Jump to content

Muda de penas

Stefani

Posts Recomendados

Olá, estava pesquisando sobre isso e não achei nada que tirasse a minha dúvida. 

Quanto tempo dura a primeira muda de penas? A Pepita esta com quase 7 meses, começou a muda no final de abril e ainda esta na muda, queria saber se é normal ou se é ela que esta arrancando as penas. :/ 

Obrigada.

Editado por Stefani
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

essa primeira muda demora pois as penas caem bem mais de vagar. normalmente as penas de filhote são substituídas quase que sem ser notado, exceto pelo volume de penas no fundo da gaiola!

já a próxima muda a ave faz uma troca mais rápida e severa! fique tranquilo, as minhas aqui estão fazendo muda a bastante tempo tb, eu dou glicopan na agua e isso ajuda muito na troca e nascimento das novas penas!

abraço

• Gostei 1
Link para compartilhar

eu dou ____EDITADO-------- gotas em cada vasilha de ------EDITADO------, dou glicopan -----EDITADO----- faço isso 1 mês, e obtive ótimos resultados, inclusive uma ave minha que teve pânico e quebrou varias penas, arranquei os pedaços junto ao bulbo e com ajuda do glicopan rapidinho nasceram  as peninhas todas rapidinho!

outra dica se puder farinhada, recomendo a farinhada nutropica, 2x na semana é o bastante, coloque 2 colheres de sobremesa misturada a ração, eles adoram!

abraço

depois dou -----EDITADO---- descanço do glicopan e repito ate acabar a muda!

Editado por BHM. BRUNO
Evite mencionar dosagem de medicamentos e vitaminas.
  • Gostei 1
Link para compartilhar

Entendi, eu estava dando 1 vez no mês só com medo de ser demais, mas vou fazer do jeito que você falou até acabar então...

Amanhã vou aproveitar que vou comprar ração, vou comprar a farinhada tambem. E a farinhada eu posso dar sempre(todos os dias), junto com a ração? Tava querendo melhorar a alimentação deles mesmo, pq eles não comem frutas, só comem folhas verdes, ração da alcon(foi a que eles gostaram) e sementes. 

Obg

Link para compartilhar

Stefani  é normal os meus também estão na troca de penas  depende muito da ave  umas é mai rápida  ,       outras demora um pouco mais   eu reforço a alimentação  coloco probiótico nas  mas semente  não coloco na extrusada  porque ela já vem com probiótico  dou três vezes da semana é o suficiente  e forneco milho verde cenoura ralada  jiló brócolis a ninha calopsita adora e fruta  e folhas verde  catalonia  couve  rúcula não dou agrião solta um pouco o intestino  e frutas sem sementes 

As sementes que eu compro já vem com frutas secas  de uma olhada  oque eu dou para meus baibes:x20150702_124649.thumb.jpg.c8c8a8b0add499 

É isso que eu dou para eles no dia a dia espero ter te ajudado :)

Stefani  é normal os meus também estão na troca de penas  depende muito da ave  umas é mai rápida  ,       outras demora um pouco mais   eu reforço a alimentação  coloco probiótico nas  mas semente  não coloco na extrusada  porque ela já vem com probiótico  dou três vezes da semana é o suficiente  e forneco milho verde cenoura ralada  jiló brócolis a ninha calopsita adora e fruta  e folhas verde  catalonia  couve  rúcula não dou agrião solta um pouco o intestino  e frutas sem sementes 

As sementes que eu compro já vem com frutas secas  de uma olhada  oque eu dou para meus baibes:x20150702_124649.thumb.jpg.c8c8a8b0add499 

As sementes que eu compro já vem com frutas secas  de uma olhada  oque eu dou para meus baibes:x20150702_124649.thumb.jpg.79d741868608da 

Editado por salete fortes
Link para compartilhar

Aqui na minha cidade eu não acho ração/sementes da megazoo, tentei nutrópica mas eles não gostaram, tentei alcon e deu certo e ja as sementes eu uso a da terra dos pássaros. Frutas eles nem chegam perto, não adianta, só folhas mesmo como couve e rúcula :/ 

Pra melhorar então eu vou comprar a farinhada :D 

Muito obrigada @salete fortes e @marley 

Link para compartilhar

A primeira e segunda muda levam um tempo maior das demais mudas, mas com período superior a três meses acho bacana fazer uma consulta ao veterinário.

Reforce a alimentação e mantenha a observação. Acompanhe o peso da sua calopsita a cada dois dias é importante fazer esse acompanhamento.

Link para compartilhar

As mudas de penas são divididas em parciais ou totais. Quando fazem mudas parciais esse passaro no decorrer do ano muda várias vezes de penas, agora quando tem muda total é somente uma vez ao ano. Depende muito da espécie de passaro, as calopsitas em geral são mudas parciais, pode observar que em algum período ela ficou sem cair pena, é que como ela faz mudas sequenciais dá a impressão que não para nunca. Agora alguns tipos de passaro tem troca de penas somente uma vez no ano e até que troque as penas, pode levar no mínimo dois meses para mais. Eu tenho passaros aqui em casa que trocam pena somente uma vez no ano e esse ano já estão a pelo menos 3 meses trocando e ainda não acabou, também quando parar somente o ano que vem mais ou menos na mesma época.

• Gostei 2
Link para compartilhar

As mudas de penas são divididas em parciais ou totais. Quando fazem mudas parciais esse passaro no decorrer do ano muda várias vezes de penas, agora quando tem muda total é somente uma vez ao ano. Depende muito da espécie de passaro, as calopsitas em geral são mudas parciais, pode observar que em algum período ela ficou sem cair pena, é que como ela faz mudas sequenciais dá a impressão que não para nunca. Agora alguns tipos de passaro tem troca de penas somente uma vez no ano e até que troque as penas, pode levar no mínimo dois meses para mais. Eu tenho passaros aqui em casa que trocam pena somente uma vez no ano e esse ano já estão a pelo menos 3 meses trocando e ainda não acabou, também quando parar somente o ano que vem mais ou menos na mesma época.

Eu reparei isso sim, Celia. Como eu troco o forro do viveiro todos os dias eu percebo que fica uns dias sem penas e depois eu ja acho de novo. Sendo parcial então, ela pode continuar com a muda durante todo o ano, é isso? 

E tambem em relação a exame de fezes de rotina, eu devo fazer o parasitologico? Eles ainda não fizeram...

Obrigada a todos,

Link para compartilhar

São por períodos do ano, um exemplo, ela está trocando de pena agora, quando cessar irá ficar alguns meses e depois voltar a trocar. É por essas trocas que normalmente as penas das asas ficam crescendo e trocando o tempo todo, senão você cortaria a pena da asa e ficaria o ano inteiro sem ter que aparar pois essas não cairiam e não cresceriam mais até a próxima muda.

Nos meus eu costumo fazer somente o parasitológico e mesmo assim as vezes não chego a fazer anual, somente quando acho que tem alguma coisa meio estranha nas fezes. Os outros tipos de exames somente se você ou os seus passaros tiverem algum contato externo com outras aves de procedência duvidosa ou de parentes que possam ter exposto os passaros deles a situações de risco.

Aqui em casa sempre hospedo um passaro de meu irmão que viaja, mas sei da procedência dele e que não tem contato externo com nada e nem ninguém, então ele vem na boa e fica junto com os meus, fora isso nada e nem ninguém entra em contato com meus passaros, assim evito de contagio com doenças e de ter de ficar fazendo exames, além de sempre que chegamos aqui em casa, todos limpam as mãos com alcool gel que fica na entrada para não transmitir doenças de fora.

Parece frescura, mas depois que tomei algumas precauções e cuidados acabei com os gastos com veterinário e remédios devidos a várias doenças que sempre estavam entrando em minha casa e contaminando indiretamente eles. Evitando os riscos de contaminações externas não precisa se preocupar com exames ou qualquer outra coisa.

• Gostei 2
Link para compartilhar

Entendi como é, então ja deve estar terminando :) 

As fezes deles estão normais, graças a Deus, eu tava pensando em fazer pq eu sou meio paranoica com tudo, a primeira calopsita que eu tive morreu de repente e eu não percebi nenhum sintoma pq eu não entendia quase nada da criação de calopsitas, dai eu quero fazer tudo direitinho pra não perder nenhuma :(

Não acho frescura o que você faz não, eu até gostei da ideia do alcool em gel e vou fazer isso aqui em casa. Estou sempre lavando as mãos antes de pegar elas e quando chego da rua, tomo banho ou troco de roupa. Muito obrigada @Célia Maia :D 

Link para compartilhar

Na verdade você precisa aprender a conhecer características de seu passaro para diagnosticar doenças a tempo de fazer algum tratamento e não precisa fazer exames, pois você pode fazer um check completo dela e dar tudo negativo, mas existe outras doenças que também podem matar ele morrer "de repente" e você ficar nessa dúvida, que ele estava bem, com exames em dia e morreu sem explicações.

Então, leva algum tempo para aprendermos a identificar quando não estão bem, mas não é difícil, alguns sintomas que podem alertar o dono são: o passaro é muito ativo e de repente começa a ficar quieto, não brinca tanto e nem se mexe quase, já dá para começar a levantar alguma suspeita e observar ele melhor. Passaros costumam dormir somente sobre uma patinha, mas digamos que você já observou que ele está menos ativo e percebe que ele está domindo sobre duas patinhas, então convém prestar mais atenção ainda, pois passaros quando dormem sobre duas patas indica sinal de fraqueza e debilitação, o que não impede que passaros sadios durmam algumas vezes apoiados nas duas patas, mas em compensação eles estão ativos, não sei se deu para entender. Alguns passaros quando estão doentes costumam procurar o sol para dormir ou ficar parado embaixo dele a fim de se esquentar, então seria mais um sintoma a ser observado. 

Outros sintomas são penas do peito e costas levemente arrepiadas quando eles estão ativos, acordados e comendo, o que não impede que em dias frios quando durmam ou mesmo dias mais amenos eles arrepiem as penas, nesse caso não indicaria doença. 

Secreções nos olhos, narinas, fezes grudadas na cloaca ou com cores anormais, chiados quando dormem, rouquidão, falta de apetite ou quando somente mexem na comida e aparentam estar comendo quando não estão, são alguns outros sintomas que pode observar.

Até mudança na cor da pena é uma variante anormal, eu tive um canário que era albino e de repente começou a ficar mesclado de amarelo, na época não dei atenção, achei até bonitinho, mas já era um sintoma de doença e ele estava contaminado com uma doença que foi mortal tanto para ele quanto outros três passaros que perdi na época, então agora se vejo algo nesse sentido nem penso, já corro para o veterinário

O fundamental é você conhecer bem seus passaros pois dai saberá diferenciar quando ele está bem ou não através de características que reconhecerá nele e não somente em sintomas aparentes, pois muitas doenças são silenciosas e matam eles antes que consigamos identificar a tempo de tratar. 

Todo passaro demonstra algum sintoma antes de morrer, mas infelizmente nem todos os donos conseguem enxergar a tempo de socorrer, quanto mais precoce ocorrer essa identificação, mais chances de curar o bichinho teremos.

Detalhe, nunca demostre para eles que está observando, pois as danadinhas percebem e tentam mudar o comportamento. Quando percebo algo de estranho, fico circulando ou passando próxima deles fazendo alguma coisa, olhando de longe para não demonstrar que estou observando e dai é quando relaxam e consigo perceber a mudança de comportamento. Quando percebem que estamos olhando, até para dormir ficam com um olho aberto somente para obsevar a gente também e é quando camuflam os sintomas.

• Gostei 2
Link para compartilhar

Deu pra ter uma ideia, vou ficar sempre de olho em tudo isso que você me disse. Ao meu ver esta tudo normal *-*

Nossa os bichinhos são danados mesmo kkkkkk não sabia que eles mudavam quando a gente ta olhando e faz sentido mesmo pq elas ficam so numa patinha e quando chego perto eles ja se apoiam nas duas, uma vez eu ate assustei achando que tinha acontecido um acidente serio e ele estava sem uma das patas O.o kkkkkkk

Se eu soubesse de tudo isso antes, talvez eu teria salvado ela :( vou colocar uma foto aqui. Eu tinha ganhado ela do meu namorado, e lembro que era a primeira ninhada do casal dele, teve dois filhotes e eles morreram no mesmo dia, ela aqui e o outro la na casa dele, pode ser algo relacionado com isso talvez? A única coisa de diferente que teve foi que a partir do 3° dia ela não sobia nos poleiros, até então achei que era normal. 

Mas é assim mesmo, com o tempo é que a gente vai aprendendo. Muito obrigada mesmo, Celia :D 

(Na foto da até pra ver que estava com as penas erguidas :/)

11054330_811085182260260_8461902524721792542_n.jpg

Link para compartilhar

Ela era linda, mas veja como você já está pegando o jeito, ela realmente estava com as penas levemente arrepiadas e pode ver que na frente do peito tem uma pena levantada o que indica que também estavam arrepiadas, depois desse estágio elas começam a entrar no estágio de encorujamento, que é quanto já estão bem debilitadas e começam a dormir arrepiadas com a cabeça enfiada no corpo.

• Gostei 1
Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.