Jump to content

Nao sei se minha calopsita esta comendo.


Matheus Silva

Posts Recomendados

Oi pessoal sou novo no forum,recebi de uma amiga minha uma calopsita,acho que ja na fase adulta...Comprei semente de girassol e nao vi se ela esta comendo...O chao da gaiola fica sujo com as sementes....Enfim alguem sabe me dizer se ela esta ou nao comendo?
obrigado

Link para compartilhar
Share on other sites

57 minutos atrás, Matheus Silva disse:

Oi pessoal sou novo no forum,recebi de uma amiga minha uma calopsita,acho que ja na fase adulta...Comprei semente de girassol e nao vi se ela esta comendo...O chao da gaiola fica sujo com as sementes....Enfim alguem sabe me dizer se ela esta ou nao comendo?
obrigado

Bom dia

Não de somente girassol para ela pode ser prejudicial.

Compre um mix de sementes para calopsitas e ração extrusada, uma farinhada .

Ofereça tmb alimentos frescos couve, almeirão, rúcula, milho cozido, maçã sem sementes, gilo. 

Caso ela tenha chegado na sua casa a pouco tempo é normal ela ficar na dela e as vezes demora a comer fiquei de olho quando ela estiver comendo vc verá as cascas das sementes.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

obrigado por responder,dei pao e bolacha a ela e ela comeu,tambem dei um pouco de rucula e ela tambem comeu.Outra pergunta,pao e bolacha fazem mal a ela?E sobre questao de comportamento,ela e recente em casa,faz 2 dias e ela ainda nao deixa eu fazer carinho nela,porem ela vem ao meu ombro,isso e normal?

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Matheus Silva disse:

obrigado por responder,dei pao e bolacha a ela e ela comeu,tambem dei um pouco de rucula e ela tambem comeu.Outra pergunta,pao e bolacha fazem mal a ela?E sobre questao de comportamento,ela e recente em casa,faz 2 dias e ela ainda nao deixa eu fazer carinho nela,porem ela vem ao meu ombro,isso e normal?

Pão e bolacha devem ser evitados, no máximo uma vez na vida, assim como todos produtos derivados de leite, chocolate, etc... Não esqueça de dar ovo pelo menos uma vez por semana. Quanto a fazer carinho, poucas calopsitas permitem, no geral apenas aquelas que foram criadas na papinha desde muito novinhas.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Matheus Silva 

Cuidado com esses alimentos. Girassol, bolacha e pão não são alimentos para calopsitas, ainda mais se o pão ou bolacha for doces.

Aqui no fórum há muitas e muitas dicas sobre alimentação.

Lembre de comprar um mix de sementes específico para calopsitas, uma ração extrusada específica para calopsitas ( recomendo a Alcon Club Periquito, que também serve para calopsitas) e uma farinhada de boa qualidade.

Minhas aves chegaram bem debilitadas e com boa alimentação estão fortes e saudáveis.

Lembre que o girassol deve ser dado em pequenas porções, pois é muito gorduroso e pode levar ao acúmulo de gordura corporal e também no fígado da ave.

Grande abraço e qualquer coisa, pergunte, ok?

 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Matheus Silva

A Farinhada é um alimento que visa complementar a dieta da sua ave, principalmente durante os períodos em que a ave precisa de mais nutrientes, como muda de penas e período reprodutivo.

O aconselhável é oferecer 2 vezes na semana. Elas não aceitam imediatamente, precisa de tempo para que se acostumem.

Aquele em casa, o veterinário das minhas pediu que eu misturasse a farinhada nas sementes todos os dias. Dessa forma ao descascar em os grãos, parte da farinhada gruda na língua deles e eles ingerem, aumentando consideravelmente o valor nutritivo das sementes.

Link para compartilhar
Share on other sites

@Matheus Silva

Você está fazendo confusão amigo.

Mix de sementes não é ração.

Ração extrusada é um alimento como ração de cachorro, mas feito para aves. A ração extrusada é o mais importante na alimentação deles. Por mais que comam sementes, mesmo que comam pouca ração, isso já ajuda a balancear a dieta e supre as necessidades de minerais, vitaminas e demais nutrientes.

Aqui em casa eles comem a Alcon Club Periquito ( que também é indicada para calopsitas).

Segue abaixo a foto. Por ser colorida, elas amam. Não se preocupe com o corante da ração pois é corante alimentício.

Caso queira, pode também tentar a Alcon Eco Club Periquito, que tem corantes naturais como urucum, cochonilha e clorofila.

Isso, ao meu ver, é o mais importante pra nutrição deles, visto que o mix de sementes é pobre em nutrientes.

alconclubperiquito.jpg

alconecoperiquito.jpg

Editado por Eliezer Jr
Erro ortográfico
  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

Boa noite gente, eu ganhei uma calopsita a cera de um mês e ela tem na faixa de 2, 3 meses. Vi que nesse periodo troca a papinha pela semente, comecei a colocar a semente pra ela, ela foi pegando o bico ficou mais forte e paralelamente tava dando a papinha. Há umas duas semanas dou papinha uma vez no dia ou não dou. Ela gosta muito da semente de girassol, sempre tem semente espalhada entao o pote esvazia, daí eu não consigo saber ae ela realmente esta comendo ou não. Esses últimos dias eu e o pessoal aqui em casa estamos reparando ela mais magrinha e aparentemente menor. O que eu faço?

Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Saraamelo disse:

Boa noite gente, eu ganhei uma calopsita a cera de um mês e ela tem na faixa de 2, 3 meses. Vi que nesse periodo troca a papinha pela semente, comecei a colocar a semente pra ela, ela foi pegando o bico ficou mais forte e paralelamente tava dando a papinha. Há umas duas semanas dou papinha uma vez no dia ou não dou. Ela gosta muito da semente de girassol, sempre tem semente espalhada entao o pote esvazia, daí eu não consigo saber ae ela realmente esta comendo ou não. Esses últimos dias eu e o pessoal aqui em casa estamos reparando ela mais magrinha e aparentemente menor. O que eu faço?

Seria importante ter uma balança, assim você acompanha o peso e descobre se ela está comendo ou não. Se ela estiver perdendo peso você volta a oferecer 5ml de papinha 2 vezes ao dia até ganhar peso, depois volta a oferecer 1 vez só e observe se ela está comendo. 

Como ela ainda é novinha eu recomendo que você já introduze a ração extrusada ao invés das sementes como base alimentar. As sementes são muito pobres em nutrientes enquanto que a ração tem tudo que a ave precisa. Recomendo ainda não oferecer muitas sementes de girassol, são muito gordurosas e a longo prazo pode deixar sua ave muito doente. Com a base alimentar de extrusada você pode oferecer poucas sementes como petisco 1 vez na semana ou em treinos. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...