Jump to content

Postura crônica e coccidiose

Sandra Gomes

Posts Recomendados

Gente socorro. Frida botou 1 ovo. E tive diagnóstico de coccidiose  essa semana. Sei que muitos dirão para eu descartar o ovo, mas na primeira vez não galou nenhum. Quero ficar com o ovo por essas razões: 

1. No exame anterior minhas aves não tinham nada ( creio que Athena é quem trouxe) 

2. O inverno tá chegando e se o ovo não vingar por qualquer razão, eu já iria dar o descanso. 

3. Já iniciei o tratamento para coccidiose com a recomendação do veterinário. Segundo ele o macho fica estéril temporariamente, porém os ovos galados seriam antes do tratamento ( até pq nem os vi acasalando esses dias.)

Para o tratamento de coccidiose, ele receitou o remédio e pediu uma pausa depois de 6 dias. Ele é veterinário de gato e cachorro. Aqui não tem veterinário de aves. O mais próximo está a 360 km. 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

A questão é, veterinário de cão e gato não pode medicar uma ave, ele não se especializou, isso é errado! O cabível é você procurar outro na região, caso não ache, fazer essa viagem e levar a ave. 

Se o ovo galar e vir a nascer filhote o pequeno (digo o filhote) não vai sobreviver, pois a transmissão irá ser pelo contato dos pais e a alimentação.

Você não fez a quarentena na nova ave? Outra coisa, qualquer ave que entra entra casa é necessário o pacote que tenha muitas variedades de exames junto. 

Eu diria pra você refazer o exame, pode ser um falso positivo, faça em outro laboratório, porquê erros acontecem. 

Lembrando que tem a higienização do ambiente onde ficam a andam, outra, o ninho, eles chocando no ninho deixam a bacteria lá, você não vai poder lavar o ninho, por conta do ovo, portanto se nao houver uma higienização bem feita, essa doença nunca vai sumir do local, claro, talvez daqui alguns anos. 

Boa sorte! 

P. S A casca do ovo também pode conter a bactéria.  

Eu descartaria, pois a imunidade deles irá cair mais ainda e a doença partir pro ataque. 

Link para compartilhar

Obrigada @Guilherme Carli. Comecei o tratamento ontem e limpei tudo mesmo. Play, pote, árvore, gaiolas, poleiros, piso, tudo etc. Quando trouxe Athena fiz o exame no veterinário ( de gato e cachorro). Deu tudo negativo. Foi de fezes mesmo, porém é uma ave de pet shop ( aqui não tem criador que preste). Ela ficou no outro cômodo, em outra gaiola até sair o resultado ( seis dias). Então no sábado eu a soltei. Ela subiu em tudo aqui. Deixei ela na gaiola e coletei amostras pro São Camilo ( parasitológico e triagem ave pet) aí deu esse resultado. Peguei o resultado e levei no veterinário ( me cobrou outra Consulta) contestei o resultado e a cobrança indevida já que ainda não tem 30 dias. Não paguei a consulta mas gastei com o remédio e o herbal Vet. Agora to zerada, sem dinheiro. Tenho que esperar o pagamento, mas só vou ter pra refazer o exame. Até lá eu pretendo continuar o tratamento. Vou descartar o ovo, pq apesar de Athena não ter entrado na gaiola ela ficou na mesma área com os outros.   Valeu a dica. 

• Gostei 1
Link para compartilhar

Então, voltei. Fiz o tratamento. Limpei tudo umas 500x. Aproveitei que estive de folga e limpava tudo várias vezes ao dia. Descartei os primeiros ovos ( 1 por dia) mas acabou que eu tirava 1 e ela botava outro. Numa dessas ela colocou 2 galado. Aí amoleci e não tirei mais. O ovo tá com 10 dias hoje. O  outro tem 8 dias. Como não refiz o exame ainda, mantenho o tratamento com Herbal Vet, mas suspendi o medicamento conforme o veterinário falou. Só vou ter dinheiro após o dia 14 e até lá provavelmente os filhotes já terão nascidos. Tô conformada. Fico na expectativa que eles sobrevivam, fico na expectativa pelo resultado do exame. Tô deixando o tempo passar mas fico apreensiva quanto a saúde das minhas aves. As fotos já tem alguns dias. 

IMG_20170418_162140182.jpg

IMG_20170418_162124315.jpg

Link para compartilhar

• 2 semanas atrás...

Atualizando... Athena chegou e com ela um diagnóstico de coccidiose. Fiz o tratamento mas Frida tava botando. Foram 5 ovos dos quais 2 estavam galados, porém somente 1 nasceu as 12h de hoje. 

IMG_20170501_120105657.jpg

• Gostei 1
Link para compartilhar

• 3 anos depois...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.