Jump to content

Cuidados filhotes - Dúvidas


MReggiani

Posts Recomendados

O meu filhotinho que tem a perninha torta está atrasado e dá para ver as costelinhas dele, acho que é desitratação, nunca vi o papo dele cheio mesmo, sempre está do tamanho de um grão de feijão, algumas vezes dei papinha aí encheu. 

Só que li em algum lugar que não se deve dar papinha com o papo com grãos, então fiquei receosa em fazer, agora não posso mais evitar, terei que intervir para não perde-lo.

A dúvida é tiro ele do ninho e cuido exclusivamente com papa ou complemento a alimentação dos pais?

Esse é o que irei alimentar.

IMG_20180525_093954053.jpg

 

 

Esse outro é o que está bem desenvolvendo.

IMG_20180525_093908456.jpg

Ele morreu:(

Editado por MReggiani
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...

Pena que morreu! Mas para os próximos, saiba que vc pode sim interferir.
Você pode auxiliar o trato dos pais sempre que notar que eles não estão alimentando adequadamente e não é necessário remover o filhote do ninho pra isso. No caso de complementar a alimentação dos pais, o mais complicado é ficar a disposição do filhote. Por exemplo, se vc tira para tratar na papinha exclusivamente, vc poderá fazer uma tabela e saberá quando exatamente o filhote vai comer (exemplo de 3 em 3h, de 1 em 1h), mas quando o filhote fica com os pais, vc deve respeitar o prazo desde a ultima vez que vc alimentou e ainda ficar de olho para ver se os pais não trataram tb para não acumular resto de papinha no papo e não correr o risco de dar fungo, fermentar, azedar, etc. Com filhotes maiores fica mais fácil, vc pode auxiliar com papa, por exemplo, no inicio da manhã e da noite e deixar o dia para os pais irem se virando sem medo de o bichinho passar fome.

No caso do filhote da foto 1, me parece estar de papo vazio ainda que o filhote seja pequeno, o papo é transparente e elástico. Não é necessário ficar completamente murcho para que o filhote receba a próxima alimentação. Na verdade, esse seria o ponto ideal (do tamanho de uma ervilha ou grão de feijão).

Link para compartilhar
Share on other sites

Olha na minha opinião, o problema não é dos pais desse filhote e sim das intervenções do ser humano, que por ansiedade não deixam os pais cuidarem de suas crias, não sei o tempo que esse filhote tinha, mas dá pra chutar que ele deveria ter menos ou próximo de 10 dias de vida e nesse período não recomenda a mexer no ninho nem em filhotes. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Cada caso é um caso, @Dag!

Já tive filhotes que não perdi justamente pela intervenção. Aliás, bota intervenção nisso! Busquei ovo de pai que comia a ninhada inteira em outra cidade, coloquei no ninho o pai adotivo rejeitou o filhote com 7 dias de vida (por ser inexperiente), e se não fosse toda a minha mão de obra, hoje esse ovinho não teria virado um lindão e não teria 1 ano de vida!

Claro que concordo que não é pra ficar indo lá no ninho, abrindo toda hora, querendo pegar, querendo tirar foto ou sei lá, mas passar lá e dar uma olhadinha pra ver se está tudo bem, não custa nada e pode ser a diferença entre um filhote vivo ou morto! Ah! Mas na natureza eles... na natureza é outra história. Nossos pássaros são domesticados e embora tenham sim instinto, nada vai me fazer crer que devo deixar um filhote morrer sem interferir e tentar salvá-lo. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Blz, não quis ascender tal fúria, mas sou um criador com um pouco de experiência, pra dizer que de fato a mortandade de filhotes em criação amadoras e mto alto pelo fato de não ter paciência e pela ansiedade deles prejudicam toda uma ninhada de filhotes, em que mais domesticados seja a ave ela qrendo mtas vezes proteger a cria por curiosos acabam matando filhotes, rejeitando pq digo isso que nesse período de 10 dias é o  período mais frágil das crias, e ao pegar eles vc pode deixar o seu cheiro por ex. É isso pode acontecer dos pais rejeitarem os filhotes. Como vc disse que esse filhote não era alimentado pelos pais vc sabia que depois que nascem eles são alimentados depois de dois dias pq os pais dão aos recém uma membrana que fica no ovo é tipo um colostro que tem no leite materno, e isso não se ofenda pq eu sei que vc quis o melhor, blz abraços e boa sorte.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...