Jump to content

Líderes

Conteúdo Popular

Exibindo conteúdo com a maior reputação desde 21/11/2024 em todas as áreas

  1. Hummm... eu tenho uma mini casinha de madeira dentro da gaiola. Já retirei! Obrigada!
    2 pontos
  2. Vc colocou ninho na gaiola? Se colocou retire, deixa eles agressivos.
    2 pontos
  3. Tenho 6 calopsitas para doação, que são criadas sem asas aparadas. Sou de São Paulo/SP. 2 casais e outras 2 fêmeas.
    2 pontos
  4. Moro em Natal RN, hoje mais cedo dei papinha pra ela, ela comeu um pouquinho e parou, agora antes das 15h vou oferecer mais um pouquinho, o papinho dela está cheio, mas a frequência do cocô e a textura me preocupam um pouco. Edição: As fezes dela se solidificaram bastante após a papinha mais cedo e com ela comendo a extrusada na minha mão, vou acompanhar as mudanças hoje.
    1 ponto
  5. Lá pelos 8 meses se for macho o rosto vai começar a ficar branco e se for fêmea vai permanecer totalmente cinza, não posso te afirmar com certeza o sexo pois tem fêmeas que cantam lindamente como os machos, então espera até os 8 meses ou faz o exame de sexagem se quer algo mais rápido.
    1 ponto
  6. Vc deve precisar levar sua ave em clinica veterinaria de animais exoticos para verificar isto pra evitar que quebre mais, pq se quebrar vc vai ter um problema de ave q nao consegue se alimentar. Veja msg no privado. Mas poste aqui tbm uma foto de como está o bico de sua ave pra gente entender melhor e informe sua cidade para recomendação de clínica de exóticos.
    1 ponto
  7. Se vc por acaso não ter papinha, oq não pode acontecer pois quem tem filhotes deve ter tudo preparado já, vc pode preparar uma papa de emergência com legumes, usando por exemplo batendo um pedaço de abóbora, brocolis, cenoura, beterraba, e outros legumes permitidos para calopsitas, bater tudo junto com agua filtrada no liquidificador e oferecer, como papa temporária para um filhote, até chegar a papa adequada. Mas oferecer fubá nunca, pois pode estagnar o papo e causar o óbito de filhotes, por não ter nutrientes pra aves.
    1 ponto
  8. Aqui em casa adotei a calopsita da minha irmã que só ficava na gaiola fechada, ao chegar com ela primeiro deixei uns dias na gaiola junto da gente, pra ela acompanhar o movimento da casa e conhecer as outras calopsitas que eu tinha, depois de uns dois ou três dias mais ou menos abri a gaiola e deixei ela a vontade, sempre perto de onde eu estava, e aos poucos ela foi tomando confiança e saindo. Vai colocando a comidinha dela cada dia um pouquinho mais para fora da gaiola até tomar uma boa distância que ela precise sair e se distanciar da gaiola. Um ano depois ela que era super brava já estava vindo no ombro, por vontade própria, pois eu sempre me sentava no chão e deixava que ela se aproximasse, demora, mas com paciência e carinho você consegue! Boa sorte!
    1 ponto
  9. Não da pra dizer ao certo, mas eu chutaria q é um filhote de uns 4 a 5 meses. Tem muita carinha de criança ainda.
    1 ponto
  10. Não é possível dizer sexo de filhotes antes da primeira muda de penas. Um exame de sexagem entretanto custa somente 25 reais feito direto com um laboratório (+ o frete). Vc pode tirar umas peninhas do peitinho de sua ave e enviar pro laboratório para fazer o exame, como puxar alguns fios de cabelo. https://www.vetdna.com.br/aves/sexagem/sexagem-de-aves-certificado-impresso
    1 ponto
  11. Veja informativos alimentares abaixo. E tbm imagens de gaiolas adequadas para calopsitas para referencias. Providencie um pacote de ração extrusada e um pacote de mix de sementes de qualidade a calopsita enquanto ela estiver sob seus cuidados. A dieta de uma calopsita deve ser a abaixo, não invente dietas sem informação adequada, pode causar mal à saúde da ave com o passar do tempo ter uma dieta imprópria. Se ela não estiver acostumada a comer ração e comer mais do mix de sementes, pode deixar a princípio, mas busque fazer com que ela aceite a ração com o passar das semanas, pois ração é alimento mais apropriado para aves domésticas que sementes, que elas fazem seleção de favoritas e podem com isto comer muita semente oleosa e ter pouca variedade nutricional. A ração já é um alimento completo.
    1 ponto
  12. Sinto muito. Pegar filhote muito novo tem esses riscos, especialmente se não tiver costume de alimentar aves com papinha. É possível q tenha ocorrido falsa via da papa para o pulmão, o q normalmente é fatal, especialmente se foi logo após a alimentação, ou algum outro problema, visto q ocorreu diarréia e se fosse falsa via, ela teria mais probelmas respiratórios e vomito. De qualquer forma, sinto muito pela ave, se vc manteve ela em internação por 10 dias vc tentou o melhor pra ela.
    1 ponto
  13. 1 ponto
  14. Oiii mitchel, levei no veterinario hoje, fizeram raio x e o médico mostrou o corpinho dele e viu que o estômago dele tava com coisa branca por conta de um suposto "gesso" que eu colocava na gaiola do niki, era a pedrinha e o espelho e nisso tinha gesso na composição, mas eu não sabia, ele falou que isso tava fazendo ele beber bastante água e isso das fezes era por conta dessa urina não era nem fezes é um liquido por conta disso, mas de resto ele falou que o fígado dele tava bom, a questão do papo ele apertou um pouco e viu que era tipo um "ar" que deu por conta de algum trauma que ele acabou caindo com o peitoral, mas que isso não era nada grave e iria ficar assim mesmo, e tambem a alimentação ele tá com falta de vitamina A, e as patinhas estão com pozinho branco por conta da alimentação só ser as sementes, ele indicou dar vitaminas avitrin multivitaminico e o cálcio por 60 dias colocar na água dele mesmo, pensar que foi essa pedrinha que tava deixando ele assim e eu já tava dando mil possibilidades de doenças kkkkk, mas obrigada pela sua ajuda! Oiii mitchel, levei no veterinario hoje, fizeram raio x e o médico mostrou o corpinho dele e viu que o estômago dele tava com coisa branca por conta de um suposto "gesso" que eu colocava na gaiola do niki, era a pedrinha e o espelho e nisso tinha gesso na composição, mas eu não sabia, ele falou que isso tava fazendo ele beber bastante água e isso das fezes era por conta dessa urina não era nem fezes é um liquido por conta disso, mas de resto ele falou que o fígado dele tava bom, a questão do papo ele apertou um pouco e viu que era tipo um "ar" que deu por conta de algum trauma que ele acabou caindo com o peitoral, mas que isso não era nada grave e iria ficar assim mesmo, e tambem a alimentação ele tá com falta de vitamina A, e as patinhas estão com pozinho branco por conta da alimentação só ser as sementes, ele indicou dar vitaminas avitrin multivitaminico e o cálcio por 60 dias colocar na água dele mesmo, pensar que foi essa pedrinha que tava deixando ele assim e eu já tava dando mil possibilidades de doenças kkkkk, mas obrigada pela sua ajuda!
    1 ponto
  15. Bom dia, a fêmea colocou um ovinho e agora entendi que pode ser por proteção, então separei eles, pois ela estava batendo muito nele. Mas obrigada pela sua informação.
    1 ponto
  16. Oiê, então o pai e a mãe sai assim, a diferença que o pai não tinha essas bolinhas nas assas, já a mãe tinha.
    1 ponto
  17. Parece q um antisséptico resolve. Limpa com soro, passa um antisséptico com um cotonete e é isso. Se notar algo estranho leve no veterinario de exóticos.
    1 ponto
  18. Olá! É um pérola canela.
    1 ponto
  19. Oi! Eu mesma tenho dificuldade de reconhecer alguns tons de canela, mas como o dele tá um cinza bem quente, eu diria que ele é canela sim, além de estar clarinho.
    1 ponto
  20. Não, a papinha estraga rápido e depois que esfria pode causar problemas digestivos e até infecção nas aves.
    1 ponto
  21. Algumas aves parecem comer a megazoo mto rápidamente e acabam regurgitando. Tenho uma q tinha esse comportamento, não é necessariamente um problema de saúde. Verifica se usando uma ração como a Nutrópica q tem grãos um pouco maiores ela come mais devagar e para com isso. Ou não, a minha só parou de fazer isso mesmo e acabou se adaptando, e só faz muito raramente, quase não vejo mais.
    1 ponto
  22. Olá, primeiramente falo aos moderadores que crio esse tópico com o intuito de ajudar, sei que existe conteúdo similar no fórum porém as informações estão dispersas, falo por experiência própria, pois sofri um bocado para fazer os exames e tudo mais e gostaria de juntar tudo aqui pra quem tiver as mesmas dúvidas o pessoal poder ajudar... Mas qualquer problema pode excluir o tópico , não quero prejudicar ninguém.Sem mais delongas vamos ao primeiro tópico:-Por que fazer os exames na minha ave?Toda ave está, como os seres humanos, em constante exposição a bactérias e agentes nocivos à saúde que buscam o tempo todo uma brecha no sistema imunológico para nele se instaurarem e causar vários problemas. Nas aves um cuidado especial é necessário, pois são suscetíveis a uma baixa imunológica devido a muitos fatores, desde clima até estresse. Ao fazer os exames podemos detectar precocemente esses agentes nocivos e com o auxílio de um veterinário competente realizar o tratamento para que seu bichinho fique saudável e continue a te dar alegria por muito muito tempo...-Como posso fazer os exames? É muito caro?Existem vários laboratórios que realizam os exames em aves, dentre os principais podemos citar a Unigen, o (Laboratório de Genética), o Genoa, entre outros (não vou postar links por irem contra as normas de diretrizes do fórum, qualquer coisa deixe uma mensagem que mando por MP) ou até mesmo o parceiro aqui do fórum o Dr. Felipe também realiza os exames, portanto dê uma passada no site dele, NIAAS. O preço obviamente varia de acordo com os exames e a quantidade de aves (plantel sai mais caro) , os principais exames para se realizar são: Clamídiose Ultrassensível, Mycoplasmose Ultrassensível, Salmonellose, e o Parasitológico das fezes para detecção de possíveis coccídeos ( Agradeço às nossas amigas Bia e Erika que gentilmente me falaram os principais exames em um tópico que criei antes de fazer os meus exames). Um dos laboratórios, por exemplo, forma um Painel para os três primeiros exames e tudo sai por R$ 98,00 e o parasitológico sai por R$ 24,00 os três primeiros saem por R$ 55,00 individualmente, o pagamento pode ser realizado online em até 12 vezes, não tem desculpas para não fazer os exames. Outro laboratório faz o exame de clamidia, micoplasma, salmonella e coccídeas por R$ 160 se fornecer o CRMV e o nome de seu veterinário ou se tiver o pedido medico.-Eu moro muito longe de qualquer um dos laboratórios, e agora?Isso realmente não importa, pois você quase não precisa sair de casa para fazer os exames, primeiramente você pode gratuitamente pedir os kits de coleta pelo site dos laboratórios para quando chegarem começar a fazer a coleta. Se sua ave estiver apresentando sintomas significa que o caso demanda urgência então corra em uma farmácia e compre um coletor universal que é bem barato e vá coletando as fezes para a realização dos principais exames, depois lacre e mande por Sedex para o laboratório, no meu caso eu pedi os kits e comecei a fazer a coleta no coletor universal mesmo, no último dia de coleta os kits chegaram, então na hora de mandar pelos Correios eu transferi as amostras do coletor para o potinho com conservante dos kits, preenchi um formulário de solicitação de exames que pode ser imprimido no site ou obtido nos kits, e anexei o comprovante de pagamento, depois é só esperar. -Coleta? Como vou fazer? Como saber o tipo de amostra para um determinado exame?Pelo site dos laboratórios você solicita ajuda online e eles te dizem a amostra necessária para os exames, no caso dos 4 exames citados acima só é necessária a coleta de fezes, que deve ser feita forrando o fundo da gaiola com um papel (pode ser sulfite mesmo) e coletar as fezes por 3 dias em horários diferentes. Eu coletei de manhã, tarde, noite no primeiro e segundo dia e só de manhã no terceiro e mandei por Sedex10. Colete usando uma pazinha ou colherzinha desinfetada, eu usei duas colherzinhas de caipirinha que parecem umas pazinhas, a desinfetação pode ser feita com água fervente e álcool em gel, Sempre desinfete as pazinhas entre uma coleta e outra e troque as folhas da gaiola, colete as fezes mais estranhas, que estão aquosas ou disformes e mantenha o coletor na geladeira durante os 3 dias, só retirando pra fazer a coleta e pra mandar pelos Correios.Qualquer dúvida adicional pode ser perguntada aqui no fórum mesmo e no próprio site dos laboratórios, tenho certeza que ela será sanada, o resultado pode ser visto online e caso aparecer algum positivo leve ao veterinário, se não tiver nenhum veterinário especializado em aves por perto não é desculpa pra automedicar sua ave, o nosso querido Dr. Felipe faz consultoria online para quem não tem como levar em um veterinário, dá um verificada Niaas.Todo o conteúdo escrito aqui foi de minha autoria sem nenhum tipo de cópia, as fontes foram todas tiradas daqui do fórum mesmo e quero agradecer em especial às pessoas que me ajudaram a realizar os exames no Pitchi. O Balthazar, a Bia, a Erika , e a Valéria. Espero ter ajudado....A saúde de nossas aves é essêncial para preservarmos uma das únicas coisas boas que o ser humano tem: A capacidade de amar e de aprender com nossos bichinhos...*Texto original do @dupocas
    1 ponto
  23. Isto pode ser bouba aviária, q é um vírus (varíola aviária basicamente). No caso, vc deve levar sua ave imediatamente numa clínica veterinária de animais exóticos para avaliação e tratamento. Informe sua cidade para recomendação de clínica de exóticos. Agora, sobre a idade de sua ave, qual é a idade pra vc estar considerando ela velha? Normalmente ave velha é só acima de 15 anos, antes disso é só adulta mesmo. Veja msg no privado.
    1 ponto
  24. 1 ponto
  25. As fotos foram na ordem errada , a primeira é como ele está agora, depois da muda de penas. Obrigada por esclarecer
    1 ponto
  26. Não sei se seria bom deixar as suas aves sem alimentação durante o dia, pois é o período em que elas se alimentam naturalmente, o conselho que eu poderia lhe dar e colocar essa alimentação em um local protegido dentro do viveiro,onde não fique tão visível para as aves de fora e se ficar caindo algum resíduo ou sobra para fora fora do viveiro fazer a limpeza e retirada, pq se o interesse deles for por causa da alimentação deve diminuir bastante. Tenho um problema parecido, as minhas ficam na área externa de casa, uma das gaiolas tem a malha bastante espaçada, os pardais sempre estavam em cima da gaiola e conseguiam comer a ração pq dava p eles passarem no espaço, coloquei uma espécie de proteção com uma chapa metálica e diminui bastante, eles até vão mas como não conseguem comer , saem logo. Na hora em que vou fazer a limpeza das gaiolas aproveito tbm para fazer a limpeza dos resíduos de ração que caem, ajuda bastante a diminuir essas visitas indesejadas.
    1 ponto
  27. Oi Isabel! Acredito que o tamanho seja adequado, ainda mais se eles ficam presos somente para comer e dormir! Já vi mais calopsitas juntas em viveiros menores. Coloque brinquedinhos e eles serão muito felizes.
    1 ponto
  28. O certo seria pegar um macho filhote na faixa etária da sua ou esperar ela atingir 1 ano de vida e tu pegar um macho adulto. Se juntar um adulto com a tua filhote ele pode acabar machucando ela ou botando ovos antes da idade adequada. Juntando dois filhotes é mais “fácil” eles formar um casal no futuro.
    1 ponto
  29. Olá pessoal, doo uma calopsita a alguém responsável que saiba cuidar de pássaros. Infelizmente minha família aqui no Rio de Janeiro não consegue dar todos os cuidados a ele e eu não moro aqui para poder ajudar. Procuro alguém que possa dar amor uma vida melhor a essa criatura tão linda. Ele é macho, asas não cortadas, não é manso, e deve ter por volta de 5 anos de idade (ele foi encontrado na varanda aqui de casa). Aguardo sua mensagem! qualquer dúvida, me pergunte! P.s. tentei adicionar uma foto mas estava muito grande, por favor pedir, ele é lindo!
    1 ponto
  30. Estou doando essas duas calopsitas, mudei para um apartamento pequeno e não tem como eu continuar com elas aqui, estou procurando um novo lar para elas... Nomes deles é Zézinho (calopsita de cima) e Lili (calopsita de baixo, acredito que seja um macho, ganhei ela como femea). Quem quiser realmente adota-las é só entrar em contato comigo, dou preferencia para quem vir buscar... Observações: não são manços e acredito que são dois machos, por nunca terem botado ovos...
    1 ponto
  31. Papo estagnado, geralmente é causado por fungos, então meio que teria que levar ao veterinário. Mas existe uma técnica que pode ajudar um pouco na digestão dos restos que estão estagnados no papo, que consiste em uma leve massagem com algodão e água morna no papo, assim pode ajudar a "quebrar" os restos de comida. É importante não oferecer muita papa por enquanto, caso esteja bastante cheio. Vá massageando aos poucos e ofereça em pequenas quantidades bem ralinha. Pra ajudar na digestão do restante.
    1 ponto
  32. Amiga, paciência e persistência são as palavras de ordem na criação de calopsitàs. Algumas se entregam de primeira, outras demoram um pouco mais ...personalidade de bicho a gente só entende observando atentamente e amorosamente. Está tudo bem, sejam felizes!
    1 ponto
  33. Nesse caso os filhotes seriam macho arlequim portador de cara branca, canela e pérola e fêmea arlequim canela portando cara branca. Se um dos filhotes tiver cara branca significa que o pai porta, aí adicionaria a possibilidade de um macho cara branca arlequim portando pérola e canela e uma fêmea arlequim canela cara branca
    1 ponto
  34. Bem, fevereiro de 2025 é minha ave graças a Deus está viva. Fiz uma longa pesquisa pra poder tratá-la da melhor forma, além de contatar veterinários da minha universidade federal. O fórum é para ajuda e também serve para pessoas se ajudarem, pois naquele momento não havia veterinário, apenas pra 3 dias, o que poderia ser fatal. Hoje graças a Deus a minha calopsita está bem, se alimentando de vários vegetais, sendo suplementada, melhorou em menos de 1 semana na época, graças a minha vigilância constante. Mas obrigada por nada, uma coisa que não faço é cuidá-la de qualquer jeito.
    1 ponto
  35. Pode ter certeza que eles devem estar muito felizes! Se fosse o caso de ser apenas uma, acredito que ela ficaria triste por estar sozinha. Mas como são três e você tem um ambiente muito enriquecedor, com brinquedos e espaço, elas devem estar muito felizes, sim! Não fique preocupada! A diversidade na alimentação também é ótimo para elas, e se você consegue ficar pelo menos um pouco, já está ótimo!
    1 ponto
  36. 1 ponto
  37. Olá, é normal sim. Em algum momento da vida, as calopsitas e os jacarés tiveram um parente em comum, afinal, as calopsitas são dinossauros modernos. É uma característica deles.
    1 ponto
  38. Oi, trazendo noticias sobre meu tópico, a minha calopsita já começou a voltar ao seu comportamento normal, levou quase 1 semana, mas ela já voltou a piar e até a voar de um móvel pro outro, mesmo com as asinhas cortadas, o que pra mim já é ideal, não quero que ela consiga alçar voo por longas distâncias, apenas para se locomover aqui em casa, e isso ela está conseguindo fazer. Acho que foi só questão dela pegar costume mesmo, e já está novamente agindo dentro da normalidade.
    1 ponto
  39. Olá, calopsita solta não é nada recomendado... Arrumar um macho, talvez seja uma boa ideia, porém depende, pois ela pode parar, ou simplesmente os dois começarem a procurar ninhos. Se não é sua intenção ter outras aves, sugiro que evite que ela fique em ambientes favoráveis para que ela faça ninho. Retire dela todo acesso a esses locais, pois além da possibilidade de fazer ninhos, há o risco de acidentes, como foi citado, ela comeu um fio do rádio, isso pode causar sérios problemas caso ela esteja comendo fios e móveis.
    1 ponto
  40. Sua calopsita pode estar doente, pois os sintomas descritos indicam estresse ou possível enfermidade. É importante levá-la imediatamente a um veterinário especializado em aves para descartar infecções ou outros problemas. Até a consulta, mantenha-a em um ambiente tranquilo, aquecido e com acesso a água fresca e comida.
    1 ponto
  41. Olá amigos, Vim compartilhar com vocês algumas informações interessantes sobre as chamadas mutações ligadas ao sexo. Primeiramente, é interessante destacar que o cromossomo sexual das aves funciona de modo diferente dos cromossomos sexuais de nós, mamíferos. Nos mamíferos, os sexos são compostos por um par de alelos, chamados X e Y. Para termos um indivíduo fêmea, o par tem como notação a expressão "XX" e para termos um indivíduo macho precisamos do par "XY". Sendo assim, o óvulo feminino pode doar apenas o cromossomo X e o espermatozoide pode doar tanto o X como o Y. Disso, podemos concluir que quem determina o sexo da prole nos mamíferos é o macho. Nas aves, é completamente diferente. Os machos contém como par de alelos sexuais os genes com notação ZZ, sendo este um par de cromossomos completos e pareados. As fêmeas possuem como par de cromossomos sexuais os genes denotados como ZW, sendo que o W é o cromossomo herdado do óvulo da fêmea. Portanto, isso nos autoriza dizer que nas aves quem determina o sexo da prole é a fêmea, pois no óvulo pode conter tanto o Z como o W. O que são? Mutações ligadas ao sexo são aquelas que alteram a coloração da plumagem das aves, localizadas no cromossomo sexual da ave. Como atuam? No caso das mutações ligadas ao sexo das aves, as mutações se situam no cromossomo Z e são recessivas, ou seja, são sujeitas a dominância pelo gene ancestral das aves. No caso das calopsitas, o gene Silvestre. Existem as seguintes mutações nesse gene: Lutino (ino) Canela (cin) Pérola (op) Bochecha Amarela Ligada ao sexo(slyf) No caso dos machos, que possuem cromossomo sexual ZZ, para que as mutações se manifestem, precisamos de dois cromossomos que a contenham, para que o gene dominante Silvestre não venha a suprimir seus efeitos. No entanto, no caso das fêmeas, temos uma particularidade das aves. O gene W é mais curto e dispõe de poucas informações em seu código genético, ligados apenas à formação dos órgãos reprodutivos das fêmeas, fazendo com que o gene mutante do macho não tenha um par, ficando dessa forma: Sendo assim, nas fêmeas, qualquer mutação que o cromossomo Z carregar se manifestará, pois a fêmea não pode doar um gene silvestre pra neutralizar essa mutação. Por isso, podemos dizer que as mutações ligadas ao sexo se manifestam mais facilmente nas fêmeas, pois basta um gene para que ela apareça. E consequentemente, fêmeas não podem portar mutações ligadas ao sexo, uma vez que somente um dos cromossomos sexuais (masculino) pode carregar mutações. Se a fêmea carregar no cromossomo Z, ela manifestará obrigatoriamente os efeitos da mutação, pela ausência de um cromossomo pareado.
    1 ponto
  42. Galera, minha calopsita chegou ontem, quando coloco ela na gaiola não consigo indentificar quando ela tá dormindo, quando chego perto e levanto o pano ela tá acordada, mais fica bem quietinha, mais quando ela dorme é com os dois pés é normal? Fico preocupada achando que ela não dorme direito deve ser pq é tudo novo pra ela Não consigo indentificar se ela dorme bem
    1 ponto
  43. Os amigos ai falaram uma coisa muito certa, o correto é levar a um "veterinairo" e fazer exame de excrementos (fezes) porém sabendo da dificuldade de muitos por morar em interior e as vezes não ter nem capitais por perto, vou deixar uma dica que pode ajudar você a diagnosticar o problema, se ela estiver com abdomem inchado e dolorido com fezes grudadas na cloaca e diarréia pode ser coccidiose nos casos mais graves tem até sangue nas fezes, a ave perde peso, descoloração das penas, penas arrepiadas, anemia e diarréia, e por terem um metabolismo muito rapido enfraquecem muito rápido podendo até morrer, se ela estiver no chão da gaiola deixe o alimento dela onde ela consiga ter acesso mais fácil, limpeza tem que ser diária e se possivel mais de 1 vez ao dia desinfetando o lugar com agua e sabão. A existe tratamento para coccidiose, geralmente é tratada por sulfas para aves compradas em casas agropecuárias ministradas na agua ou diretaente no bico, respeitando a bula, não tenho "CERTEZA" mais acho que é 3 dias ministrando o remédio e 2 dias de descanso, depois mais 3 dias de remédio e descanda mais 2 dias. Passado esse processo é bom até ministrar uma vitamina na água depois para ela repor seu metabolismo em dia, nas minhas aves eu faço uso das vitaminas assim 5 dias de vitamina depois descansa 5 dias, fico fazendo esse ciclo até completar 15 dias de vitaminas ministradas (se eu estiver fazendo algo errado aceito sugestoões numa boa, sou bastante mente aberta para aprender) . Outra coisa importate para não ter coccidiose, fator: 1) é higienização de ambiente (chão, puleiros, brinquedos e gaiola em geral), 2) Não deixar potes em lugares onde as calopsias defequem em cima de alimentos ou em sua água, sempre lave o pode de água e de alimentos, 3) em casa eu nunca coloco a mistura de sementes cheio até a boca, onde muitos fazem é assoprar as cascas e repor mais para as calopsitas ou passaros em geral, eu sempre coloco uma quantidade que acho ser necessário para o animal quando no meio do dia dou uma assoprada e depois coloco na gaiola de novo, quando é fim do dia antes de recolher para dormir descarto aquela comida que sobrou faço a higielização e secagem do pote e reponho mais alimento. Se conseguir mudar seguindo videos que explicam sobre ração extrusada ao invés de graõs eu recomendo também, ainda não tentei essa mudançaa de habitos alimentares para minhas calopsitas porque onde moro é meio precário achar e comprar por internet e pagar frete fica muito inviável para mim no momento. Não sei como sua calopsita está fisicamente, se está se alimentando, bebendo água etc, se estiver provavelmente o próprio organismo dela irá combater a doença (isso se for coccidiose), as vezes sei lá ela pode ter sentado no cocô e colado lá tudo é possível não se sua calopsita é adestrada né. Mais uma vez venho aqui FRISAR uma coisa, sei a regulantação do clube das calopsitas, quero deixar aqui que não estou afirmando a doença ou querendo medicar seu pássaro pois nem tenho competencia para isso, o correto é levar a um veterinário. Limpe com água morna a fezes colada no seu passaro. Hoje ainda com ajuda de celular, notebook, computador e internet conseguimos acesso a informações importantes, antigamente quando eu era adolescente e criava canários eu só tinha auxilio de umas 3 pessoas que criava a muito mais tempo que eu, e não tinha condições finaceira para levar a veterinários e nem mesmo tinha na minha cidade algum especialita para passáros, não sabia nem que existia exame de sexagem na época,cheguei a tratar algumas enfermidades até com ivomec bovino em canários, parece absurdo mais já salvei muito canário não vou ensinar como eu fazia pois hoje eu acho essa prática errada e além muitos ficavam inferteis depois, pois não reproduzia mais só ficava para ouvir o canto mesmo. Porém era o que eu tinha e o que outros criadores me orientavam. (esse foi apenas um relato de umas experiencias que tive não espero ser julgado aqui)
    1 ponto
  44. Boa noite. Minha Calo mais nova quando come acumula comida nas laterais do bico, e hoje descobri que dentro do bico tbm, causando fungo (eu acho) pq a língua dela do lado ta meio escura. é comum isso? como resolver? muito obrigada!!!
    1 ponto
  45. Leia esse tópico primeiro sobre alimentação. Depois leia o resto, já que disse q é nova com calopsitas https://clubedascalopsitas.com.br/topic/10413-vou-começar-a-criar-uma-calopsita-pela-primeira-vez-peço-dicas/ https://clubedascalopsitas.com.br/topic/11485-marinheiro-de-primeira-viagem/ https://clubedascalopsitas.com.br/topic/10490-minha-primeira-calopsita/ https://clubedascalopsitas.com.br/topic/11612-acho-que-minha-calopsita-não-gosta-de-mim/ https://clubedascalopsitas.com.br/topic/10548-cuidados-com-as-asas-criando-calopsita-solta/ https://clubedascalopsitas.com.br/topic/10408-ajuda/ https://clubedascalopsitas.com.br/topic/10436-calopsita-muito-ativa/ https://clubedascalopsitas.com.br/topic/12091-calopsita-muito-grudada/?tab=comments#comment-82509
    1 ponto
  46. Olá voltei para conta minha experiência usando extrusada bambito biotron por dois meses. Minhas calopsitas aceitar muito bem, a aceitação foi com uma semana ( lembrando que uso o mix e a extrusada não apenas extrusada). A aceitação foi melhor do que a da megazoo, pois mesmo com o mix na gaiola elas comem a extrusada coisa que não faziam com a megazzo. Em relação ao desperdício pensei que seria maior pois os grãos são maiores, porém achei que não mudou muito, e acabou o problema que eu tinha com uma calopsita que engolia o grão inteiro e depois regurgitava. Agora vou começar a observar a mudança das fezes e penas.
    1 ponto
  47. Nossa que bom. porque são meus primeiros bebes e eu não sabia que era assim. fiquei mais tranquila agora. muito obrigada.
    1 ponto
  48. Moro Em Porto Alegre-rs e estou Doando minhas 3 Calopsitas mais a Gaiola!!
    1 ponto
  49. Olá pessoal! Meu bebê continua usando a tala de esparadrapo feita pela veterinária... A coxinha dele foi deslocada pela estabanação da minha Booboo, mas estamos fazendo o possível por ele. Se alguém com mais experiência tiver qualquer sugestão, eu aceito. Nessa foto que tirei hoje ele está com 27 dias (aspecto de 12 dias), mas está comendo bem e muito esperto e saltitante (até demais, pois fica agitado dentro do ninho, é normal?). A solução que achei foi colocá-lo em uma tigelinha, e agora está mais relaxado lá dentro do ninho, como se estivesse em um "ofurô". Aqui vai uma foto do meu Galinho Chicken little...
    1 ponto
  50. Boa tarde gente! Acabei de voltar de uma vet especialista em aves! Ela disse que não é fungo e sim afta, que ela pode ter se machucado brincando na gaiola ou com a minha outra Calopsita! Fiquei bem mais tranquila!!! Muito obrigada pelas dicas!
    1 ponto
This leaderboard is set to Sao Paulo/GMT-03:00
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.