Jump to content

Filhote com pata torta


Assis Lopes

Posts Recomendados

Olá amigos do fórum.

 

Estou com um filhote de 8 dias sendo alimentado por mim pois os pais abandonaram o ninho.

Eram três filhotes, passei a alimentar 2 quando o 1 deles morreu, infelizmente o segundo não resistiu. Já este está com 8 dias...

O fato é que ele está com um das patinhas tortas. Gostaria de compartilhar o caso e ter a opinião de vcs se há algo que eu possa fazer para corrigir o problema agora. Tala, ou algo do gênero? De tanto ele tentar se locomover a patinha está ferindo( ficando vermelha).

 

Alem disso entre uma papinha e outra percebo que o papo não esvazia. Pode ser algum problema? 

 

Qualquer ajuda sera bem-vinda!

image.jpg

image.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Assis, você pode posicionar as patinhas dele corretamente com um arame fino, estilo aqueles que vem lacrando os pacotes de pão de forma.

É muito importante que essa deformidade seja corrigia agora, enquanto a estrutura óssea ainda está se desenvolvendo, pode ser que ele já tenha nascido assim, mas esse tipo de deformidade é comum quando os filhotes ficam o tempo todo sobre uma superfície muito lisa, onde não conseguem o apoio correto das pernas, o ideal é mante-lo sobre um pano, ou mesmo pedacinhos de algodão, onde ele possa se apoiar com firmeza.

Sobre o fato de o papo estar demorando pra esvaziar, isso não é bom sinal, e pode ser que o sistema digestivo dele esteja com dificuldades pra assimilar a papinha, sendo que o papo do filhote deve esvaziar por completo, ao menos 1 vez por dia (isso é feito durante a noite, e é por isso que não se deve alimentar os filhotes no período noturno)

Observe também se a concistencia da papinha condiz com a idade, quanto mais novo o filhote, mas líquida deve ser a papinha, geralmente nas embalagens de papinha tem uma tabela com os dias e a proporção adequada de papinha X água.

Outro fator importante é a temperatura, que deve estar por volta dos 38 °C

Da uma olhada nesse artigo aqui do fórum, pode te ajudar : http://forum.clubedascalopsitas.com.br/topic/46-guia-criando-calopsitas-à-mão/

Pela foto o papo dele também me parece muito cheio, o ideal é oferecer a papinha em pequenas quantidades e várias vezes ao dia, especialmente quando são muito novos.

Editado por Ricardo Ronsini
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...