Jump to content

Pena quebrada: como proceder?

Ninabcs

Posts Recomendados

Boa noite, pessoal!

No caso da pena da calopsita quebrar e sair muito sangue, mas a parte quebrada soltar, qual é a melhor opção para o conforto da ave? 

Estancar o sangramento, limpar e deixar a ponta quebrada cicatrizar 

ou

arrancar a pena na raiz?

Obrigada!

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Dá uma dózinha, né? Mas o ideal é arrancar a pena com sangue quando for possível. Use um alicate esterilizado (desses de serviços domésticos) para segurar firme e arrancar a pena (ou o pedaço de pena) puxando no sentido de crescimento.

Há casos em que a pena quebra muito próximo a pele (seja por tentar remover no ângulo incorreto ou pelo acidente em si). Se não for possível remover a pena, apenas estanque o sagramento. Nesse caso, lave com soro fisiológico e use pó hemostático para estacar. Faça isso pelos próximos 2 ou 3 dias para evitar infecção na área (a depender se a área continuar sangrando ou inchada).  O corpo irá isolar o bulbo e vai acabar expelindo sozinho. MAS após os 3 dias de curativos você pode tentar remover o resto de pena novamente.

Link para compartilhar

Muito obrigada, pessoal! Limpei a região com soro fisiológico e arranquei a pena com a pinça. Ela é albina é ficou toda suja de sangue, tadinha! Tá parecendo uma albina com pena vermelha! E ela deve ter gostado, não me deixa limpar as penas de jeito nenhum! Minha porquinha! Haha!

a Pena saiu super fácil e o poro (?) onde estava a pena não está vermelho e nem inchado! Tudo resolvido!

mais uma vez, obrigada!

Link para compartilhar

3 horas atrás, Ninabcs disse:

Muito obrigada, pessoal! Limpei a região com soro fisiológico e arranquei a pena com a pinça. Ela é albina é ficou toda suja de sangue, tadinha! Tá parecendo uma albina com pena vermelha! E ela deve ter gostado, não me deixa limpar as penas de jeito nenhum! Minha porquinha! Haha!

a Pena saiu super fácil e o poro (?) onde estava a pena não está vermelho e nem inchado! Tudo resolvido!

mais uma vez, obrigada!

Que bom que tá tudo bem com ela. Assim a recuperação é mais rápida e menos dolorosa. Parabéns e boa sorte

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.