Aline Moretto Postado 24 de Julho de 2015 Compartilhar Postado 24 de Julho de 2015 Olá, minhas calopsitas tiveram 4 filhotes, o ultimo nasceu 3 dias depois que os outros, hoje(24/07) ele está com 6 dias... Desde que ele saiu do ovo a mãe não o alimentou então começamos a alimentá-lo com a papinha... Ele está tão pequeno que a seringa nem cabe no bico dele, então estamos alimentando com um canudinho (o bico dele entra no furo do canudo e "suga" a papinha"... Os outros filhotes estão muito grandes já, inclusive já abriram os olhos e perderam aquela penugem amarelinha, e o outro está super pequeno, parece que não está se desenvolvendo. Gostaria de receber algumas dicas sobre o que fazer pra ajudar na alimentação e no cuidado com esse filhote... Só a papinha é suficiente? Posso dar algum outro tipo de alimento a ele? (por exemplo. couve batida e peneirada) desde já agradeço... 2 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Shenna Postado 24 de Julho de 2015 Compartilhar Postado 24 de Julho de 2015 (editado) Nossa Aline, que peninha desse pequenino, na minha opinião só a papinha é suficiente até o desmame que é por volta dos 30/45 dias,aonde começam a beliscar e a aprender a comer sementes extrusada,etc,as minhas esta sendo nesta ordem, nossa com quantos dias ele esta hoje??Proteja bem esse pequeno, e fique sempre de olho no papinho dele,é uma pena que os pais tenham rejeitado o pequeno,mas a natureza é sábia ,mas nós estamos ao lado de nossos pequenos para dar aquela força!!!Muito Boa Sorte!! Qual papa está usando, Alcon é otima dei para as minhas desde pequenas!!!Veja, é minha opinião, vamos ver a dos amigos do fórum!!!Aline o papinho dele esvazia conforme a próxima refeição??? Editado 24 de Julho de 2015 por cilene1234 2 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Arthros Postado 24 de Julho de 2015 Compartilhar Postado 24 de Julho de 2015 Olá AlineSeu caso não é fácil.A postagem está longa mas para quem tem um filhote é importante ler tudo.A primeira coisa é que o ninho não pode ter uma abertura demasiadamente larga, e deve estar seco, também é de grande importância forrar bem o ninho com maravalha vendida em Pet Shop, parece besteira mas isso ajuda e muito a evitar problemas, qualquer stresse na pequena ave pode desbalancear a população dos fungos que causam a fermentação do alimento, ocasionando problemas como papo estagnado ou outros problemas digestivos que retardam o desenvolvimento e podem até matar.A papa deve obrigatoriamente ser servida morna, para isso basta esquentar a quantidade de água equivalente ao que o filhote vai comer de papinha, por exemplo: Se você vai dar 5 ml de papinha, esquente 5 ml de agua mais a agua do 'Banho-maria', coloque os 5 ml de agua em um copo e misture o pó da papinha depois coloque a papinha em 'Banho-maria'. Antes de dar para o filhote, sinta se não está muito quente, o ideal é 38º, você pode medir usando um termômetro desses de farmácia, isto evita problemas como queimaduras no papo do filhote.Podemos oferecer a papa com uma seringa sem agulha ou com uma colher com as bordas amassadas. Para fazer a colher, basta pegar uma de chá e amassar as bordas com a ajuda de uma alicate, nesse caso a papinha PRECISA ficar em 'Banho-maria' enquanto é servida pois na colher o alimento esfria rapidamente.Alimentação com Sonda:Retire qualquer bolha de ar da seringa e pingue uma gota no bico do filhote para que ele reconheça o alimento, quando ele começar a pedir entre com a a sonda do lado esquerdo diagonalmente em direção ao lado direito do bico, onde fica a entrada do papo. Vá apertando a seringa levemente de forma a não encher demasiadamente o papo evitando assim que o filhote aspire a papinha e engasgue, vomite ou até mesmo morra asfixiado.As instruções abaixo são para casos extremos, quando os pais estão incapacitados ou maltratando os filhotes e não substitui a orientação de um profissional Veterinário.Os filhote devem ser tratados de acordo com a idade, a tabela abaixo é apenas uma referência, somente o toque no papo pode dizer realmente a quantidade que deve ser dada. Quanto o papo estiver levemente firme significa que está cheio.Marque o dia que o filhote nasceu para facilitar o trabalho.se você perceber que o papo mantém a forma ao aperta-lo, significa que o alimento esta sendo dado muito sólido e pode haver problemas. Nesse caso dê um pouco de agua de coco e massageie o papo até que o alimento fique bem homogêneo, mole e possa ser digerido.Comece a alimentar sempre a partir das 7:00 da manhã.Não dar nada nas primeiras 2 horas de vida2 primeiros dias não dê papinha: 0,1 ml de soro (farmácia) ou agua de coco a cada 4 horas3º e 4º dia: 0,5 até 1,5 ml a cada 2 horas5º até 7º dia: 1,5 a 3 ml a cada 2 horas8º até 15º dia: 3 a 5 ml a cada 3 horas16º até 20º dia: 5 a 7 ml a cada 3 horas21º até 28º dia: 7 a 9 ml a cada 4 horas29º até 35º dia: 9 a 13 ml a cada 4 horas36º até 42º dia: 9 a 13 ml 3 vezes ao dia43º até 49º dia: 8 a 10 ml 1 vez de manhã e 1 vez a noite50º até 70º dia: 5 a 8 ml 1 vez a noiteLembrando que depois dos 30 dias iniciais você pode deixar um pote de água, outro com farinhada e o último com uma boa mistura de sementes que devem ser trocados diariamente (mesmo que o filhote não coma), o filhote começará a descascar e aos poucos irá aprender a comer sozinho, portando será uma fase de transição, continue alimentando-os com papinha conforme a tabela para que a ave não passe fome.Com cerca de 10 semanas o filhote vai estar “desmamado” e não vai mais precisar de comer a papinha.Espero que as informações possam ser úteis a você e outros usuários.Abração 5 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Aline Moretto Postado 25 de Julho de 2015 Autor Compartilhar Postado 25 de Julho de 2015 Nossa Aline, que peninha desse pequenino, na minha opinião só a papinha é suficiente até o desmame que é por volta dos 30/45 dias,aonde começam a beliscar e a aprender a comer sementes extrusada,etc,as minhas esta sendo nesta ordem, nossa com quantos dias ele esta hoje??Proteja bem esse pequeno, e fique sempre de olho no papinho dele,é uma pena que os pais tenham rejeitado o pequeno,mas a natureza é sábia ,mas nós estamos ao lado de nossos pequenos para dar aquela força!!!Muito Boa Sorte!! Qual papa está usando, Alcon é otima dei para as minhas desde pequenas!!!Veja, é minha opinião, vamos ver a dos amigos do fórum!!!Aline o papinho dele esvazia conforme a próxima refeição??? Olá, hoje ele está com 7 dias completos, está bem melhor e na hora de papar está dando uns piadinhos mais fortes, quando pegamos ele na mãe ele já sabe que vai papar e fica doido kkkkkk Não deixamos o papinho esvaziar completamente, assim q a mãe termina de alimentar os outros filhotes, nós o tiramos do ninho e damos a papa ( mais ou menos de 3 em 3 horas) Olá.... Não conseguimos dar a papa com a seringa nem com a colher, fiz um video de como estamos fazendo (no vídeo ele tinha 4 dias de vida, hoje está maiorzinho)... O papo dele está sempre molinho e temos feito a papinha bem líquida, pois se ficar um pouquinho grossa ele já não come... pintinho.mp4 o video tem esse nome pq apelidamos ele de pintinho kkkkkk 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Arthros Postado 25 de Julho de 2015 Compartilhar Postado 25 de Julho de 2015 Olá, que bom que ele está bem.Como ele está ficando dentro do ninho, assim que ele estiver mais fortinho e conseguir pedir comida você pode deixar ele com apenas meio papo cheio, dessa forma ele vai pedir comida e com sorte os pais podem voltar a alimenta-lo.Bom final de semana Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Shenna Postado 25 de Julho de 2015 Compartilhar Postado 25 de Julho de 2015 Parabéns pela dedicação, ele aparenta estar bem e se alimentando bem, torço bastante para que se desenvolva bem e logo esteje na companhia dos irmãos,boa sorte!!! 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Evellyn raiana Postado 11 de Março de 2019 Compartilhar Postado 11 de Março de 2019 Minha calopsita colocou ovo em baixo do guarda roupa, depois descobrir que o ovo estava galado, quando foi hoje o filhote nasceu. Porém fiquei com medo de deixar no chão e ele acabar morrendo, após nascer coloquei na ninheira, más a mãe não quis ficar e o filhote ta sozinho, o que eu faço??? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Evellyn raiana Postado 11 de Março de 2019 Compartilhar Postado 11 de Março de 2019 Em 24/07/2015 at 19:45, Arthros disse: Olá Aline Seu caso não é fácil. A postagem está longa mas para quem tem um filhote é importante ler tudo. A primeira coisa é que o ninho não pode ter uma abertura demasiadamente larga, e deve estar seco, também é de grande importância forrar bem o ninho com maravalha vendida em Pet Shop, parece besteira mas isso ajuda e muito a evitar problemas, qualquer stresse na pequena ave pode desbalancear a população dos fungos que causam a fermentação do alimento, ocasionando problemas como papo estagnado ou outros problemas digestivos que retardam o desenvolvimento e podem até matar. A papa deve obrigatoriamente ser servida morna, para isso basta esquentar a quantidade de água equivalente ao que o filhote vai comer de papinha, por exemplo: Se você vai dar 5 ml de papinha, esquente 5 ml de agua mais a agua do 'Banho-maria', coloque os 5 ml de agua em um copo e misture o pó da papinha depois coloque a papinha em 'Banho-maria'. Antes de dar para o filhote, sinta se não está muito quente, o ideal é 38º, você pode medir usando um termômetro desses de farmácia, isto evita problemas como queimaduras no papo do filhote. Podemos oferecer a papa com uma seringa sem agulha ou com uma colher com as bordas amassadas. Para fazer a colher, basta pegar uma de chá e amassar as bordas com a ajuda de uma alicate, nesse caso a papinha PRECISA ficar em 'Banho-maria' enquanto é servida pois na colher o alimento esfria rapidamente. Alimentação com Sonda: Retire qualquer bolha de ar da seringa e pingue uma gota no bico do filhote para que ele reconheça o alimento, quando ele começar a pedir entre com a a sonda do lado esquerdo diagonalmente em direção ao lado direito do bico, onde fica a entrada do papo. Vá apertando a seringa levemente de forma a não encher demasiadamente o papo evitando assim que o filhote aspire a papinha e engasgue, vomite ou até mesmo morra asfixiado. As instruções abaixo são para casos extremos, quando os pais estão incapacitados ou maltratando os filhotes e não substitui a orientação de um profissional Veterinário. Os filhote devem ser tratados de acordo com a idade, a tabela abaixo é apenas uma referência, somente o toque no papo pode dizer realmente a quantidade que deve ser dada. Quanto o papo estiver levemente firme significa que está cheio. Marque o dia que o filhote nasceu para facilitar o trabalho. se você perceber que o papo mantém a forma ao aperta-lo, significa que o alimento esta sendo dado muito sólido e pode haver problemas. Nesse caso dê um pouco de agua de coco e massageie o papo até que o alimento fique bem homogêneo, mole e possa ser digerido. Comece a alimentar sempre a partir das 7:00 da manhã. Não dar nada nas primeiras 2 horas de vida 2 primeiros dias não dê papinha: 0,1 ml de soro (farmácia) ou agua de coco a cada 4 horas 3º e 4º dia: 0,5 até 1,5 ml a cada 2 horas 5º até 7º dia: 1,5 a 3 ml a cada 2 horas 8º até 15º dia: 3 a 5 ml a cada 3 horas 16º até 20º dia: 5 a 7 ml a cada 3 horas 21º até 28º dia: 7 a 9 ml a cada 4 horas 29º até 35º dia: 9 a 13 ml a cada 4 horas 36º até 42º dia: 9 a 13 ml 3 vezes ao dia 43º até 49º dia: 8 a 10 ml 1 vez de manhã e 1 vez a noite 50º até 70º dia: 5 a 8 ml 1 vez a noite Lembrando que depois dos 30 dias iniciais você pode deixar um pote de água, outro com farinhada e o último com uma boa mistura de sementes que devem ser trocados diariamente (mesmo que o filhote não coma), o filhote começará a descascar e aos poucos irá aprender a comer sozinho, portando será uma fase de transição, continue alimentando-os com papinha conforme a tabela para que a ave não passe fome. Com cerca de 10 semanas o filhote vai estar “desmamado” e não vai mais precisar de comer a papinha. Espero que as informações possam ser úteis a você e outros usuários. Abração Gostaria de tirar algumas dúvidas Minha calopsita colocou ovo em baixo do guarda roupa, depois descobrir que o ovo estava galado, quando foi ontem o filhote nasceu (11-3-19) . Porém fiquei com medo de deixar no chão e ele acabar morrendo, após nascer coloquei na ninheira, más a mãe não quis ficar e o filhote ta sozinho, o que eu faço??? Quantos dias ele consegue ficar sem comer e a partir de que dia já posso da a papinha?? 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Iasmim Vieira Postado 11 de Março de 2019 Compartilhar Postado 11 de Março de 2019 Bom dia! Evellyn, a melhor opção agora é voltar o filhote para debaixo do guarda-roupa para que os pais possam cuidar dele, é muito importante que nos primeiros dias o filhote seja alimentado pelos pais, só alimente com papinha caso a mãe rejeite ele. Forre a parte de baixo do guarda-roupa com papel toalha e coloque o filhote em cima no mesmo local onde ele estava antes. Bj 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Evellyn raiana Postado 11 de Março de 2019 Compartilhar Postado 11 de Março de 2019 3 horas atrás, Evellyn raiana disse: Gostaria de tirar algumas dúvidas Minha calopsita colocou ovo em baixo do guarda roupa, depois descobrir que o ovo estava galado, quando foi ontem o filhote nasceu (11-3-19) . Porém fiquei com medo de deixar no chão e ele acabar morrendo, após nascer coloquei na ninheira, más a mãe não quis ficar e o filhote ta sozinho, o que eu faço??? Quantos dias ele consegue ficar sem comer e a partir de que dia já posso da a papinha?? 40 minutos atrás, Iasmim Vieira disse: Bom dia! Evellyn, a melhor opção agora é voltar o filhote para debaixo do guarda-roupa para que os pais possam cuidar dele, é muito importante que nos primeiros dias o filhote seja alimentado pelos pais, só alimente com papinha caso a mãe rejeite ele. Forre a parte de baixo do guarda-roupa com papel toalha e coloque o filhote em cima no mesmo local onde ele estava antes. Bj Obrigada!! Ontem eu tinha pegado os 2 outros ovos, um o ovo abriu o pouco, más quando vir estava morto, uma pena, e o outro ainda ta pra nascer, até cheguei a colocar eles dentro da ninheira, porém ela n quis ficar lá dentro e voltou pra debaixo do guarda roupa. Tive que pegar o ovo e por novamente lá Fui no local aonde vende passaros, inclusive aonde comprei ela, e o rapaz falou que se deixar no ninho, o macho pode matar, ai fiquei com medo, até por ter mais um q n nasceu ele esta revesando com ela, ficando de dia e ela a noite!! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Iasmim Vieira Postado 11 de Março de 2019 Compartilhar Postado 11 de Março de 2019 Boa noite! Eles não irão aceitar a ninheira agora, é melhor deixar eles quietos no lugar onde eles escolheram para colocar os ovinhos, só faça como eu disse que dará tudo certo. Na próxima postura, você utiliza o ninho. Agora já é tarde para tentar mudar de lugar. Bj 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.