Alyne Postado 30 de Junho de 2015 Compartilhar Postado 30 de Junho de 2015 Olá pessoal! Estou com problemas. Tenho um casal que já teve duas ninhadas e não tive nenhum problema. Neste inverno coloquei o ninho e hj acordei com o macho correndo atrás e batendo na fêmea. Ela perdeu parte das penas da cabeça. O macho está muito agressivo, não deixa ninguém chegar perto da gaiola, acabei tirando a fêmea com medo que ela se ferisse (coisa que normalmente ela não gosta, ela é apaixonada por ele e grita quando fica longe dele) e hj aceitou ser afastada. Ele está no ninho chocando direto e quando chego com ela, ele sai pra nos agredir/afugentar. Não sei o que fazer, não gosto de interferir, mas ele nunca agiu assim, nas outras ninhadas eles foram super parceiros, se revezavam para chocar e alimentar. E ela precisa voltar pro ninho porque só colocou um ovo e precisa terminar o trabalho iniciado (ela está enorme, precisa por os ovos). O que eu faço? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 30 de Junho de 2015 Compartilhar Postado 30 de Junho de 2015 Alguns machos e até fêmeas ficam arredios e violentos nesse período. Não tem o que fazer, pois enquanto não terminar esse ciclo deles ele continuará agindo dessa forma. Eu particularmente não gosto de uma situação como essa, não teria pensado duas vezes, tiraria os ovos e não deixaria chocar, que em pouco tempo ele voltaria ao normal. Mas isso é uma opinião minha, crio meus passaros como bichinhos de estimação e não com o intuito de procriação para a minha satisfação e não tolero ver um machucando o outro por uma situação como essa ou qualquer outra. Mas, se é do seu interesse dar continuidade mantenha eles afastados e coloca um outro ninho ou caixinha com maravalha para que ela faça outro ninho, apenas para botar os ovinhos, embora ela quando não tiver como segurar mais, irá botar em qualquer canto. Muitos machos quando não tem a companhia da fêmea acabam abandonando o ninho. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Ricardo Ronsini Postado 30 de Junho de 2015 Compartilhar Postado 30 de Junho de 2015 Esse comportamento não é normal, durante o ciclo reprodutivo o que é normal é que o casal fique agressivo, mas não um com o outro, especialmente ao ponto de se machucarem, essa agressividade excessiva do macho deve ter algum motivo, como estresse, ou o fato de um dos dois não estar pronto pra reprodução.Nesse caso, eu creio que o melhor seja retirar o macho e deixar a fêmea na gaiola com o ninho, pra que ela termine a postura, se o comportamento dele não mudar então eu descartaria os ovos e tiraria o ninho por um tempo, pois é pouco provável que essa reprodução dê certo. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.