Jump to content

Filhote


Catarina Ferreira

Posts Recomendados

Sou nova aqui, boa noite.

Tem um casal aqui em casa e nunca vingou nenhum filhote, nem chegavam a sair dos ovos, ai depois de um tempo resolvi tentar ajudar.

1a vez o filhote estava piando muito e decidi não tirar do ovo e deixar eles ajudarem. No dia seguinte o filhote estava morto porque eles não ajudaram a sair do ovo.

2a vez hoje 21/06 verifiquei o ninho com 4 ovos e 1 estava piando bastante, tirei do ovo e ele estava vivo mas com uma bolsinha amarela pendurada na barriga. Coloquei de volta no ninho rapidamente mas o casal nem ligou e minutos depois estava morto. :'(

Queria saber o que eu faço, se consigo realmente ajudar, se agi certo ou se agi errado e se é melhor desistir e separar o casal.

Editado por Catarina Ferreira
Link para compartilhar
Share on other sites

Não é recomendado abrir o ovo, pois você pode atrapalhar o desenvolvimento, além de ter tipo um cordão umbilical ligado ao ovo, deve ser essa bolsa que vc viu. 

Faça alguns exames nas suas aves, pode ser que elas tenham alguma doença que impede o nascimento dos filhotes.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Além do que o Joseph falou, tem alguns fatores determinantes: limpeza do ninho, deficit de cálcio da mãe, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e ventilação.

A limpeza do ninho diminui  a chances de que embriões sejam infectados por patógenos ainda dentro do ovo e morram;

A deficiência de cálcio da mãe faz com que os ovos tenham casca excessivamente porosa e por consequência o embrião torna-se mais suscetível a infecções;

A temperatura ambiente muito elevada ou muito baixa, atrapalha o desenvolvimento do embrião;

A umidade relativa do ar é uma das maiores causas de morte de filhote totalmente formando antes da eclosão, pois se a umidade estiver abaixo de 60% a membrana que protege o filhote resseca e ele morre sem forças para quebrar a casca;

A ventilação do ninho é importante para a troca de gases que o ovo faz.

 Como seus filhotes estão morrendo totalmente formados antes de abrir a casca, e se a região que você mora é fria e tem baixa umidade relativa do ar, aconselho a colocar o ninho apenas no verão quando as temperaturas são mais elevadas e a umidade é mais alta, de qualquer maneira se perceber que o filhote tenta e não consegue quebrar a casca, que um pouco e observe ele terminar o serviço. Nunca quebre toda a casca.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...