Jump to content

Dificuldade na mudança de sementes para extusada

Carina Silva

Posts Recomendados

Boa noite pessoal

Estou tendo dificuldades para mudar a alimentação da minha calopsita para a ração extrusada. Resolvi mudar por recomendação do atendente da pet shop, pois comentei que ela escolhe muito as sementes. Acontece que ela não está aceitando de jeito nenhum. A criatura é louca por painço, alpiste e aveia e se nega a comer qualquer coisa além disso. Eu já dava a extrusada da Megazoo junto, em quantidade pequena e ela adora, mas em grande quantidade ela não tá nem tocando. Comprei a NuTrópica e ela rejeitou total.

Faz uma semana que eu faço a mistura de sementes com a extrusada e quando acaba a semente ela não toca na extrusada, faz greve de fome, grita, briga... Ela é a minha princesa, faço tudo que ela pede e me corta o coração ver ela gritando por comida. Estou muito preocupada por ela comer só o painço, alpiste e aveia pois acredito que não tem todos os nutrientes necessários nessas 3 sementes. Além disso notei que ela está mais magrinha, com o esterno mais palpável.

Não sei o que fazer, me ajudem por favor!

• Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Olá ,Carina , eu no seu lugar continuaria a dar a ração misturada as sementes e vc também poderia oferecer verduras ,milho ,ovo ,frutas pra complementar a alimentação . Não faria essa mudança de uma só vez ,se vc quiser vai diminuindo a quantidade de sementes aos poucos .

Link para compartilhar

Olha, na minha opinião (prática), ração extrusada funciona bem como um suplemento, não como fonte única de alimentação, eu não aconselharia você a retirar as sementes, aqui em casa eu faço uma mistura, 80 % de sementes e 20 % de extrusada da Alcon, eu também já tentei Megazoo e Nutrópica e ninguém gostou, elas são mais duras e menos atrativas, a da Alcon é coloria e fácil de quebrar, todos aceitaram bem.

Na natureza a dieta base das calopsitas também é composta por sementes, o importante mesmo é procurar variar a alimentação, um dia oferecer uma verdura, no outro uma fruta, no outro farinha... mantendo como base a mistura de sementes + extrusada.

• Gostei 4
Link para compartilhar

Como o Ricardo disse, a ração é importante mas não deve substituir as sementes, por mais que a ração seja muito nutritiva ela é industrializada e ja a semente é natural e o bico delas são viradinhos pra baixo exatamente pra conseguir descascar sementes. 

Ja que ela gosta da ração da megazoo, você pode comprar o mix de sementes da mesma e ofecer, pois como você disse só o painço, alpiste e aveia não bastam para elas e no mix vem, além dessas, o cartamo, arroz cateto, trigo sarraceno, sorgo, niger e bem pouco, mas bem pouco mesmo de girassol.

Boa sorte e continue insistindo, misturando ração nas sementes que uma hora ela aceita.

Link para compartilhar

Aqui em casa a preferência tb é pelas sementes, comem bastante, mais comem a extrusada, só que em menor proporção. Estão bem assim. Eu ñ teria coragem de retirar as sementes deles.

Sobre a extrusada tem que oferecer a que eles mais gostam, ñ adianta, tem algumas que são mas duras e aqui em casa ñ aceitaram. 

• Gostei 1
Link para compartilhar

Aqui em casa a única forma que achei do "java" comer a ração foi triturando ela, e como disseram ele come como complemento, pois de longe ele prefere as sementes, geralmente ele come as sementes e depois vai pra ração triturada. Perguntei ao veterinário se tinha problema em triturar a ração, ele disse que não, que o importante é ela comer.

Link para compartilhar

Realmente a maioria dos veterinarios pedem que faça a substituição das sementes por extrussada, dizem que é mais balanceada... eu particularmente aqui em casa ofereço as duas separadas, existem criadores que misturam as duas assim é de facil aceitação... todos aqui comem extrussada normalmente, claro que existem os que comem mais e menos... eu tentei tirar as sementes mas não fui ate o final por dó mesmo porque alguns deixaram de se alimentar.

Complemente também com frutas, verduras e legumes assim  a semente não sera a unica fonte de alimento e os demais repõem as vitaminas que a semente não oferece.

Link para compartilhar

Eu  ofereço   as duas mas eles gostam mais das sementes  coloco em potes  separados  sementes e extrusada megazoo   foi a unica que eles gostaram   

E também   coloco farinhada  todos os dias pois eles comem pouco então eu deixo um potinho a disposição ......  coloque frutas e verduras     folhas verde    escuras    eles costumam gostar mais ....O veterinário das minhas aves sempre recomenda não retirar as sementes elas e muito importante  poia tem varia vitaminas e faz bem para a digestão das aves ,só que tem que ser de boa qualidade e  que seja bem completa 

Costumo comprar as sementes e misturar probióticos ....  Ajuda no metabolismo   e as fezes melhoram muito   ate as penas ficam mais bonitas .... 

Link para compartilhar

Eu continuaria com a alimentação que fazia antes, até mesmo pq já tinha extrusada na alimentação. Não tem motivo para deixá-la com fome para substituir totalmente as sementes por ração.

Deixe como fazia e coloque um comedouro só com extrusada. Aqui em casa só comem a da ALCON, bolinhas coloridas.

Tenho comedouros só com sementes, outro só com extrusada. Elas escolhem o que querem. Lógico que as sementes são as preferidas, mas atacam também a ração.

Coloque girassol na sua mistura, mas cuidado com a quantidade. Acrescente brócolis, milho, couve, frutas, veja o que ela vai gostar e exclua o que não fizer sucesso. Aqui em casa fruta nem adianta. não comem. Couve e brócolis causam um alvoroço.

Boa sorte

Link para compartilhar

Para que ela acostume faça uma mistura com sementes e ração deixando por +/- um mês, após este período separe cada um em um potinho e deixe eles sempre um ao lado do outro. A preferência dela será sempre pelas sementes, mas o pouquinho que ela comer diariamente de ração já é o suficiente para ter um balanceamento nutricional. Ração demais também é prejudicial ao passaro pois tem excesso de vitaminas e as sementes servem para equilibrar a alimentação delas por serem mais pobres em vitaminas. Deixe sempre a água ao lado da ração, pois elas gostam de molhar para comer. Não adianta ficar mudando de marca toda hora, pois fica mais difícil a adaptação, escolha uma de sua preferência e persista na oferta dela. Em geral as calopsitas gostam mais da megazoo por ter os grãos pequeninos, mas muitas gostam da nutrópica, basta persistir na oferta do alimento.

• Gostei 1
Link para compartilhar

• 2 semanas atrás...

Em casa tá dificil... estou tentando trocar as sementes Tori e Three Birds para Nutropica por orientação da veterinária, mas a Lica não aceita a Nutropica de jeito nenhum. A veterinária disse que ela até come a extrusada, mas como ela não é como sementes que deixas as casquinhas, dá impressão que ela não está comendo a Nutropica. Outra coisa que percebi no comportamento da Lica é que ela não pode nos ver comendo que literalmente quer entrar no nosso prato... antes era assim também, mas como menos intensidade.

Outra coisa que percebi com a introdução da Nutropica é que as fezes dela ficaram mais aguadas, como semente eram mais secas. Isso definitivamente mudou com a nova alimentação. Veterinária disse que é normal.

Alguém tem algum comentário?

Editado por dbisetto
Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.