Jump to content

Somos de primeira viagem de ninhada

ANGELINA
Ir para a solução Resolvido por Marco Aurélio,

Posts Recomendados

Boa noite Gente temos um casal de calopsitas q botaram seus ovinhos pela primeira vez... estamos acompanhando dia apos dia...e hoje na verdade agora percebemos que nasceu um filhotinho Lindoooooo, eles estao os dois em cima do filhote protejendo ele..... mas tem um porem somos totalmente leigos no assunto e ja vi de cara vendo aqui no site que preciso de maravalha mas as 20:46 da noite ja era....gostaria de poder contar com a ajuda e experiencia de voces!! Precisamos de ajuda!!!

Angelina e Marcio 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Boa noite Angelina, não é todas as calopsitas que gostam de maravalhas, aqui em casa é um exemplo disso, quando eu colocava no ninho eles arrancavam tudo.o certo é deixar as aves fazerem suas escolhas pro fundo do ninho. Ex vc coloca num recipiente  e deixa fora , se eles quiserem eles levam pro ninho. Se vc quiser deixar sem tbem não tem problemas. Um abraço @ANGELINA.xD.

Link para compartilhar

bom eu acho a maravalha importante para proteger os ovinhos de racharem, e depois que nascerem tem que trocar a maravalha todo dia, pois eles sujam bastante, quanto a bagunçarem a maravalha! aki em casa eles fizeram isso somente até nascerem os filhotes  depois eles não jogaram mais fora

Link para compartilhar

@Marcelo Bedani Calopsitas nunca terão esse comportamento de levar maravalha para o ninho, elas são aves domésticas, perderam esse instinto da natureza há tempos.

@ANGELINA O certo é colocar a maravalha assim que colocar o ninho na gaiola. Como o colega acima disse, protege os ovos para que não quebrem e auxilia BASTANTE para os filhotes, pois evita que os filhotes se sujem com suas próprias fezes. Além de ajudar na higienização do ninho.

Eles vão tirar, mas sempre você vai repondo. Pode não ter quebrado os ovos por não ter colocado, mas foi um risco. 99% do fórum recomenda maravalha.

Boa sorte!

Editado por Leo Ribeiro
Link para compartilhar

2 horas atrás, Leo Ribeiro disse:

@Marcelo Bedani Calopsitas nunca terão esse comportamento de levar maravalha para o ninho, elas são aves domésticas, perderam esse instinto da natureza há tempos.

@ANGELINA O certo é colocar a maravalha assim que colocar o ninho na gaiola. Como o colega acima disse, protege os ovos para que não quebrem e auxilia BASTANTE para os filhotes, pois evita que os filhotes se sujem com suas próprias fezes. Além de ajudar na higienização do ninho.

Eles vão tirar, mas sempre você vai repondo. Pode não ter quebrado os ovos por não ter colocado, mas foi um risco. 99% do fórum recomenda maravalha.

Boa sorte!

@Leo Ribeiro bom eu não estou incluso neste 99%, só quero passar pra quem perguntou minhas experiência de criador. Por isso que eu não interfiro na resposta de ninguém uma que eu não sou moderador é como disse-o @Marco Aurélio, temos que respeitar as opiniões dos colegas e deixar @Angelina fazer sua escolha.--editado--

Editado por DCM Balthazar
Art. 27 – É terminantemente proibida a incitação de discussões e desavenças. Qualquer usuário que incitar brigas e provocar os demais usuários, ainda que fazendo de ironias e outros subterfúgios se enquadra nessa previsão. Punição: 8 pontos de alerta...
Link para compartilhar

@Marcelo Bedani, que você não está incluso nesses 99%, é óbvio! Na realidade você é o único do contra hahaha. 

Mas não sei se você conseguiu perceber, assim como você está dando suas opiniões (mesmo que errôneas) o @Leo Ribeiro também está. Do mesmo modo que PRECISAMOS te respeitar, cabe a você fazer o mesmo. 

• Gostei 1
Link para compartilhar

@ANGELINA, boa tarde.

O uso da maralhava ou serragem nos ninhos é uma conveniência para o criador e tem inúmeros pontos positivos, dentre os quais:

a) Facilitar a limpeza do ninho
b) Ajudar a manter os ovos aquecidos
c) Sustentação
d) Quando nascem os filhotes, a maralhava ajuda a dar tração nas patas, prevenindo deformidades nas patas

No entanto, é comum que os pais retirem parte da maralhava quando você colocar. Isso não quer dizer que eles não usem ou que não gostam, somente é forma deles prepararem o ninho. Lembre-se: Calopsitas fazem seus ninhos, como a maioria dos psitacídeos, dentro de troncos de árvores, e eles limpam o tronco para a chegada dos filhotes. Eles também roem a madeira para ajustar o tamanho e por fim, as fezes dos filhotes mantém a temperatura do ninho.

@Marcelo Bedani, peço que leia as regras do fórum em https://clubedascalopsitas.com.br/guidelines/ e peço também que mantenha a lisura do debate no fórum, evitando picuinhas absolutamente desnecessárias entre os usuários. O fórum é um espaço de debate aberto, portanto é prerrogativa do mesmo ter pluralidade de opiniões, mesmo que contrárias às suas. Intervir na resposta de outro usuário é saudável e é a razão de ser deste fórum, evidentemente desde que seja feito com o devido respeito. 

@LRVN e @ItaloES evitem o flood do tópico numa discussão estéril, para que eu não tenha que fechá-lo.

• Gostei 1
Link para compartilhar

1 hora atrás, DCM Balthazar disse:

@ANGELINA, boa tarde.

O uso da maralhava ou serragem nos ninhos é uma conveniência para o criador e tem inúmeros pontos positivos, dentre os quais:

a) Facilitar a limpeza do ninho
b) Ajudar a manter os ovos aquecidos
c) Sustentação
d) Quando nascem os filhotes, a maralhava ajuda a dar tração nas patas, prevenindo deformidades nas patas

No entanto, é comum que os pais retirem parte da maralhava quando você colocar. Isso não quer dizer que eles não usem ou que não gostam, somente é forma deles prepararem o ninho. Lembre-se: Calopsitas fazem seus ninhos, como a maioria dos psitacídeos, dentro de troncos de árvores, e eles limpam o tronco para a chegada dos filhotes. Eles também roem a madeira para ajustar o tamanho e por fim, as fezes dos filhotes mantém a temperatura do ninho.

@Marcelo Bedani, peço que leia as regras do fórum em https://clubedascalopsitas.com.br/guidelines/ e peço também que mantenha a lisura do debate no fórum, evitando picuinhas absolutamente desnecessárias entre os usuários. O fórum é um espaço de debate aberto, portanto é prerrogativa do mesmo ter pluralidade de opiniões, mesmo que contrárias às suas. Intervir na resposta de outro usuário é saudável e é a razão de ser deste fórum, evidentemente desde que seja feito com o devido respeito. 

@LRVN e @ItaloES evitem o flood do tópico numa discussão estéril, para que eu não tenha que fechá-lo.

É melhor vc ler primeiro e depois me julgar, vc não pode olhar do o meu lado, eu acho que vc não é cego , e é só ler os posta e ver quem está fazendo picuinha. Outra coisa sr @DCMBaltazar eu não tenho nenhuma satisfação para dar a vc, o único que eu obedeço é o sr@marcoaurelio.

Link para compartilhar

11 minutos atrás, Marcelo Bedani disse:

É melhor vc ler primeiro e depois me julgar, vc não pode olhar do o meu lado, eu acho que vc não é cego , e é só ler os posta e ver quem está fazendo picuinha. Outra coisa sr @DCMBaltazar eu não tenho nenhuma satisfação para dar a vc, o único que eu obedeço é o sr@marcoaurelio.

Sr. Marcelo, li seu post sim. E o achei tão grosseiro quanto o que dirige à mim. Esse tipo de conduta realmente não é bem vista aqui, não está de acordo com a proposta do site e muito menos com as regras, as quais o senhor aceitou integralmente ao realizar seu cadastro. Se o senhor não é capaz de ser cordial e seguir as regras, não é capaz de fazer parte da comunidade.

• Gostei 3
Link para compartilhar

3 horas atrás, DCM Balthazar disse:

Sr. Marcelo, li seu post sim. E o achei tão grosseiro quanto o que dirige à mim. Esse tipo de conduta realmente não é bem vista aqui, não está de acordo com a proposta do site e muito menos com as regras, as quais o senhor aceitou integralmente ao realizar seu cadastro. Se o senhor não é capaz de ser cordial e seguir as regras, não é capaz de fazer parte da comunidade.

Muito bom!. Concordo!!!. 

Link para compartilhar

Uhuuuuh :$ , eu concordo !!xD

Em 25/08/2017 at 15:46, DCM Balthazar disse:

Link para compartilhar

Boa tarde pessoal, eu tenho uma calopsita já faz um tempo, e apareceu outra na arvore dos fundos da minha casa. Consegui captura-la e os dois vivem bem juntos. Descobri que são casal, pois tive o privilégio de ver o acasalamento deles. A fêmea botou um ovo que veio a quebrar, pois como sou de primeira viagem, não fazia a menor ideia do que eu teria que fazer. Então dps de ver que ela tinha botado o primeiro ovo, coloquei uma caixa de papelão, onde ela e ele picotaram tudo e fizeram o ninho. Logo dps ela botou mais 3 ovos. Passaram os dias e um veio a nascer. Lindo! Fiz algumas pesquisas na internet e fiquei muito mais confusa, uns falam que podemos ajudar a dar papinha, outros dizem que a natureza da conta sozinha e tudo mais. Acabei ficando com medo de interferir e deixei que a natureza desse conta. Mas...ele acabou morrendo. Preciso saber o que tenho que fazer assim que o próximo começar a sair da casca do ovo. Eu tenho que alimentá-lo? Eu tenho fazer algum tipo de aquecimento artificial? O casal é um pouco arisco, o macho ficou super protetor, não deixa a gente chegar perto. Tenho que prende-lo pra poder chegar perto. Preciso de ajuda, não sei o que fazer...estou confusa. Obrigada!!! 

Link para compartilhar

• Marco Aurélio bloqueou este tópico
Visitante
Este tópico está fechado para novas respostas.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.