Jump to content

Filhote rejeitado


Aline Moretto

Posts Recomendados

Olá, minhas calopsitas tiveram 4 filhotes, o ultimo nasceu 3 dias depois que os outros, hoje(24/07) ele está com 6 dias... Desde que ele saiu do ovo a mãe não o alimentou então começamos a alimentá-lo com a papinha... Ele está tão pequeno que a seringa nem cabe no bico dele, então estamos alimentando com um canudinho (o bico dele entra no furo do canudo e "suga" a papinha"... Os outros filhotes estão muito grandes já, inclusive já abriram os olhos e perderam aquela penugem amarelinha, e o outro está super pequeno, parece que não está se desenvolvendo. Gostaria de receber algumas dicas sobre o que fazer pra ajudar na alimentação e no cuidado com esse filhote... Só a papinha é suficiente? Posso dar algum outro tipo de alimento a ele? (por exemplo. couve batida e peneirada)

 

desde já agradeço...

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa Aline, que peninha desse pequenino, na minha opinião só a papinha é suficiente até o desmame que é por volta dos 30/45 dias,aonde começam a beliscar e a aprender a comer sementes extrusada,etc,as minhas esta sendo nesta ordem, nossa com quantos dias ele esta hoje??Proteja bem esse pequeno, e fique sempre de olho no papinho dele,é uma pena que os pais tenham rejeitado o pequeno,mas a natureza é sábia ,mas nós estamos ao lado de nossos pequenos para dar aquela força!!!Muito Boa Sorte!! Qual papa está usando, Alcon é otima dei para as minhas desde pequenas!!!:$:o:(;)Veja, é minha opinião, vamos ver a dos amigos do fórum!!!Aline  o papinho dele esvazia conforme a próxima refeição???

Editado por cilene1234
  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Aline

Seu caso não é fácil.

A postagem está longa mas para quem tem um filhote é importante ler tudo.

A primeira coisa é que o ninho não pode ter uma abertura demasiadamente larga, e deve estar seco, também é de grande importância forrar bem o ninho com maravalha vendida em Pet Shop, parece besteira mas isso ajuda e muito a evitar problemas, qualquer stresse na pequena ave pode desbalancear a população dos fungos que causam a fermentação do alimento, ocasionando problemas como papo estagnado ou outros problemas digestivos que retardam o desenvolvimento e podem até matar.

A papa deve obrigatoriamente ser servida morna, para isso basta esquentar a quantidade de água equivalente ao que o filhote vai comer de papinha, por exemplo: Se você vai dar 5 ml de papinha, esquente 5 ml de agua mais a agua do 'Banho-maria', coloque os 5 ml de agua em um copo e misture o pó da papinha depois coloque a papinha em 'Banho-maria'. Antes de dar para o filhote, sinta se não está muito quente, o ideal é 38º, você pode medir usando um termômetro desses de farmácia, isto evita problemas como queimaduras no papo do filhote.

Podemos oferecer a papa com uma seringa sem agulha ou com uma colher com as bordas amassadas. Para fazer a colher, basta pegar uma de chá e amassar as bordas com a ajuda de uma alicate, nesse caso a papinha PRECISA ficar em 'Banho-maria' enquanto é servida pois na colher o alimento esfria rapidamente.

Alimentação com Sonda:
Retire qualquer bolha de ar da seringa e pingue uma gota no bico do filhote para que ele reconheça o alimento, quando ele começar a pedir entre com a a sonda do lado esquerdo diagonalmente em direção ao lado direito do bico, onde fica a entrada do papo. Vá apertando a seringa levemente de forma a não encher demasiadamente o papo evitando assim que o filhote aspire a papinha e engasgue, vomite ou até mesmo morra asfixiado.


As instruções abaixo são para casos extremos, quando os pais estão incapacitados ou maltratando os filhotes e não substitui a orientação de um profissional Veterinário.
Os filhote devem ser tratados de acordo com a idade, a tabela abaixo é apenas uma referência, somente o toque no papo pode dizer realmente a quantidade que deve ser dada. Quanto o papo estiver levemente firme significa que está cheio.

Marque o dia que o filhote nasceu para facilitar o trabalho.
se você perceber que o papo mantém a forma ao aperta-lo, significa que o alimento esta sendo dado muito sólido e pode haver problemas. Nesse caso dê um pouco de agua de coco e massageie o papo até que o alimento fique bem homogêneo, mole e possa ser digerido.
Comece a alimentar sempre a partir das 7:00 da manhã.

Não dar nada nas primeiras 2 horas de vida
2 primeiros dias não dê papinha: 0,1 ml de soro (farmácia) ou agua de coco a cada 4 horas
3º e 4º dia: 0,5 até 1,5 ml a cada 2 horas
5º até 7º dia: 1,5 a 3 ml a cada 2 horas
8º até 15º dia: 3 a 5 ml a cada 3 horas
16º até 20º dia: 5 a 7 ml a cada 3 horas
21º até 28º dia: 7 a 9 ml a cada 4 horas
29º até 35º dia: 9 a 13 ml a cada 4 horas
36º até 42º dia: 9 a 13 ml 3 vezes ao dia
43º até 49º dia: 8 a 10 ml 1 vez de manhã e 1 vez a noite
50º até 70º dia: 5 a 8 ml 1 vez a noite

Lembrando que depois dos 30 dias iniciais você pode deixar um pote de água, outro com farinhada e o último com uma boa mistura de sementes que devem ser trocados diariamente (mesmo que o filhote não coma), o filhote começará a descascar e aos poucos irá aprender a comer sozinho, portando será uma fase de transição, continue alimentando-os com papinha conforme a tabela para que a ave não passe fome.

Com cerca de 10 semanas o filhote vai estar “desmamado” e não vai mais precisar de comer a papinha.

Espero que as informações possam ser úteis a você e outros usuários.

Abração

  • Gostei 5
Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa Aline, que peninha desse pequenino, na minha opinião só a papinha é suficiente até o desmame que é por volta dos 30/45 dias,aonde começam a beliscar e a aprender a comer sementes extrusada,etc,as minhas esta sendo nesta ordem, nossa com quantos dias ele esta hoje??Proteja bem esse pequeno, e fique sempre de olho no papinho dele,é uma pena que os pais tenham rejeitado o pequeno,mas a natureza é sábia ,mas nós estamos ao lado de nossos pequenos para dar aquela força!!!Muito Boa Sorte!! Qual papa está usando, Alcon é otima dei para as minhas desde pequenas!!!:$:o:(;)Veja, é minha opinião, vamos ver a dos amigos do fórum!!!Aline  o papinho dele esvazia conforme a próxima refeição???

Olá, hoje ele está com 7 dias completos, está bem melhor e na hora de papar está dando uns piadinhos mais fortes, quando pegamos ele na mãe ele já sabe que vai papar e fica doido kkkkkk Não deixamos o papinho esvaziar completamente, assim q a mãe termina de alimentar os outros filhotes, nós o tiramos do ninho e damos a papa ( mais ou menos de 3 em 3 horas)

 

Olá....

Não conseguimos dar a papa com a seringa nem com a colher, fiz um video de como estamos fazendo (no vídeo ele tinha 4 dias de vida, hoje está maiorzinho)...

O papo dele está sempre molinho e temos feito a papinha bem líquida, pois se ficar um pouquinho grossa ele já não come... 

 

 

pintinho.mp4

o video tem esse nome pq apelidamos ele de pintinho kkkkkk

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, que bom que ele está bem.

Como ele está ficando dentro do ninho, assim que ele estiver mais fortinho e conseguir pedir comida você pode deixar ele com apenas meio papo cheio, dessa forma ele vai pedir comida e com sorte os pais podem voltar a alimenta-lo.

Bom final de semana

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

Minha calopsita colocou ovo em baixo do guarda roupa, depois descobrir que o ovo estava galado, quando foi hoje o filhote nasceu. Porém fiquei com medo de deixar no chão e ele acabar morrendo, após nascer coloquei na ninheira, más a mãe não quis ficar e o filhote ta sozinho, o que eu faço???

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 24/07/2015 at 19:45, Arthros disse:

Olá Aline

Seu caso não é fácil.

A postagem está longa mas para quem tem um filhote é importante ler tudo.

A primeira coisa é que o ninho não pode ter uma abertura demasiadamente larga, e deve estar seco, também é de grande importância forrar bem o ninho com maravalha vendida em Pet Shop, parece besteira mas isso ajuda e muito a evitar problemas, qualquer stresse na pequena ave pode desbalancear a população dos fungos que causam a fermentação do alimento, ocasionando problemas como papo estagnado ou outros problemas digestivos que retardam o desenvolvimento e podem até matar.

A papa deve obrigatoriamente ser servida morna, para isso basta esquentar a quantidade de água equivalente ao que o filhote vai comer de papinha, por exemplo: Se você vai dar 5 ml de papinha, esquente 5 ml de agua mais a agua do 'Banho-maria', coloque os 5 ml de agua em um copo e misture o pó da papinha depois coloque a papinha em 'Banho-maria'. Antes de dar para o filhote, sinta se não está muito quente, o ideal é 38º, você pode medir usando um termômetro desses de farmácia, isto evita problemas como queimaduras no papo do filhote.

Podemos oferecer a papa com uma seringa sem agulha ou com uma colher com as bordas amassadas. Para fazer a colher, basta pegar uma de chá e amassar as bordas com a ajuda de uma alicate, nesse caso a papinha PRECISA ficar em 'Banho-maria' enquanto é servida pois na colher o alimento esfria rapidamente.

Alimentação com Sonda:
Retire qualquer bolha de ar da seringa e pingue uma gota no bico do filhote para que ele reconheça o alimento, quando ele começar a pedir entre com a a sonda do lado esquerdo diagonalmente em direção ao lado direito do bico, onde fica a entrada do papo. Vá apertando a seringa levemente de forma a não encher demasiadamente o papo evitando assim que o filhote aspire a papinha e engasgue, vomite ou até mesmo morra asfixiado.


As instruções abaixo são para casos extremos, quando os pais estão incapacitados ou maltratando os filhotes e não substitui a orientação de um profissional Veterinário.
Os filhote devem ser tratados de acordo com a idade, a tabela abaixo é apenas uma referência, somente o toque no papo pode dizer realmente a quantidade que deve ser dada. Quanto o papo estiver levemente firme significa que está cheio.

Marque o dia que o filhote nasceu para facilitar o trabalho.
se você perceber que o papo mantém a forma ao aperta-lo, significa que o alimento esta sendo dado muito sólido e pode haver problemas. Nesse caso dê um pouco de agua de coco e massageie o papo até que o alimento fique bem homogêneo, mole e possa ser digerido.
Comece a alimentar sempre a partir das 7:00 da manhã.

Não dar nada nas primeiras 2 horas de vida
2 primeiros dias não dê papinha: 0,1 ml de soro (farmácia) ou agua de coco a cada 4 horas
3º e 4º dia: 0,5 até 1,5 ml a cada 2 horas
5º até 7º dia: 1,5 a 3 ml a cada 2 horas
8º até 15º dia: 3 a 5 ml a cada 3 horas
16º até 20º dia: 5 a 7 ml a cada 3 horas
21º até 28º dia: 7 a 9 ml a cada 4 horas
29º até 35º dia: 9 a 13 ml a cada 4 horas
36º até 42º dia: 9 a 13 ml 3 vezes ao dia
43º até 49º dia: 8 a 10 ml 1 vez de manhã e 1 vez a noite
50º até 70º dia: 5 a 8 ml 1 vez a noite

Lembrando que depois dos 30 dias iniciais você pode deixar um pote de água, outro com farinhada e o último com uma boa mistura de sementes que devem ser trocados diariamente (mesmo que o filhote não coma), o filhote começará a descascar e aos poucos irá aprender a comer sozinho, portando será uma fase de transição, continue alimentando-os com papinha conforme a tabela para que a ave não passe fome.

Com cerca de 10 semanas o filhote vai estar “desmamado” e não vai mais precisar de comer a papinha.

Espero que as informações possam ser úteis a você e outros usuários.

Abração

Gostaria de tirar algumas dúvidas 

Minha calopsita colocou ovo em baixo do guarda roupa, depois descobrir que o ovo estava galado, quando foi ontem o filhote nasceu (11-3-19) . Porém fiquei com medo de deixar no chão e ele acabar morrendo, após nascer coloquei na ninheira, más a mãe não quis ficar e o filhote ta sozinho, o que eu faço???

Quantos dias ele consegue ficar sem comer e a partir de que dia já posso da a papinha??

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia!

Evellyn, a melhor opção agora é voltar o filhote para debaixo do guarda-roupa para que os pais possam cuidar dele, é muito importante que nos primeiros dias o filhote seja alimentado pelos pais, só alimente com papinha caso a mãe rejeite ele. Forre a parte de baixo do guarda-roupa com papel toalha e coloque o filhote em cima no mesmo local onde ele estava antes. 

Bj 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Evellyn raiana disse:

Gostaria de tirar algumas dúvidas 

Minha calopsita colocou ovo em baixo do guarda roupa, depois descobrir que o ovo estava galado, quando foi ontem o filhote nasceu (11-3-19) . Porém fiquei com medo de deixar no chão e ele acabar morrendo, após nascer coloquei na ninheira, más a mãe não quis ficar e o filhote ta sozinho, o que eu faço???

Quantos dias ele consegue ficar sem comer e a partir de que dia já posso da a papinha??

 

40 minutos atrás, Iasmim Vieira disse:

Bom dia!

Evellyn, a melhor opção agora é voltar o filhote para debaixo do guarda-roupa para que os pais possam cuidar dele, é muito importante que nos primeiros dias o filhote seja alimentado pelos pais, só alimente com papinha caso a mãe rejeite ele. Forre a parte de baixo do guarda-roupa com papel toalha e coloque o filhote em cima no mesmo local onde ele estava antes. 

Bj 

 

Obrigada!!

Ontem eu tinha pegado os 2 outros ovos, um o ovo abriu o pouco, más quando vir estava morto, uma pena, e o outro ainda ta pra nascer, até cheguei a colocar eles dentro da ninheira, porém ela n quis ficar lá dentro e voltou pra debaixo do guarda roupa. Tive que pegar o ovo e por novamente lá

Fui no local aonde vende passaros, inclusive aonde comprei ela, e o rapaz falou que se deixar no ninho, o macho pode matar, ai fiquei com medo, até por ter mais um q n nasceu ele esta revesando com ela, ficando de dia e ela a noite!!

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite!

Eles não irão aceitar a ninheira agora, é melhor deixar eles quietos no lugar onde eles escolheram para colocar os ovinhos, só faça como eu disse que dará tudo certo.

Na próxima postura, você utiliza o ninho. Agora já é tarde para tentar mudar de lugar.

Bj

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...