Jump to content

Primeira postura fora da época... e agora?

jmnunes
Ir para a solução Resolvido por Shenna,

Posts Recomendados

Olá pessoal, tudo bem?

Vou contar o que aconteceu comigo pois nem eu acredito. Hoje, após chegar do trabalho notei que minha fêmea albina, de nome Branquinha estava com pouco de sangue no bico e algumas gotas no jornal. Fiquei preocupado mas pensei que tivesse brigado com o macho, um pérola canela cara branca, com pouco menos de 7 meses de nome Pepo. Porém notei que ela estava mais quieta que o normal e também mais agressiva com o macho (ela é muito dócil). Pensei então que algum animal tivesse atacado eles e ela foi pega. Na hora que coloquei eles pra dentro de casa, peguei ela no colo, para fazer um carinha e acalma-la. Foi nessa hora que ela botou um ovo. Isso mesmo, ela botou o ovo encima de mim enquanto estávamos no sofá... Por sorte não rolou.

O que estranhei foi que o pessoal do outro tópico disse que poderia deixar ela namorando com o macho que não haveria perigo, pois não tinha colocado a caixinha, e ela antes de eu pegar para fazer carinho estava deitada no pote de ração.

E agora pessoal, o que fazer? Ela está diferente depois que botou o ovo, mais quieta e dormindo... Isso é comum? Coloco uma casinha? Não sei mais o que fazer... Segue foto do primeiro ovo que ela botou na vida (fora de época)

P_20170630_171743_vHDR_On.jpg

30062017-P_20170630_173532_vHDR_On.jpg

@Mauro  @LRVN  @cilene1234   Acho que a história de não ter perigo de botar se não tiver caixinha (ninho) é lenda... Ela colocou sem eu ter colocado o ninho, estava deitada no pote de ração... Deem uma lida no tópico! Não sei o que fazer, ajuda ai pessoal. kkkkkkk 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

@Alexandro ela tem 11 meses (vai fazer 1 ano mês que vem). Porém o macho dela tem 6 meses (vai fazer 7 meses mês que vem). E o pessoal me disse que podia deixa-los juntos que não havia perigo se não colocasse a caixa. Mas isso me parece um mito pq não coloquei e ela ponhou igual, e eu não sei o que fazer agora!

Link para compartilhar

@jmnunes em momento algum dissemos que ela não iria botar. Entenda, assim como a galinha bota mesmo não sendo galada, acontece com as outras aves. O botar é uma coisa natural nessas espécies. O que dissemos do ninho foi que, EM DECORRÊNCIA da idade do casal, principalmente da fêmea, deixar ela TER FILHOTES seria um risco. Justamente por conta da idade. A imaturidade poderia ocasionar diversos problemas: o casal não chocar corretamente, quebrarem os ovos ou até mesmo matarem os filhotes, por pura inexperiência e imaturidade. Uma calopsita fêmea sozinha ou que vive com uma outra fêmea, bota do mesmo jeito. Qual é o papel do macho nessa história toda?????????? Fecundar os ovos. 

Ela vai continuar botando. Você simplesmente descarta os ovos. Ou então coloque-os numa chocadeira caseira, ou arrisca deixando com o casal, que ao meu ver, é uma baita ignorância. É como se você desse benção para uma criança engravidar com 10,12 anos. E engravidar, ou GERAR FILHOTES no caso, é muito mais do que simplesmente sentar a bunda nos ovos e aquecê-los. Gerar um filho é muito mais além, e as calopsitas assim como nós humanos são extremamente cuidadosas, a maternidade/paternidade exige MUITOOOOO do casal. Os filhotes dos meus estão com menos de 50 dias de vida, de tamanho estão como os pais, e choramingam o diiaaaa todo pedindo alimento. Percebo que o meu casal está cansado, fracos (embora que a alimentação esteja reforçadíssim). Eu, como a maioria das pessoas aqui do forum, por mais que sejam criadoras ($$$$$), não deixaria esse casal, com essa idade, gerar filhotes. A vida dele também corre perigo. 

Descarte os ovos, deixe o casal namorar a vontade, deixe a fêmea botar a vontade...mas não estimule. Não coloque o ninho. 

Aguarde a idade certa e então terá lindos filhotes sadios, com pais sadios para cuidar e tratar até que seja necessário. 

Editado por LRVN
Link para compartilhar

19 minutos atrás, jmnunes disse:

@Alexandro ela tem 11 meses (vai fazer 1 ano mês que vem). Porém o macho dela tem 6 meses (vai fazer 7 meses mês que vem). E o pessoal me disse que podia deixa-los juntos que não havia perigo se não colocasse a caixa. Mas isso me parece um mito pq não coloquei e ela ponhou igual, e eu não sei o que fazer agora!

Voce viu ele galando ela se ele nao tiver galando nao adianta sacrificar ele e ela no choco 1 ano ja e uma idade de postura e as vezes mesmo que ele esteja subindo nela pela idade dele nao vai estar galado. ou pode estar mas na primeira acostuma nao estar mas ja que ela tem um ano coloca o ninho e ve no que dá depois de dez dias que ela botar o ultimo ovo isso se ela se acostumar com o ninho e continuar a postura faz a ovoscopia se tiver filhote deixe eles terminar o choco se nao descarta os ovos na proscima da tudo certo blz

Link para compartilhar

@LRVN desculpe talvez tenha sido "ignorância" minha porque eu nunca tive um casal que botou antes, não estou culpando quem respondeu no outro tópico, apenas não fui informado que isso poderia acontecer, fui levado ao erro pensando que a fêmea apenas iria 'sentar a bunda' e ponhar se houvesse uma caixa. Afinal minha outra fêmea ficou 1 ano e nunca ponhou. A fêmea como você disse tem 11 meses, 11 meses não é 1 ano, embora ela atinga os 12 meses daqui a menos de 9 dias. E como dito eu não "incentivei" afinal a gaiola deles está sem a caixinha como estou mandando a foto da casa tirado agora de noite.

O que queria era alguma idéia... mas vlw por tudo, ainda vou estudar o que faço pois tenho alguns dias!

P_20170630_192157_vHDR_On.jpg

• Gostei 1
Link para compartilhar

Desculpe se fui grossa, as vezes não sei me expressar bem nessas coisas da internet. Mas enfim, o que você precisa ter em mente é que sim, a fêmea bota sendo galada ou não. Mesmo se você tivesse só ela, ela iria botar. Quando se tem uma companhia do sexo oposto, e acontece o acasalamento, isso por si só já é uma forma de estímulo para a fêmea botar. Eles adoram ser pais, e são muito responsáveis! 

Mas, com essa idade não é ideal deixar criar filhotes, já que isso depende de nós (pois estão em cativeiro). Imagina só, esse ovo que ela botou, se você não estivesse aí para entermediar, seria impossível ela chocar e nascer o filhote, certo? 

Caso você queira MUITO ter netos agora, eu aconselharia a fazer uma chocadeira caseira. Tem muitos tópicos aqui no fórum de pessoas que fizeram e conseguiram criar os bebês na papa desde o primeiro dia de vida, embora o sucesso seja mínimo. 

Nesse momento, eu não colocaria o ninho, já que além do risco que os filhotes estariam correndo, os pais também vão estar. 

Maaaaas....cabe a você decidir o que fará com suas aves. 

Mais uma vez peço desculpa se fui mal educada. Assim como você, também sou novata nessa área hahaha...os meus só criaram pois herdei as aves de uma pessoa, elas já vieram com o ninho instalado no viveiro...mas se me perguntar a idade da fêmea, não sei! O macho sei que é velho....

Mas é isso....

o que importa é o bem de nossos pequenos. 

Link para compartilhar

Não existe época pra reprodução de calopsitas se deixar elas produzem o ano todo e o que aconteceu com sua calapsita e normal pq quando a fêmea atinge a maturidade ela vai botar ovos com ou sem macho é o instinto deles, vc faz assim coloca o ninho e dentro maravalha e deixe ela reproduzir blz abraços e boa sorte

Link para compartilhar

13 horas atrás, jmnunes disse:

@Alexandro sim, vi o macho galando sim! Não só uma, várias vezes, agora se galou corretamente não sei dizer!

Amigo faz oque seu coraçao mandar as vezes a natureza nos surpreende quem sabe nao da tudo certo se ela se embananar ta ai voce pra ajudar se existir uma parceria entre voce e elas tudo vai dar certo blz

Link para compartilhar

Pode haver diferença em "fazer o que o coração mandar" e "fazer o certo". Não entendi o que o @jmnunes quis dizer. Vc se assustou com o sangue ou com o ovo? O ovo vc descarta. Ovo é como óvulo não fecundado. Eles vão aparecer e vc vai descartar até o casal ter maturidade para criar os filhotes. Eu sempre digo que a calopsita é como a mulher, não é pq gera filhotes que ela tem essa obrigação. Ainda mais com um pai tão novo. É simples. Não coloca ninho, descarte os ovos e vida que segue. Qual providência vc tomou sobre o sangramento? 

Link para compartilhar

Desculpe os amigos mas concordo com. Os amigos @Alexandro, e o @Dag,descculpe o. Restante, mas concordo de dar uma chance para o casal, e vai que dá certo afinal a fêmea vai fazer 12 meses, é o mínimo para uma fêmea se reproduzir e ela ja botou....acho que deve @ jmnunes, coloque um ninho com serragem para calopsitas, e ao menor sinal de abandono ou imaturidade do casal ai você entra com uma chocadeira caseira, super fácil de fazer e criar, basta ter tempo, boa sorte!!!

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.