Jump to content

Filhotes: machos ou fêmeas? está certo o raciocínio?

Ir para a solução Resolvido por Guilherme Carli,

Posts Recomendados

Boa tarde a todos. 

Tenho a seguinte dúvida em relação aos filhotes deste casal (Macho - CB Canela, portador de Arlequim e Pérola; Fêmea - Pérola Arlequim, não sei o que porta) geraram 5 (cinco) filhotes. Pelas mutações dos filhotes, presumi o que o macho portava.

No caso como a mutação pérola é sexo-ligada e só a fêmea manifestava em seu fenótipo e nasceu filhotes pérola, então o macho porta pérola também?

Como o macho é canela e está mutação também é sexo ligada e como a fêmea não pode portar e não manifesta em seu genótipo então todas aves que nascerem canela, serão fêmeas?

A mutação arlerquim é recessiva, a fêmea é a única que manifesta em seu fenótipo esta e como nasceram filhotes com esta mutação posso presumir que o macho porte esta mutação?

Baseado nisto e se eu não estiver equivocado (escrevendo besteira) daria para descobrir o sexo dos filhotes? Isto estaria certo?

FILHOTES MACHOS SERIAM:

25% Pérola Arlequim (portador de Canela e Cara Branca)
25%  Pérola / (portador de Canela, Arlequim e Cara Branca)
25%  Arlequim (portador de Canela, Pérola e Cara Branca)
25%  Silvestre  (portador de Canela, Arlequim, Pérola e Cara Branca)

FILHOTES FÊMEAS SERIAM:

25% Canela Arlequim (portadora de Cara Branca)
25% Canela (portadora de Arlequim e Cara Branca)
25% Pérola Canela Arlequim (portadora de Cara Branca)                                                                                                                       25% Pérola Canela (portadora de Arlequim e Cara Branca)

E baseado nos filhotes na foto, posso dizer que são três machos e duas fêmeas (o último filhote não saiu do ninho, mas é igual a ave mais velha, hoje com 35 dias que é a Canela Arlerquim)?

Segue link do vídeo das aves caso queiram ver. 

Desde já grato pela paciência, pois sou novo nessa questão de mutação e genética. 

IMG_20170823_100504056.jpg

IMG_20170823_101937040.jpg

IMG_20170823_101945022.jpg

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

13 minutos atrás, Marcelo Bedani disse:

Está tudo certo, o que está errado é o lugar da gaiola  pegando corrente de vento .

A gaiola usualmente fica dentro de casa justamente por conta do vento. Só ficaram ali para tomar um pouco do sol da manhã e nesta semana que começou ventar desta forma pela manhã. Mas obrigado pela dica sobre o post e o lembrete.

No caso acha que precisaria de realizar a sexagem para confirmar ou é isso mesmo ? Com relação ao sexo das aves.

Editado por André Dias
Link para compartilhar

24 minutos atrás, André Dias disse:

A gaiola usualmente fica dentro de casa justamente por conta do vento. Só ficaram ali para tomar um pouco do sol da manhã e nesta semana que começou ventar desta forma pela manhã. Mas obrigado pela dica sobre o post e o lembrete.

No caso acha que precisaria de realizar a sexagem para confirmar ou é isso mesmo ? Com relação ao sexo das aves.

Sim, porque no caso tanto os pérolas como os arlequins podem ser machos como fêmeas, aí fica a duvida!

Link para compartilhar

Sexagem seria o mais viavel. pois sem a sexagem as duvidas vão muito alem entào com a sexagem todas as duvidas acabam no momento que o resultado chega. se for ficar com elas ou for vender ou dar pra alguem já vai tipo sabendo se é um casal etc... blz

Link para compartilhar

@André Dias todos seus filhotes já são sexados pela mutação e genética dos pais, desde que o seu macho é um cb canela portador de pérola e arlequim e sua fêmea, arlequim pérola cinza.

Qualquer Filhote Arlequim Pérola Cinza, Arlequim Cinza, Pérola Cinza e Silvestre serão machos.  Agora os filhotes Arlequim Pérola Canela, Arlequim Canela, Pérola Canela e Canela serão fêmeas. 

Portanto nesta ninhada você tirou três machos e duas fêmeas! :)

Lindos filhotes, abraço! 

Link para compartilhar

Essa sexagem pela mutação e genetica dos pais e muito interessante. aquele filhote silvestre seria o unico que eu arriscaria que poderia ser um macho. os outros 4 que era o poblema pra mim. Rsrsrs más e muito bom vou procurar entender essa regra também... 

Link para compartilhar

17 horas atrás, LRVN disse:

@Guilherme Carli, você é fantástico! 

Suas palavras são tão claras...como é prazeroso e gratificante aprender com você! Obrigada por estar sempre à disposição ensinando e nos estendendo a mão sempre que necessário. 

Parabéns!! 

Pelas mutações dos filhotes posso então afirmar como sendo estas mutações as dos pais, certo? Visto a relação fenótipo, genótipo, e os critérios das mutações recessivas, sexo-ligadas e dominantes.

Obrigado @Guilherme Carli pela orientação.

Link para compartilhar

• Solução
Em 23/08/2017 at 23:19, LRVN disse:

@Guilherme Carli, você é fantástico! 

Suas palavras são tão claras...como é prazeroso e gratificante aprender com você! Obrigada por estar sempre à disposição ensinando e nos estendendo a mão sempre que necessário. 

Parabéns!! 

Obrigado pelas palavras! :)

Sempre que possível estarei dando uma passadinha pra ajudar os amigos. Abraço!

Em 24/08/2017 at 09:41, Apolo e lailo disse:

Essa sexagem pela mutação e genetica dos pais e muito interessante. aquele filhote silvestre seria o unico que eu arriscaria que poderia ser um macho. os outros 4 que era o poblema pra mim. Rsrsrs más e muito bom vou procurar entender essa regra também... 

É por conta do canela do pai e o cinza da mãe, onde só poderia ser ambos os sexos os canelas caso a mãe também fosse canela, no caso não é,  e por ser regra os cinzas acabam que sendo machos. 

Em 24/08/2017 at 17:02, André Dias disse:

Pelas mutações dos filhotes posso então afirmar como sendo estas mutações as dos pais, certo? Visto a relação fenótipo, genótipo, e os critérios das mutações recessivas, sexo-ligadas e dominantes.

Obrigado @Guilherme Carli pela orientação.

Pela mutação de ambos e o que portam você vai poder afirmar o sexo delas blz? :) Neste caso dos seus! Agora outros cruzamentos teremos que rever algumas coisas. 

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.