 Compartilhar Postado 7 de Abril de 2017 Como está a fêmea, mais calma...... Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.