Jump to content

Alimentação Calopsita Apatica

Vanessa de Paula

Posts Recomendados

Bom pessoal, tive um problema com a minha perola hoje e levei ela ao Vet, estava com ovo entalado... como nunca havia acontecido isso fiquei em panico, mas já conseguiu expelir o ovo no consultório mesmo.

Não sei bem o motivo se foi alimentação, apesar de comer o mesmo que todos...

A veterinária receitou vitaminas e antibiótico e pediu que separasse ela em uma gaiola sozinha para o tratamento de pelo menos 5 dias...

Resolvi reforçar ainda mais a alimentação segue alimentação diária de todos e se alguém puder me ajudar dizendo o que posso acrescentar...

Ração Extrussada Nutropica, Mix de sementes da Megazoo, Grit, Ossiba, Farinhada Nutropica, Tbm tem na nagiola uma outro pedrinha que eu esqueci o nome ela é marrom rs... durante a semana vario o cardápio com legumes e verduras... São acostumadas com Almeirão, Espinafre, Couve, Cenoura, Beterraba, dou as vezes milho cozido e estou querendo introduzir ovo cozido...

Ser[a que falta alguma coisa para complementar para ajudá-la na recuperação?

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Bom oferecer ovo cozido sim, é uma boa fonte de proteínas e vitaminas. Os meus são doidos por ovo cozido, porém eles só comem se estiverem bem amassados.

Outra coisa, que experimentei oferecer aos meus esses tempos e teve ótimo aceitamento, foi Jiló! 

• Gostei 1
Link para compartilhar

Oi Lucas, realmente acho que o problema dela é a falta do cálcio, ontem quando levei ao Vet e estava com o ovo entalado e expeliu ele estava perfeito só trincou pq caiu dentro do transporte mas hoje pela manha achei um ovo caído no fundo da gaiola a casca estava muito mole parecia papel molhado.

O engraçado e que ela esta a uns 3 a 5 meses comigo e já tem mais de 1 ano quando veio pra ca estava com 9 meses... ela come exatamente o mesmo alimento que todos, estou com um casal com 8 ovos perfeitos.

Qual o risco de oferecer a farinhada todos os dias?

Link para compartilhar

Vanessa,oi ,como estão todos e a pérola,veja bem quando os pássaros estão na época da reprodução não há nenhum mal farinhada todo dia,e principalmente quando os filhotes nascerem quando eles tiverem maiorzinhos e uma opção para auxiliar eles a comerem sozinhos,as minhas comem, beliscam a extrusada e as sementes,bolachas integrais e pão adoram, mas fora está época, parece que se oferta apenas 2 vezes por semana,parece que engorda, puro mito na gaiola dos meus sempre ofereço pois não curtem nem vegetais poucos e frutas já joguei muita fora!Resumindo para os meus e minha consciência,não há mal nenhum!!!!:$:)O ovinho dela está com a casca mole muita ossiba para ela repôr no organismo primeiramente o cálcio, elas usam do próprio organismo,dê avitrin cálcio para ela repôr mais rapidamente ainda mais que ela está muito debilitada!!!!

Editado por cilene1234
Link para compartilhar

Nesse período é fundamental a ingestão de cálcio, então deixe a disposição pedra de osso de siba constantemente para ela ingerir. Eu costumo deixar direto no viveiro tanto a farinhada quanto o osso de siba.

Quando dizem que faz mal é porque não se pode consumir em excesso, mas o que eu tento explicar é que elas não irão consumir em excesso se ficar disponível direto e tiver outras variedades de alimentos, pois elas diversificam na hora de comer e como a preferência é sempre das sementes elas irão consumir elas em maior quantidade que são de baixo nível nutricional, então acaba balanceando a alimentação.

Para ter idéia, tenho 10 calopsitas e uma caixa de farinhada da nutrópica dura 2 meses aqui em casa, isso porque eu ofereço diariamente para elas e faço a troca total uma vez por semana, repondo todos os dias. Todas elas gostam de farinhada, mas não comem todos os dias e quando comem pegam somente alguma coisinha e pronto, o mesmo ocorre com o osso de siba, cada pedra dura quase dois meses.

Quando o passaro tem uma variedade de alimentos oferecidos a disposição ele varia em todos comendo sempre um pouquinho de cada que no final do dia não é excesso, agora quando ele não tem a disposição e o dono coloca na gaiola ele sai atacando tudo descontroladamente, pois ele já está condicionado que terá somente naquele momento e depois não terá nada mais. É a mesma coisa que ocorre com um ser humano, pega um bolo daqueles maravilhosos cheios de recheio e coberturas ou um churrasco e deixa diariamente a disposição em cima de uma mesa, eles vão acabar no mesmo dia, agora deixa todo dia um bolo ou churrasco  disponivel durante um mês inteiro, podemos até passar e comer um pedacinho mais não ele inteiro. O mesmo ocorre com a pedra de cálcio, quando oferecido a disposição elas não comem direto. 

É o que eu falo sempre, temos que conhecer os hábitos de nossos passaros pois somente assim poderemos entender e conhecer bem eles, identificando até doenças quando esse ainda está bem, pelo menos eu observo muito meus passaros e conheço eles virados do avesso e tudo isso que eu narrei percebi durante esses anos que crio sendo que até hoje nenhum ficou doente ou morreu por conta disso.

• Gostei 1
Link para compartilhar

Celia eu tambem faço o mesmo com a farinhada deixo na gaiola e eles sempre dão uma bicadinha... deixo mix de semente e extrussada a vontade também, alem da pedra de cálcio e grit e verduras que vou oferecendo por dia. Não entendi o motivo desta fêmea me parecer que esta com falta de cálcio... fiquei ate confusa ela esta a 4 meses comigo, chegou aqui com 9 meses conforme a data de nascimento que esta no exame de sexagem dela. Chegou pesando 89 gramas e hoje esta com 92 gramas...

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.