LRVN Postado 1 de Julho de 2017 Compartilhar Postado 1 de Julho de 2017 (editado) Precisamos entender qual é a preocupação primordial. O casal ou o ovo? Se a preocupação for com o casal, sua saúde e bem estar...o correto seria descartar os ovos visto que AMBOS não chegaram na idade reprodutiva. Não há como fazer comparações com aves da natureza e aves de cativeiro, nem preciso dizer o porque né? Agora, se a preocupação for com o ovo (pelo seu descarte?) então com certeza a postura será emendada eternamente. Afinal, elas botam. É um ciclo NATURAL para qualquer ave. Mas, pelo visto a discussão aqui também será eterna enquanto nos preocuparmos com a responsabilidade alheia. O que acho engraçado, é que alguns comentários não seguem uma linha. Ou você concorda com a reprodução imatura de um casal ou não concorda. E pelo que li em outros tópicos, há quem está indeciso quanto a escolha a ser seguida. Mas enfim, @jmnunes, as aves são suas portanto, suas responsabilidades. Sua cabeça deve estar uma teia de aranha nesse momento. Só desejo que decida o melhor para esses pequenos, já que será o você decidir. E desejo profundamente que eles fiquem bem. Abraços. Editado 1 de Julho de 2017 por LRVN Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Shenna Postado 1 de Julho de 2017 Compartilhar Postado 1 de Julho de 2017 Isso fez me lembrar há 2 anos atrás, quando Thor é Shenna estavam com Rubi e Safira pequenas 30 dias mais ou menos é qdo percebi ja estavam com 2 ovos no ninho, aqui no fórum me aconselharam a jogar os ovos fora e eu e meu marido retiramos as filhotes do ninho e deixamos prosseguir a choca resultado disso ,Hoje Ônix vai fazer 2anos em agosto, Zeus e Lora, seguimos o coração e deu super certo..... Isso fez me lembrar há 2 anos atrás, quando Thor é Shenna estavam com Rubi e Safira pequenas 30 dias mais ou menos é qdo percebi ja estavam com 2 ovos no ninho, aqui no fórum me aconselharam a jogar os ovos fora e eu e meu marido retiramos as filhotes do ninho e deixamos prosseguir a choca resultado disso ,Hoje Ônix vai fazer 2anos em agosto, Zeus e Lora, seguimos o coração e deu super certo.....É em relação a maturidade não tenho duvida 12 meses para o macho no mínimo para fêmea12 a 18 meses citada por criadores como idade ideal, não tenho dúvida alguma, porem existe inúmeros acontecimentos, aqui vejo um caso assim, uma grande excessão..... Minhas femeas nunca botaram sem a presença de um macho........Crio desde 2013! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
jmnunes Postado 1 de Julho de 2017 Autor Compartilhar Postado 1 de Julho de 2017 @Sandra Gomes me assustei primeiramente com o sangue (o que já parou foi só um pouco creio que por ser a primeira vez que ele colocou ela deve ter se machucado, mas analisei ela e não encontrei a ferida) e depois com ela colocando o ovo, nunca passou pela minha ideia e foi bem quando eu peguei ela. Pessoal eu entendo que o casal é novo e inexperiente e por esse motivo não vou exigir algo deles que eles ainda não estão preparados. Quero muito ver se esses ovos foram galados corretamente e quem sabe descasca-los com uma chocadeira caseira. Tenho total ciência que mesmo descascando, será muito difícil que os filhotes vinguem. Mas acho que o que é pra ser será. Tomei a decisão de esperar a fêmea colocar todos os ovos para depois coloca-los na chocadeira. Embora eu não tenha nem ideia de como fazer essa chocadeira caseira. Seria bacana se vocês puderem indicar pessoas ou documentos de texto e vídeo que possa ajudar não só na confecção da chocadeira, mas também de como será o processo de alimentação dos filhotes por exemplo com 1 dia... Acho que essa seja a maior dificuldade. Vai ser um desafio, mas estou pronto para correr o risco. Espero ajuda do pessoal do fórum. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
MJujulieta Postado 1 de Julho de 2017 Compartilhar Postado 1 de Julho de 2017 (editado) Em 30/06/2017 at 18:02, jmnunes disse: Olá pessoal, tudo bem? Vou contar o que aconteceu comigo pois nem eu acredito. Hoje, após chegar do trabalho notei que minha fêmea albina, de nome Branquinha estava com pouco de sangue no bico e algumas gotas no jornal. Fiquei preocupado mas pensei que tivesse brigado com o macho, um pérola canela cara branca, com pouco menos de 7 meses de nome Pepo. Porém notei que ela estava mais quieta que o normal e também mais agressiva com o macho (ela é muito dócil). Pensei então que algum animal tivesse atacado eles e ela foi pega. Na hora que coloquei eles pra dentro de casa, peguei ela no colo, para fazer um carinha e acalma-la. Foi nessa hora que ela botou um ovo. Isso mesmo, ela botou o ovo encima de mim enquanto estávamos no sofá... Por sorte não rolou. O que estranhei foi que o pessoal do outro tópico disse que poderia deixar ela namorando com o macho que não haveria perigo, pois não tinha colocado a caixinha, e ela antes de eu pegar para fazer carinho estava deitada no pote de ração. E agora pessoal, o que fazer? Ela está diferente depois que botou o ovo, mais quieta e dormindo... Isso é comum? Coloco uma casinha? Não sei mais o que fazer... Segue foto do primeiro ovo que ela botou na vida (fora de época) @Mauro @LRVN @cilene1234 Acho que a história de não ter perigo de botar se não tiver caixinha (ninho) é lenda... Ela colocou sem eu ter colocado o ninho, estava deitada no pote de ração... Deem uma lida no tópico! Não sei o que fazer, ajuda ai pessoal. kkkkkkk Boa noite!. Botar ovo não é regra sem o ninho. Existe a possibilidade de botar o ovo sem ele. Porém, o ninho e farta alimentação ajuda na procriação. Aqui tenho 6 fêmeas, sendo que 5 delas que nunca botaram ovo. Então, se tem casal e você quiser deixar procriar, coloca o ninho. As fêmeas ficam agressivas mesmo. Elas querem proteger os ovos. Estar deitada no pote de ração, ela encontrou uma maneira de fazer um ninho, uma vez que ela não tem um. A idade ideal para reproduzir é a partir de 1 ano. Outra coisa, quando se compra a calopsita de uma agropecuária, por exemplo, a pessoa que vende nem sabe a idade da calopsita, ela chuta e quem compra acredita. 9 minutos atrás, MJujulieta disse: Boa noite!. Botar ovo não é regra sem o ninho. Existe a possibilidade de botar o ovo sem ele. Porém, o ninho e farta alimentação ajuda na procriação. Aqui tenho 6 fêmeas, sendo que 5 delas que nunca botaram ovo. Então, se tem casal e você quiser deixar procriar, coloca o ninho. As fêmeas ficam agressivas mesmo. Elas querem proteger os ovos. Estar deitada no pote de ração, ela encontrou uma maneira de fazer um ninho, uma vez que ela não tem um. A idade ideal para reproduzir é a partir de 1 ano. Outra coisa, quando se compra a calopsita de uma agropecuária, por exemplo, a pessoa que vende nem sabe a idade da calopsita, ela chuta e quem compra acredita. Uma dica importante é não colocar algodão, enrosca na garra ou ela pode comer. Se for colocar o ninho, coloca maravalha. Editado 1 de Julho de 2017 por MJujulieta Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Sandra Gomes Postado 5 de Julho de 2017 Compartilhar Postado 5 de Julho de 2017 Na minha opinião você tá fazendo bobeira. Tem que descobrir a origem do sangue. Ela pode estar com sangramento interno e o botar ovos e chocar vai aumentar o problema. Chocar sim, pq até chegar no último ovo ela vai chocando os primeiros e isso é desgastante. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
LRVN Postado 5 de Julho de 2017 Compartilhar Postado 5 de Julho de 2017 Realmente esse sangue não é sinal de boa coisa...a minha fêmea também teve sua primeira ninhada, e mesmo com o primeiro ovo de sua vida, nada aconteceu de anormal. Fique de olho e caso preciso, corra para o Veterinario! Quanto a chocadeira caseira, @cilene1234, @Polly e @Yris tem experiência...talvez possam te ajudar. Tenha em mente que não será uma tarefa fácil. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Solução Shenna Postado 5 de Julho de 2017 Solução Compartilhar Postado 5 de Julho de 2017 Essa é minha atual chocadeira! Uma caixa de papelão, termômetro de aquário mesmo, bacia com água, e esse regulador de lâmpada, serragem e o ovopor ele controlo a temperatura, acha se ele em quaquer material para construção pois ele é feito para usar em residências ou escritórios, adaptei o na ponta do fio a tomada e na outra a lâmpada! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.