Karol Bucciotti Postado 23 de Setembro de 2017 Compartilhar Postado 23 de Setembro de 2017 (editado) Meu casal de calopsita está em reprodução pela 2° vez, a 1° elas não estavam comigo (peguei adultas +- com 3 anos) e a informação q tenho é q os ovos não vingaram. Pelo que sei o pai fez casal com a filha e não sei se isso interfere em algo. Eles não são mansos mas tb não são tão agressivos. Foram 3 filhotes, fui limpar o ninho pela primeira vez com 9 dias após o primeiro nascer (conforme li instruções) e tinha mofo =/ No dia seguinte, um morreu o de 5 dias, e fiquei me sentindo péssima. Não quero q isso se repita com os outros dois. O maior (15 dias) não consegue firmar nas patas e o mais novo (13 dias) já consegue, por isso estou achando estranho. O mais novo tem olho aberto mas fica mto tempo com ele fechado, a cabeça sempre mto pra baixo, bem mole e as patas são escuras, não sei se é normal. Vejo eles todos os dias de manhã, os pais alimentam certinho e não abandonaram o ninho. Porem eles não comem coisas nutritivas, ja tentei e não adianta, couve, folhagem, frutas, ração e farinhada, nada. Só sementes básicas. Será que afetará o crescimento dos filhotes? O 1° será que morreu por isso, mofo, genética ou nutrição? Meu ninho fiz numa caixa de sapato eles entraram imediatamente e se apossaram, dai não pude mais trocar pelo de madeira para não ter risco eles pararem o processo. Isso tem mto problema? Pode estar piorando? Quero fazer o melhor possível, por isso peço a opinião de vcs. Obrigada! Editado 23 de Setembro de 2017 por Karol Bucciotti Acréscimo de info Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
MyGirl Postado 23 de Setembro de 2017 Compartilhar Postado 23 de Setembro de 2017 Caixa de sapato não é indicado, a proliferação de fungos no ninho, por causa das fezes dos filhotes e pais, é maior. Pode sim ter complicações por ser pai x filha, por isso não há incentivo de tal cruzamento. Apenas criadores que tem um controle de tabela genética e arvore genealógica faz tal cruza para fixar padrões. Nesse caso eles sabem os problemas que podem ter nos gens das aves. Há disponibilização de farinhada, milho, ovo, extrusada, frutas, sementes? Você pegou esse casal logo depois dos antigos donos terem tentado por pra chocar? Deu pausa de alguns meses? Alguns filhotes ficam debilitados não por má nutrição assim que nascem, mas por má nutrição antes da postura dos ovos. Há diversos fatores aí, desde o desenvolvimento no ovo, até o nascimento. Alguns filhotes são mais desenvolvidos, outros não. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Karol Bucciotti Postado 23 de Setembro de 2017 Autor Compartilhar Postado 23 de Setembro de 2017 Mas li que trocar o ninho é pior pois eles abandonariam certo? Eu tenho o de madeira mas minha outra calopsita femea estava chocando ovos não fecundados (foi a primeira postura dela e li que devo deixar para ele adquirir experiência). O que tenho feito é todo dia tirar a maravalha com cocô superficialmente e limpando o ninho 2x por semana (li q era no máximo isso) deixando secar bastante no sol. O casal já veio formado para mim, eles começaram a acasalar naturalmente e fiquei com receio se não colocasse ninho eles "criassem" um em um canto qualquer da casa e seria pior. Eles estão comigo a um ano, somente agora cruzaram e deram filhotes, deu bastante intervalo. Tentei por diversas vezes colocar esses alimentos mas eles só comem as sementes, ai deixei só a farinhada para incentivar mas quando voltei pra casa não estava comida, então foi pior pq não se alimentaram. Agora fico com receio de colocar só isso e eles ficarem com fome. Coloquei ate em pote separado uma ração pura com frutas secas e nunca mexeram. Oq tenho observado é q eles estão comendo mto a pedra de calcio. Esqueci de citar que o mais velho alem de não firmar direito nas patas também fica com elas as vezes meio fechada. Os pais nunca foram bons de comer coisas mais saudáveis, como não são mansos, algumas técnicas para incentivar a começar a comer não funcionam (ver o dono comer, colocar na boca,..) Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
MyGirl Postado 23 de Setembro de 2017 Compartilhar Postado 23 de Setembro de 2017 (editado) Entendo. Se você não colocar o ninho, mesmo que acasalem não irá iniciar a postura. Não é uma regra você ver eles acasalando e logo após colocar ninho, isso é mais que incentivo. Sobre as sementes, creio que você deve aplicar outros tipos de "técnicas" para incentivo. Como por exemplo: misturar ovo na farinhada, ralar bem os alimentos e misturar com ovo. Pra aves que tem esse tipo de dificuldade, o ovo é uma das unicas coisas que os pássaros podem gostar que incentive eles a comer várias outras coisas. Aqui em casa ensinei a todos a comer misturando tudo com ovo. Beterraba com ovo, maçã com ovo. Logico que isso não em dias seguidos, mas com pausas. Ovo de mais faz mal. Outra cosia, calopsita é uma ave que adora ciscar no chão, se você assistir vídeos de calopsita lá na austrália vai ver tais rotinas delas. Com isso em mente eu coloquei um prato, pote, bem grande, de uns 15x15 um pouco fundo pra não pisarem e jogar tudo pro chão e, tudo que é diferente pra eles comerem, eu coloco lá. Coloque isso no chão da gaiola ou viveiro. Já é uns 15% da dificuldade vencida. Sobre o cálcio, se sua calopsita não come a pedra, não come ovo, não fica no sol, não consegue comer nada diferente, aí infelizmente tem que optar por alguma fonte de vitamina na água. Eu realmente não recomendo nada desse tipo, industrial, mas em caso assim... Quem sai prejudicado é os pais e, posteriormente, os filhotes. No caso desse filhote, pode ter algum tipo de atrofia nos pés, talvez ele consiga reverter esse quadro junto aos pais, talvez não. Às vezes o desenvolvimento está bem lento, por isso o pé assim. Tudo depende. Não podemos chegar a conclusões precitadas. Quando possível, envie fotos dos filhotes. Editado 23 de Setembro de 2017 por MyGirl Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Karol Bucciotti Postado 23 de Setembro de 2017 Autor Compartilhar Postado 23 de Setembro de 2017 Foi assim que fiz a farinhada, com ovos, cenoura ralada, tentei com e sem varias coisas, ate a casca do ovo que li ser bom as vezes. Coloquei num pote largo e raso, mas achei que eles faziam mto cocô dentro, fiquei até com medo disso prejudicar se eles comerem. A pedra eles tem comido mto, talvez seria falta de nutriente mesmo? Pensei que por esse fato, talvez seja melhor pelo menos uma vez por dia dar a papa, tentar garantir alguns nutrientes se não estiver vindo dos pais. Seria correto? A um tempo atrás dei vitamina na agua, mas não sei qnt tempo posso dar de novo. Assim como o remedio de verme que não sei como proceder com os filhotes, aos pais li falando de 6 em 6 meses e outros dizendo que só se tiver necessidade. Vou tirar fotos amanhã Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
MyGirl Postado 23 de Setembro de 2017 Compartilhar Postado 23 de Setembro de 2017 Eu dou a farinhada CC Parrots, todas as minhas aves amaram essa farinhada. Ela já vem com vários nutrientes. Sobre a vitamina, então, não posso dizer nada sobre isso porque eu não sou veterinária. Vai que dá algum problema mas suas aves. Sobre a papinha, não recomendo intervir. Se o papo está cheio, mão fica estagnado e as fezes dos filhotes estão corretas, não há necessidade. A papinha só é necessária em casos extremos. A alimentação dos pais é mais saudável. Eles passam imunidades aos filhotes através da regurgitação da comida. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Karol Bucciotti Postado 23 de Setembro de 2017 Autor Compartilhar Postado 23 de Setembro de 2017 Hoje amanheceu com o filhote menor morto, o maior estava muito debilitado com o papo vazio, observei na comida dos pais e quase não tinham comido, com muita dificuldade para comer, depois de algum tempo o filhote começou a comer e parecia estar faminto, porem comeu apenas 4 ml. Devo separar ele dos pais? alimento direto com a papa? Hoje não tem nenhum veterinário de aves aqui na minha cidade, só atende as terças feiras. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
lxandyl Postado 23 de Setembro de 2017 Compartilhar Postado 23 de Setembro de 2017 Ola Karol, com minhas pesquisas no forum vou tentar te ajudar, voce coloca comida suficiente para os pais? Pois na epoca de reprodução eles comem mais do que o normal, vou enviar um tabela que nosso amigo do forum postou nela contem uma base mais ou menos de alimentação, você pode verificar e qualquer coisa ajuda-lo na alimentação e voltar pro ninho. Mas reforce a alimentação do seu casal pesquise oque pode dar para eles na época de reprodução Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Karol Bucciotti Postado 25 de Setembro de 2017 Autor Compartilhar Postado 25 de Setembro de 2017 No sábado eu alimentei e voltei ele pro ninho, observei e os pais deram comida, fiquei mais tranquila porem ele estava muito ruinzinho. No domingo tentei de novo a farinhada, coloquei milho, tanto na espiga qnt fora, no pote raso e grande, eles ciscam e só pegam as sementes... Comeram e não alimentavam o filhote. Eles entravam no ninho, ficavam com o filhote mas não alimentava. Depois chegou um ponto que o macho não queria mais deixar a fêmea entrar, começaram a brigar mesmo. Esperei ela sair e tirei o ninho. Tentei dar comida, ele quase não comeu, não tinha força. Coloquei aquela lampada q esquenta em cima do ninho para ele passar a noite protegendo da claridade. Achei q ele não ia acordar vivo hj mas acordou. Bem pior, não consegui dar papinha, o papo não ta vazio, não fez cocô... Situação triste, ele não melhora mas tb morre, fica agonizando. Como faço para eles não entrarem nesse processo de novo? Só não coloco o ninho? ou eles vão arrumar um canto e botar ovo mesmo assim? Se as mortes forem pq são pai e filha então eles nunca vão poder reproduzir, não quero q tenham filhote para morrer. O que devo fazer? desfazer o casal para nunca mais ter esse risco? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Milton Shoiti Postado 25 de Setembro de 2017 Compartilhar Postado 25 de Setembro de 2017 Karol, é difícil a sua situação. Realmente não é aconselhável a reprodução consanguinea. Não sei se é o seu caso a morte dos filhotes. Para que não ocorra novo processo de choca, não coloque o ninho que é o incentivo para postura, e no caso dela botar no fundo da gaiola ou comedor basta descartar os ovos. Caso queira procriar, eu tentaria formar outro casal trocando um dos dois. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.