Jump to content

Ajuda


Talita Andrade

Posts Recomendados

Ganhei uma calopsita tem 3 dias, ela está comendo mal e mal bebe agua tambem. Ontem ela estava feliz e andando a casa toda, hoje acordou normal e no meio do dia ficou bem estranha, só dorme e mal mal anda. Ontem estava bicando e hoje nem isso. Estou muito preocupada, me ajudem.

Link para compartilhar
Share on other sites

Qual a idade da sua calopsita?

O que é estranho no comportamento dela? Ela está encorujada o dia todo? Ela está no poleiro ou no chão da gaiola? Vc viu ela comer varias vezes ao dia? Onde a gaiola está, tem corrente de ar (perto de janela)? Como estão as fezes do pássaro (viu diarréia, qual a cor das fezes)? Poste fotos.

Calopsitas bebem pouca água naturalmente. Quanto a alimentação, O que ela come? Vc dá as mesmas comidas que ela comia antes de vc ganhá-la? Mudanças bruscas na alimentação podem fazer a ave passar mal, ter diarreia etc.

Link para compartilhar
Share on other sites

24 minutos atrás, AlineLima disse:

Qual a idade da sua calopsita?

O que é estranho no comportamento dela? Ela está encorujada o dia todo? Ela está no poleiro ou no chão da gaiola? Vc viu ela comer varias vezes ao dia? Onde a gaiola está, tem corrente de ar (perto de janela)? Como estão as fezes do pássaro (viu diarréia, qual a cor das fezes)? Poste fotos.

Calopsitas bebem pouca água naturalmente. Quanto a alimentação, O que ela come? Vc dá as mesmas comidas que ela comia antes de vc ganhá-la? Mudanças bruscas na alimentação podem fazer a ave passar mal, ter diarreia etc.

Eu ganhei tem 3 dias, ela tem 2 meses mais ou menos, não sei o certo. Ontem ela estava normal, andando a casa inteira e hoje acordou bem também mas depois ficou muida no cantinho e só dormindo. Ela não gosta da gaiola, so fica no chão e está encorujada o dia todo. Parece está fraca, estou dando ração e sementes e ela comia isso antes porem desdo dia que peguei ela come MUITO POUCO. O coco esta verde com branco e fazendo bastante coco. É meu primeiro passaro e não sei nada.

Link para compartilhar
Share on other sites

Primeira coisa é levar num veterinário.
A segunda é não deixar solta pela casa. Calopsita nao é cachorro. Pode ocorrer acidentes.
Se vc disse que ela chegou bem, mas agora ta assim, provavelmente pode ter bicado e ingerido alguma coisa quando estava solta.
Calopsita bica tudo, inclusive reboco e rejunte. Por isso não se deixa solta como cachorro. Sempre tem q ter acompanhamento. 
 

Link para compartilhar
Share on other sites

Se ela está comendo pouco e tem 2 meses, tente dar papinha para ela, até que ela volte ou aprenda a comer, de fato.
E como falaram acima, não a deixe solta pela casa sem supervisão. Aqui em casa os meus ficam soltos o dia todo, porém é em cima de cama, sofá, mesa, gaiola... onde não há perigo deles comerem o que não deve, e tem sempre alguém de olho, também. Todo cuidado é pouco quando são criados soltos.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Talita Andrade disse:

Obrigada a todos, comprei a papinha e uma vitamina pra ela, espero que ela fiquei bem pois esta bastante fraquinha. Se Deus quiser vai ficar bem!

 

Se levar no veterinário, as chances dela serão bem maiores! Normamelmente, faculdades onde há o curso de medicina veterinária tendem a ter um hospital que atende com valores mais baixos. Procure na sua região. Embora o fórum sempre tente ajudar, nada que dissermos aqui vai substituir o antendimento de um médico veterinário.

Tenha em mente que calopsitas só demonstram sintomas de que algo está errado, quando já não são capazes de disfarçar (elas escondem sintomas para não serem alvos fáceis dos predadores) e quando demonstram os sintomas, o quadro pode já estar grave.

Calopsitas perdem peso muito rápido, a falta de alimentação pode levar a óbito rapidamente. Diarréia tb! Enfim, com pássaro, é tudo muito rápido! 
Os primeiros socorros consistem em estabilizar a ave: deixar em local aquecido (pode ser uma lâmpada próxima com proteção para o pássaro não se queimar e não ficar com luz forte sobre ele) pois os pássaros doentes perdem calor rápido. Manter regularidade na alimentação ainda que forçada com papinha (eles não tem muita gordura corporal e tiram energia dos músculos, mas eles não tem muitos músculos tb).  Mas os primeiros socorros, são só isso mesmo. Os primeiros. A seguir, um médico deve examinar o animal.

Como vc disse que pegou a ave há poucos dias, saiba que nesses casos o que fazemos é a quarentena. Isolamos o novo pássaro por 40 dias ou mais para verificar se há algo de anormal com ele. O pássaro pode ser comprado doente e não apresentar sintomas nos primeiros dias, por isso, no período de quarentena é preferível que se faça exames na ave para verificar se há alguma doença incubada. Há ainda os casos em que quando o pássaro é submetido a estresse, como a mudança de casa, por exemplo,  em que logo ele demonstra os sintomas. Não estou dizendo que é o seu caso, mas por isso mesmo que aconselho fortemente que vc o leve ao veterinário e que entre em contato com a pessoa que te passou a ave.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Na minha cidade não tem medico de aves, eu faço veterinaria e na minha facu está construindo hospital ainda. Eu ganhei de surpresa, não sabia nada de aves e estou vendo agora como tem muitos cuidados e estou fazendo o possivel pra ela se recuperar e se Deus quiser ela vai melhorar. Muito obrigada!

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...