Jump to content

Morte de filhotes

Dandara sobrinho
Ir para a solução Resolvido por Dandara sobrinho,

Posts Recomendados

Boa noite, tenho algumas dúvidas, será que alguém pode me ajudar?

Tenho um casal de calopsitas,minha kaka botou ovos comigo pela primeira vez no final de maio, essa semana nasceu o primeiro e o segundo filhote, ainda restam mais 2 ovos, que pelas minhas contas nascem entre o final dessa semana e a próxima. O primeiro baby está firme e forte, crescendo rápido, sendo bem alimentado e cuidado. Eles são papais super dedicados, revezam o tempo todo nos cuidados com seus filhos e o ninho não fica sozinho nem por um minuto. Faço tudo certinho, limpo a gaiola 2 vezes ao dia, as vezes mais, deixo sempre água limpa em temperatura ambiente, checo sempre a comida, ofereço frutas e legumes, pimenta dedo de moça, ração estrusada e mix de sementes, toda a alimentação prescrita pela veterinária e todos de boas marcas também... Enfim, já tive outras 3 calos antes dessas e morreram por uma bactéria, por tanto tenho o máximo de cuidado com as minhas filhas de penas rsrs.

Mas, hoje de manhã antes de sair limpei a gaiola como de costume, limpei o ninho também coloquei mais comida, troquei a água, etc e tal... Estava tudo certo. Quando retornei a tarde o filhotinho que nasceu por último estava morto, jogado de canto, fiquei muito triste, e queria entender porque isso aconteceu.

A segunda dúvida é, um dos outros 2 ovinhos que ainda estão sendo chocados está com algumas manchas escuras, acinzentadas, isso é normal? Será que o filhote vai conseguir nascer e sobreviver?

Ah, antes de qualquer coisa, quando peguei esse casal os levei na vet, que os examinou, fez exames e estava tudo bem com eles. Então os levei para a casa, desinfectei a gaiola conforme orientações dela, e graças a Deus só apresentaram bons comportamentos de saúde.

Aguardo respostas...

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Vc não precisa limpar o ninho tanto assim duas vezes ao dia, ainda mais nos primeiros 10 dias de vida pq nessa fase os pais estão mais concentrados com a saúde e alimentação dos filhotes e com a temperatura deles se vc ficar tirando eles de cima dos filhotes pra poder limpar como vc tá fazendo eles podem machucar os filhotes e quebrar os ovos que ainda resta blz faz assim reforce a alimentação, higienize a gaiola e após completar 10 dias vc limpa o ninho uma vez por semana é o certo  é o suficiente blz abraços e muito sucesso.

Editado por Dag
Link para compartilhar

Nossa, deve ter sido isso então que fez o filhote morrer, de repente ela machucou ele sem querer. Obrigada pela ajuda, achei que estava fazendo o certo, pois tenho medo dos filhotes acabarem fazendo muito coco lá e acabarem comendo ou entrando em seus narizinhos. Vou seguir essas orientações.

Link para compartilhar

Como o amigo disse acima, limpeza na primeira semana é meio que sem necessidade, mas depois pode limpar com mais frequência pois vai amanhecer sempre sujo, então, nas duas semanas dos filhotes pode limpar todos os dias pois a aparência do ninho vai estar bem feia por conta das fezes. A morte pode ser devido à N motivos, um deles é, pais indenficaram que não era um filhote forte e abandonou, isso acontece muito na natureza dos bichos. Observa o primeiro e os que ainda irão vir. 

Boa sorte! 

@Dandara sobrinho

• Gostei 1
Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.