jmnunes Postado 19 de Setembro de 2017 Compartilhar Postado 19 de Setembro de 2017 Olá pessoal. Vou nesse post relatar minha experiência com minha primeira ninha (e a do casal também). Já crio calopsitas a quase dois anos, e tenho 3 casais. Acontece que esse casal que está chocando é o meu casal mais novo, a fêmea (Branquinha) é albina e 15 meses, já o macho (Pepo) é um pérola canela cara branca de apenas 10 meses. A fêmea colocou o primeiro ovo dia 09/09/2017, e o último no dia 16/09/2017. Por enquanto colocou apenas 4 ovos, (creio que não vá por mais). Abaixo segue a foto dos futuros pais. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Leo Ribeiro Postado 19 de Setembro de 2017 Compartilhar Postado 19 de Setembro de 2017 Também estou com filhotes! Vou acompanhar... Sua fêmea albina me parece que tem canela também... 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
jmnunes Postado 19 de Setembro de 2017 Autor Compartilhar Postado 19 de Setembro de 2017 (editado) Fiz hoje (19/09/2017) a ovoscopia... Ao que parece todos os 4 ovos estão galados! Agora é torcer que todos nasçam bem. Seguem as fotos: Editado 19 de Setembro de 2017 por jmnunes 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
jmnunes Postado 20 de Setembro de 2017 Autor Compartilhar Postado 20 de Setembro de 2017 @Leo Ribeiro ela veio pra mim quando ela tinha 6 meses de uma cidade a quase 300 km... Não cheguei a conhecer os pais dela. Só sei que o antigo criador dela criou ela na papa, por essa razão ela é mansa. E o meu macho eu criei ele até os quase 4 meses na papa, então são dois mansos! Estão cuidando muito bem, mas vamos ver o que vai acontecer! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Iasmim Vieira Postado 20 de Setembro de 2017 Compartilhar Postado 20 de Setembro de 2017 Boa noite! Sua fêmea estava na muda quando tirou a foto? É um belo casal parabéns pelos ovinhos e futuros bebês. Acompanhando e torcendo pra correr tudo bem! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
jmnunes Postado 21 de Setembro de 2017 Autor Compartilhar Postado 21 de Setembro de 2017 @Iasmim Vieira essa foto foi tirada a uns 6 meses atrás, provavelmente ela poderia estar na muda... Vou por aqui a foto dela tirada a poucos minutos atrás! Vou ser vovô de primeira viagem, por isso to preocupado com o casal e esperando que de tudo certo. Vou continuar atualizando esse post. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Iasmim Vieira Postado 21 de Setembro de 2017 Compartilhar Postado 21 de Setembro de 2017 Lindona! Vai dar tudo certo! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
jmnunes Postado 22 de Setembro de 2017 Autor Compartilhar Postado 22 de Setembro de 2017 Olá pessoal, tudo bem? Estou aqui atualizando o post com os últimos acontecimentos. Hoje (22/09) aconteceu algo não muito bom! Cheguei em casa após o trabalho e fui ver minhas calopsitas. Vi que o macho estava com uma mancha de sangue na pata, e também identifiquei que havia algo como uma casca grudada na patinha dele, fui então verificar os ovos. Tirei ele e a fêmea do mini viveiro e acomodei eles em outro mini viveiro, tapei para que não vissem eu mexer no ninho deles, e pude, infelizmente constatar que um dos ovos foi quebrado, creio que não foi intencional, os dois entram no ninho às vezes, creio que em uma dessas vezes o ovo foi quebrado sem querer. Estou colocando foto do ovo, a ave realmente estava em desenvolvimento, pois havia o feto e ficou uma mancha de sangue. Limpei os outros ovos que estavam sujos com um pano macio e água morna, e pude notar que outro ovo está rachado e que a bolsa de ar nesse ovo parece maior que a dos outros ovos, e embora esteja galado e na ovoscopia apareça que está se desenvolvendo normalmente, não sei se irá vingar, vou marcar a foto do ovo para que vocês possam comparar com os outros. Limpei o ninho e seguindo a indicação de um amigo que cria calopsitas, coloquei um ovo desse mesmo casal que a fêmea tinha colocado a cerca de um mês atrás. Não tenho a intenção que ela choque, apenas para ter o número de 4 ovos no ninho. Coloquei o ovo e marquei para não confundir com os outros; não sei se fiz bem, como dito é minha primeira ninhada. Não sei se a ninhada irá descascar, estou bem chateado. Estou pondo as fotos que tirei hoje, inclusive com a ovoscopia nova. Abç Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Iasmim Vieira Postado 23 de Setembro de 2017 Compartilhar Postado 23 de Setembro de 2017 Boa noite! Irão nascer sim, aguarde. Alguns ovos apresentam a bolsa de ar maior mesmo, já fiz ovoscopia em um que a bolsa ocupava quase metade do ovo e o filhote nasceu normalmente. Vai dar certo amigo! 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
jmnunes Postado 23 de Setembro de 2017 Autor Compartilhar Postado 23 de Setembro de 2017 vamos torcer @Iasmim Vieira Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
jmnunes Postado 23 de Setembro de 2017 Autor Compartilhar Postado 23 de Setembro de 2017 Pessoal, ontem sem querer o macho quebrou um ovo. Acontece que desde ontem o macho está no ninho e a fêmea não entra mais no ninho, estou com medo que ela não entre mais e que ele se detone tantando chocar sozinho. Já faz mais de 24 horas que ele está no ninho e a fêmea está do lado de fora do ninho piando. Preocupado aqui e sem saber o que fazer Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Leo Ribeiro Postado 23 de Setembro de 2017 Compartilhar Postado 23 de Setembro de 2017 Pela foto o ninho aparenta não ser do tamanho ideal para calopsitas... Isso pode ter influenciado. Quanto a situação da fêmea não entrar, não tem como resolver. É a forma que eles adquirem experiência para próximas ninhadas. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
jmnunes Postado 23 de Setembro de 2017 Autor Compartilhar Postado 23 de Setembro de 2017 Então, a fêmea não estava entrando no ninho por causa do ovo rachado, retirei e ela voltou. É a primeira ninhada do casal, algo para adquirirem experiência realmente @Leo Ribeiro. Mas o ninho não sei qual tamanho deve ser, pois pedi para o cara do petshop próprio pra calopsitas e ele me vendeu esse com as seguintes medidas 16cm de altura, 18cm de largura e 34cm de comprimento. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Leo Ribeiro Postado 24 de Setembro de 2017 Compartilhar Postado 24 de Setembro de 2017 17 horas atrás, jmnunes disse: Então, a fêmea não estava entrando no ninho por causa do ovo rachado, retirei e ela voltou. É a primeira ninhada do casal, algo para adquirirem experiência realmente @Leo Ribeiro. Mas o ninho não sei qual tamanho deve ser, pois pedi para o cara do petshop próprio pra calopsitas e ele me vendeu esse com as seguintes medidas 16cm de altura, 18cm de largura e 34cm de comprimento. Que bom que ela retornou. Aconteceu a mesma coisa comigo, o rapaz do petshop me passou um ninho para calopsitas com as medidas próximas às suas. Acabou que quando os filhotes ficaram maiores não tinha espaço nem para os filhotes se mexerem quem dirá os pais entrarem. Foram 07 filhotes mas perdi um ainda no ovo por conta de que não tinha mais espaço para os pais chocarem o último ovo, então ficaram 06. Enfim, por experiência própria, pra mim as medidas devem ser 20cm de altura por 20cm de largura e 40cm de comprimento. No seu caso, acredito eu que não terá muitas complicações por ser 3 filhotes, mas fica de olho nesse ninho para ninhadas futuras. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
jmnunes Postado 2 de Outuro de 2017 Autor Compartilhar Postado 2 de Outuro de 2017 Pessoal, infelizmente os três últimos ovos que tinham restado, um estava rachado e a fêmea não sei como, jogou fora do ninho. Os outros, verifiquei alguns dias após (um que estava marcado que eu coloquei alguns dias após ela ter posto não estava galado) e o outro acho que o feto morreu. Tirei a caixa, mas valeu de aprendizado para as calopsitas. Da próxima estou a fim de comprar uma mini incubadora (igual a foto que anexei) para ajudar na hora de chocar, o que acham? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.