Jump to content

Briga entre calopsitas


Sun

Posts Recomendados

Tenho 2 calopsitas, sendo que a mais velha é fêmea com 16 meses e a mais nova (acho que é macho pois canta muito) tem 3-4 meses.

A mais velha está abatida desde a chegada da mais nova e ficou ainda mais abatida depois de botar 7 ovos.

Pela surpresa minha e tristeza, hoje flagrei a calopsita mais nova batendo na mais velha com várias bicadas violentas. Fiquei tão chocado que prendi a calopsita mais nova numa gaiola separada.

O que posso fazer para que as duas convivam de forma pacífica?

Link para compartilhar
Share on other sites

14 minutos atrás, Sun disse:

Tenho 2 calopsitas, sendo que a mais velha é fêmea com 16 meses e a mais nova (acho que é macho pois canta muito) tem 3-4 meses.

A mais velha está abatida desde a chegada da mais nova e ficou ainda mais abatida depois de botar 7 ovos.

Pela surpresa minha e tristeza, hoje flagrei a calopsita mais nova batendo na mais velha com várias bicadas violentas. Fiquei tão chocado que prendi a calopsita mais nova numa gaiola separada.

O que posso fazer para que as duas convivam de forma pacífica?

Ela botou 7 ovos sem macho? Eles devem se bater por causa da diferença de idade, foi de forma violenta de machucar a outra?

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Sun disse:

Tenho 2 calopsitas, sendo que a mais velha é fêmea com 16 meses e a mais nova (acho que é macho pois canta muito) tem 3-4 meses.

A mais velha está abatida desde a chegada da mais nova e ficou ainda mais abatida depois de botar 7 ovos.

Pela surpresa minha e tristeza, hoje flagrei a calopsita mais nova batendo na mais velha com várias bicadas violentas. Fiquei tão chocado que prendi a calopsita mais nova numa gaiola separada.

O que posso fazer para que as duas convivam de forma pacífica?

Olha eu separaria de gaiola e colocaria as gaiolas do lado, para continuarem juntas, e algumas vezes no dia coloca junto,por exemplo na HR de dar algum alimento que gostam, aí coloca uma vasilha maior mais para brigarem, normalmente calopsita que não são casal formado tem mais tendência de brigar, eu tenho um viveiro que tem 3 e não são casal aí de vez em quando se estranham, bicam o outro mais nda pra machucar.

Link para compartilhar
Share on other sites

Os ovos foram sem macho. As bicadas que a mais nova deu na mais velha foram bem agressivas.

Cada calopsita tem sua gaiola, mas a mais velha invadiu a gaiola da mais nova. Aí a mais nova foi para a gaiola da mais velha. Agora as duas ficam numa só gaiola. Aqui as gaiolas ficam abertas. Cada gaiola tem 2 comedouros e 1 bebedouro.

A mais velha ficou bem apática e levei ao um veterinário de animais exóticos que indicou internação para receber soro e fazer exames.

Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Sun disse:

Os ovos foram sem macho. As bicadas que a mais nova deu na mais velha foram bem agressivas.

Cada calopsita tem sua gaiola, mas a mais velha invadiu a gaiola da mais nova. Aí a mais nova foi para a gaiola da mais velha. Agora as duas ficam numa só gaiola. Aqui as gaiolas ficam abertas. Cada gaiola tem 2 comedouros e 1 bebedouro.

A mais velha ficou bem apática e levei ao um veterinário de animais exóticos que indicou internação para receber soro e fazer exames.

Nossa, foi serio mesmo a coisa, as minhas se estranham as vezes, mas não brigam a este ponto. Boa sorte e melhoras pra ela.

Quanto a ela botar estes 7 ovos, observe se não tem nada no ambiente incentivando que ela bote.

Link para compartilhar
Share on other sites

A calopsita botou os primeiros ovos em cantos da cozinha. Aí fizemhos uma casinha de papelão no canto onde ela botou ovos. Botou mais 5. Pode ser essa casinha o estímulo?

Hoje fomos visitar a calopsita na clínica onde ela está internada. Achei mais esperta do que ontem. Está recebendo antibiotico, soro e alimentação forçada. Está com infecção respiratoria, osteoroprose e problema nos rins. Se continuar melhorando, provável alta em 1 ou 2 dias.

Link para compartilhar
Share on other sites

30 minutos atrás, Sun disse:

A calopsita botou os primeiros ovos em cantos da cozinha. Aí fizemhos uma casinha de papelão no canto onde ela botou ovos. Botou mais 5. Pode ser essa casinha o estímulo?

Hoje fomos visitar a calopsita na clínica onde ela está internada. Achei mais esperta do que ontem. Está recebendo antibiotico, soro e alimentação forçada. Está com infecção respiratoria, osteoroprose e problema nos rins. Se continuar melhorando, provável alta em 1 ou 2 dias.

Provavelmente foi sim o estímulo da casinha, não pode nda que pareça ninho, desde q a intenção seja realmente essa mesmo

Link para compartilhar
Share on other sites

7 ovos deixam qlqr pássaro exausto, ainda mais se a alimentação não foi reforçada pra reprodução. Pelo visto os ovos nao estao galados, já que ela nao tinha macho. Da próxima vez q ela botar o primeiro ovo, descarte e va fazendo isso se ela botar mais pra desestimular. a casinha estimula a postura, n é recomendado se nao quer ter filhotes. 
vc nunca fez um check up na ave? pq pra encontrar tanto problem assim , se nao for conversa de veterinário, é estranho. 
qual a alimentação que vc dá:?

Link para compartilhar
Share on other sites

Até a postura do primeiro ovo, achávamos que a calopsita era macho. A alimentação era industrializada da Nutropica e MegaZOO. Também tem um bloco de pedra branca para roer, mas ela nunca gostou.

 

Fizemos a casinha para protege-la do frio do chão gelado da cozinha, mas o resultado foi justamente o oposto.

 

Obrigado pessoal. Hoje a noite vamos visitá-la e quem sabe se ela vai receber alta? Tomara.

Link para compartilhar
Share on other sites

Como assim casinha no chão?  Ela dormia numa casinha no chão? 
É importante lembrar que calopsita não são como cachorros. Não devem ficar soltas pela casa, ainda mais no chão, sem supervisão. Podem ocorrer séries acidentes. Lugar de calopsita deve ser ou na gaiola ou em um espaço reservado com poleiros e outras coisas q enriqueçam o ambiente. Soltar pela casa, só por alguns instantes e com supervisão. 
Parece chatice, mas é importante que respeitemos as caracteristicas de cada animal que criamos, pra própria segurança e saúde do bicho. 

Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Sun disse:

Até a postura do primeiro ovo, achávamos que a calopsita era macho. A alimentação era industrializada da Nutropica e MegaZOO. Também tem um bloco de pedra branca para roer, mas ela nunca gostou.

 

Fizemos a casinha para protege-la do frio do chão gelado da cozinha, mas o resultado foi justamente o oposto.

 

Obrigado pessoal. Hoje a noite vamos visitá-la e quem sabe se ela vai receber alta? Tomara.

Como assim casinha no chão?  Ela dormia numa casinha no chão? 
É importante lembrar que calopsita não são como cachorros. Não devem ficar soltas pela casa, ainda mais no chão, sem supervisão. Podem ocorrer séries acidentes. Lugar de calopsita deve ser ou na gaiola ou em um espaço reservado com poleiros e outras coisas q enriqueçam o ambiente. Soltar pela casa, só por alguns instantes e com supervisão. 
Parece chatice, mas é importante que respeitemos as caracteristicas de cada animal que criamos, pra própria segurança e saúde do bicho...

Editado por Nascimento
jj
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Nascimento disse:

Como assim casinha no chão?  Ela dormia numa casinha no chão? 
É importante lembrar que calopsita não são como cachorros. Não devem ficar soltas pela casa, ainda mais no chão, sem supervisão. Podem ocorrer séries acidentes. Lugar de calopsita deve ser ou na gaiola ou em um espaço reservado com poleiros e outras coisas q enriqueçam o ambiente. Soltar pela casa, só por alguns instantes e com supervisão. 
Parece chatice, mas é importante que respeitemos as caracteristicas de cada animal que criamos, pra própria segurança e saúde do bicho...

Pois é, aqui as calopsitas ficam soltas pela casa (na verdade apartamento) toda. As gaiolas ficam abertas. Elas entram e saem da gaiola quando querem, geralmente para comer, beber e dormir ou descansar.

A casinha que fizemos foi no canto da cozinha onde ela botou ovos. A calopsita botou ovo no chão frio da cozinha e ficou lá chocando direto no piso frio.

Concordo que é bem mais seguro deixá-las presas, mas não sei se é o melhor para elas que já estão habituadas a ficarem soltas e livres pela casa. O ideal seria um viveiro bem grande, mas não dá num apartamento...

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...