jhojhol157 Postado 22 de Abril de 2017 Compartilhar Postado 22 de Abril de 2017 Ola tenho uma calopsita macho canela ( uma mutaçao sexo-ligada, portanto tanto o pai quanto a mae devem ser canela correto?). Cruzei ela com uma femea perola cara branca, tive 3 filhotes perolas portanto o macho deve portar perola pelo que li em varios lugares......como é possivel ele portar perola sendo ele canela ( sexo-ligada....ou seja pai e mae canela).....se alguem puder me ajudar....minha cabeça ta dando um nó kkkk Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Vinicius Lins Postado 22 de Abril de 2017 Compartilhar Postado 22 de Abril de 2017 Fiquei confuso com sua explicação, vamos lá pelo o q eu entendi, o macho pode portar mutação sexo-ligada só a fêmea q não, ela tem q ser e não portar. Então como saiu 3 filhotes pérolas os 3 são fêmeas, pois para sair macho a fêmea teria q ser pérola mas não é. Tá vc falou q os pais dele (o macho canela) é Canela?? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Sandra Gomes Postado 22 de Abril de 2017 Compartilhar Postado 22 de Abril de 2017 Como é a mãe dos filhotes? Seu macho canela pode portar pérola sem mostrar no fenótipo. Essa obrigatoriedade é das fêmeas. Se a mãe não for pérola vc tem fêmeas. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
jhojhol157 Postado 28 de Abril de 2017 Autor Compartilhar Postado 28 de Abril de 2017 O macho é canela e a femea é perola carabranca.... Eu vi umas explicaçoes tipo assim Macho :Xc Xc (c de canela ) Femea : Xp Y (p de perola ) Nao sei se essa explicacao esta certa. Mais se tiver onde que se encaixa o porte de perola do macho? ( kkk re li meu post e nem eu entendi kkkk ) Eu nao sei como sao os pais das minhas aves. E os filhotes sao todos perola Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Mauro Postado 28 de Abril de 2017 Compartilhar Postado 28 de Abril de 2017 O macho pode portar um pérola-canela em um gene e canela no outro e no fenótipo ser canela como o seu. No seu caso se todos filhotes forem pérolas cinza e não canelas devem ser machos. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Sandra Gomes Postado 28 de Abril de 2017 Compartilhar Postado 28 de Abril de 2017 Cb é mutação recessiva. Precisa os dois ter para nascer filhotes. Se a sua ave não tem cb os filhotes serão cinza podendo ser machos e fêmeas. Se tiver filhote canela é fêmea. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
jhojhol157 Postado 28 de Abril de 2017 Autor Compartilhar Postado 28 de Abril de 2017 A intao ela pode ter perola-canela em um gene só.....essa era minha duvida... Quanto aos filhotes dois sao perola cinza e um é perola canela. Me ajudaram muito.... Obrigado a todos pelas respostas......e por terem paciencia para entender oque eu tava tentando dizer. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Thanak paixão Postado 29 de Abril de 2017 Compartilhar Postado 29 de Abril de 2017 as calopsitas macho mesmo sendo sua mutaçao ligada ao sexo pode ser portador de mutacoes ligado ao sexo como perola canela ino e etc. as femeas podem ser sexo ligado mas nao podem ser portadoras do gen. no caso dos filhotes perolas,isso mostra que o macho canela carrega o gen perola em seu dna,creio eu que os pais de sua calopsita canela macho nao sao dois canelas. pelo que entendi a mae dos filhotes seus e uma perola cb Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
jhojhol157 Postado 29 de Abril de 2017 Autor Compartilhar Postado 29 de Abril de 2017 Isso mesmo a mae é perola cb Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.