Jump to content

Duvida alimentação filhotes - ajuda

Luan Mariano
Ir para a solução Resolvido por Luan Mariano,

Posts Recomendados

Olá, boa noite;

Tenho uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês. Tenho dois casais de calopsita (CB x Pérola canela e Canela x CB Lutino). Ambos tiraram seus primeiros filhotes no início do ano. Caloy e Jinkx (CB x Pérola canela), na primeira postura colocaram cinco ovo e nasceram três, dois outros ovos não galaram, os filhotes nasceram com espaço de tempo (pulando um dia), daí o terceiro por ser o ultimo a nascer acabou morrendo (acrediito que isso aconteceu por conta da concorrencia entre os irmãos). Com a Tati e o Pablo (Canela x CB Lutino), foi igual. 

Enfim, Caloy e Jinkx (CB x Pérola canela) estão na sua segunda ninhada, mais uma vez cinco ovos, só que dessa ves todos galados. Já nasceram quatro filhotes e o quinto nasce amanhã (já está piando no ovo). O que quero saber é: Posso ajudar os pais com a alimentação dos filhotes (papa), sem tirar os filhotes da ninheira? Os três primeiros estão bem grandes (dois nasceram juntos e os outros pulando um dia). O que nasceu ontem está bem e tem comida no papo, achei pouca, mas deve ser por conta do tamainho dele. Estou com medo que os dois ultimos acabem morrendo devido a concorrencia. Alguém tem algum relato igual? Devo me preocupar? Como posso ajudar? 

A morte do terceiro filhote na primeira ninhada pode ter sido por falta de experiencia dos pais? Tenho reforçado e muito a alimentação dos pais. Estou dando um ovo por dia, milho, vegetais e frutas, bem como o mix de sementes, água, minerais e germinex em dias alternados. 

Obrigado desde já pela ajuda!!!  

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Fique atento se eles tiverem conseguindo cuidar de todos blz se nao voce vai ter que dar uma maozinha dando comida na seringa sempre os maiores tomam frente e os pequenos ficam sem comer e morre possivelmente foi oque aconteceu com o outro que morreu blz

Link para compartilhar

Pode sim mais igual eu falei observa bem se todos estao sendo tratado se os menores nao tiverem voce ajuda so os que nao estao tendo a atencao necessaria na alimentacao ate ficarem bem espertos se depois eles sobresair alimentando bem com a mae deixa eles sevirarem isso e so no caso de nao serem alimentados ate na natureza os maiores se sobresaem e os menores acabam morrendo de fome

Link para compartilhar

Bom dia @Luan Mariano!

Tive cinco netos também recentemente, estão com dois meses de vida. No início fiquei muito preocupada pois não intendia bulhufas nenhuma sobre calopsitas, ganhei as aves de uma amiga minha e como já vieram para minha casa com ninho, deixei rolar. Só sabia que a fêmea estava em sua primeira postura. Pois bem, não fiz ovoscopia então não saberia ao certo quantos filhotes nasceriam. Nasceram 5 de seis ovos.

Eu morria de medo de chegar perto para olhar se os filhotes estavam bem, pois o risco dos pais abandonarem, existe! Então eu dava uma breve espiadinha e pronto. Na segunda semana de vida, o ninho estava IMUNDO...e eu tinha que limpar né? Hahaha...foi um verdadeiro martírio a primeira vez, aquelas coisinhas tão pequeninas, tão frágeis e indefesas. Mas por fim que, após esse dia, criei mais coragem e passei a observar e acompanhar de mais de perto. Todos os dias, várias vezes eu abria o ninho para ver como estavam os meus papudos, e sim, todos estavam com papão. Conforme iam crescendo, ia crescendo junto à minha preocupação. Os pais os alimentavam o dia inteiro, e seu semblante estava de dar dó. O Tinoco (pai) é cara branca, mas parecia até ser um cara verde! Eles emagreceram, devoravam tudo o que eu oferecia, mas o corre de alimentar a cria foi muito intenso! Teve um momento que pensei em ajudar com a papa...mas, pensei bem e me caiu a ficha que essa responsabilidade é dos pais e por mais cansativo e esgotante que seja, não há alegria maior para eles! Lógico que se eles NÃO tivessem dando conta do recado, eu ajudaria, mas se estavam se saindo bem não havia motivos para a minha interferencia. 

Continuei observando cada piadinho deles...os pais foram nota MIL (hoje estão recuperados), os filhotes estão grandes e saudáveis. 

Sem contar que, filhotes tratados na papa aumenta muito o risco de papo estagnado, pode acontecer sim quando os pais alimentam, mas a chance é quase nula. 

A minha opinião é você observar, caso perceba que algum filhote está correndo risco, interfira. Caso não, deixe os pais exercerem seu papel e direito de cuidar de suas crias. 

Eu oferecia ovo cozido amassado com alguma verdura picadinha duas vezes no dia, extrusada e mix de sementes à vontade, folhas verdes e frescas todo dia, farinhadas, e frutas e legumes.

Boa sorte pra você, nos dê notícias!!!

• Gostei 1
Link para compartilhar

• Solução

Olá @LRVN, boa noite;

Muito obrigado pela ajuda. Fico bastante contente em saber que seus filhos conseguiram cuidar dos cinco! Estou hoje um pouco mais tranquilo, pois vi que os quarto filhote estava com o papo cheio e bem esperto. O quinto filhote nasceu hoje! 

Nossa, os meus estão comendo tudo também! Estava dando um ovo por dia, mas hoje dei dois e pelo o visto vai continuar assim. Acho que a questão meso é reforçar bastante a alimentação e acompanhar se tudo está caminhando bem. Também ofereço legumes, verduras, milho, mix de semete, mineral. 

Vamos continuar na torcida! Qualquer novidade vou postando aqui. 

Obrigado a todos! 

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.