Jump to content

Minha calopsita morreu


Nitl

Posts Recomendados

Oi gente, estou tão triste e me sentindo sozinha que vim aqui desabafar oq tem acontecido comigo. Então, tinha uma calopsita macho chamado de tíbia, mas ele era o meu bebezinho, amava muito ele até que num infeliz dia ele caiu dentro da máquina de lavar roupa, pois ele era criado solto, não sei pq ele foi fazer lá em cima. Quando me contaram que isso tinha acontecido entrei em prantos, chorei dias, fiquei arrasada. Como estava muito  mal e com muitas saudades do tíbia, comprei outra calopsita, procurei um que fosse igual a ele. Quando cheguei em casa com a outra ave, no dia seguinte ela começou a espirrar , espirrava muito, vi que ela estava doente e voltei no cobasi onde havia comprado ela, lá mandaram eu dar avitin antibiotico para ave, mas nem me explicaram como dar e a quantidade. Ok, fui para casa e li a bula , lá dizia que podia colocar o antibiótico na água ou dar no bico, tentei os dois jeitos e a calopsita do não melhorava dos espirros e estava ficando cada vez mais amoada. Passado 2 semanas e vendo e estado dele fiquei desesperada e voltei no cobasi falar com a bióloga a qual não sabia bem pq fazer e me orientou a esperar 5 dias e retomar o medicamente. Eu fiquei muito insegura  e resolvi pagar uma consulta de animais silvestres e levei ele lá, isso ontem, examinaram e falaram que ele estava com aerosaculite, e que o tratamento que tinham me indicado estava sendo feito da maneira incorreta, que iriam mudar o medicamento, que era para dar direto  no bico e não colocar na água, ainda deram um injeção de furosemida, que para quem não sabe é um diurético, isso pq os sacos aéreos estavam cheios de líquido. Aliviada trouxe ele para casa e iniciei o tratamento. hoje a tarde deu um dia de tratamento e eu não observei melhora, também pq ainda e muito cedo. Fui eu dar o antibiótico de noite, e para minha infeliz surpresa, quando vi ele estava morto caído na gaiola. Minha reação foi so chorar, foi um desespero. Perdi duas calopsitas em um mês. Pensei que teria uma vida tão feliz com Elvis,como tive com o meu tibinha. Meu coração está partido, estou em luto novamente.:( 

Ninguém entende esse amor pelos animais que eu sinto, me criticam pq eu fico muito muito muito triste quando perco algum. Não trato eles como se fosse objetos, trato  como devem ser tratados. 

Inclusive quando levei o Elvis pela última vez doente no cobasi, eles sugeriram a troca por um que não estivesse doente. Recusei na hora pq ele não é um objeto que quando não funciona mais é do trocar. Ele era um ser vivo que merecia que investitesse  nele afeto, cuidado, carinho. Isso que eu fiz, cheguei a levar ele na consulta, mas infelizmente ele partiu um dia depois dia 28 de Maio:( 

 

  • Triste 2
Link para compartilhar
Share on other sites

A vida é assim mesmo feita de encontros felizes e desencontros tristes. A vida é uma viagem onde o mais importante não é o destino mas a jornada em si. Infelizmente há muitas coisas que estão além do nosso controle. Você fez o que podia. Deu muito amor. É o que importa. Quem sabe um dia, um alegre reencontro...

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...

''até que num infeliz dia ele caiu dentro da máquina de lavar roupa, pois ele era criado solto, não sei pq ele foi fazer lá em cima.''

Quando eu posto aqui a responsabilidade e o respeito que se deve ter com os animais que criamos, algumas pessoas acham ruim. Aí quando acontece algo assim, quem perde a vida é o animal. 

Vamos lá...
Vou repetir e te dar a orientação que sempre dou pra qm é novato ou n sabe ter o manejo certo com as aves. Entenda isso como uma crítica construtiva. Vai evitar de vc machucar o animal e a si mesmo.

Primeiro: Se suspeita de algo, leve ao veterinário no dia seguinte ou no mesmo dia. Não tem jeito. É a vida dele que ta em jogo.

Ps. Temos que saber onde compramos as aves, se o lugar é confiável, se o aspecto das aves está saudável.
       Provavelmente já te venderam ela bem doente. Procure um criador recomendado da próxima.

Segundo e mais importante pra evitar a primeira morte: calopsita não é carrocho, galera, pra ficar andando pela casa. 
Lugar de calopsita é no viveiro  (se quiser deixa-la solta, tem que ser SEMPRE com supervisão, não se pode largar o animal sozinho) ou em lugar reservado (como um quarto, por exemplo) pra ela ficar solta, com proteção, onde o ambiente seja enriquecido pra ela se distrair, sem riscos de voar para um fogão, bicar um fio elétrico, fugir e etc.

Vamos colocar na cabeça que devemos respeitar as características dos nossos animais pra segurança e saúde deles mesmos. Assim evitamos acidentes. 

Ps. Como eu disse anteriormente, provavelmente te venderam a segunda calo já doente. Não compre mais lá. Procure algum criador autônomo que seja indicado por outra pessoa. É mais confiável. 

É isso, entenda da melhor forma possível e boa sorte com a próxima.

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...