Jump to content

Ovos secam no ninho


Aquiles

Posts Recomendados

Bom dia. Tenho uma dúvida pertinente com relação ao meu casal de calopsitas. Já possuo as aves há 3 anos, é um casal. Mas nunca procriaram, a fêmea faz a postura tudo direito, mas os ovos parecem que não enchem. Quando vou olhar estão secos. Já fiz de tudo! Troquei serragem, dei vitaminas, troquei até de cidade, mas a rotina é a mesma. Recentemente troquei o ninho, fiz um todo em louro. Não sei mais o que fazer. Alguém poderia me ajudar?

Link para compartilhar
Share on other sites

Poderia explicar melhor o termo "não enchem", quer dizer que não estão galados?

Se o caso é a fecundação, o problema deve ser em relação ao macho, vc fez sexagem para ter certeza se é macho mesmo? você os vê acasalando? Suas aves tem uma dieta rica em vitaminas, proteínas, aminoácidos e cálcio? Eles realmente formaram um casal?

Você falou que a fêmea poem direto, retire o ninho por uns 6 meses para dar-lhe descanso, verifique se a dieta está adequada, após o descanso tente novamente.

Link para compartilhar
Share on other sites

"Não enchem", me refiro quando vou limpar, tirar os ovos do ninho. Eles estão secos. É um casal, vejo eles cruzando, as vezes até brigam. A alimentação que sirvo é um misto de sementes, aquelas rações que vendem no mercado.

Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutos atrás, Aquiles disse:

"Não enchem", me refiro quando vou limpar, tirar os ovos do ninho. Eles estão secos. É um casal, vejo eles cruzando, as vezes até brigam. A alimentação que sirvo é um misto de sementes, aquelas rações que vendem no mercado.

Na minha opinião você primeiramente deveria fazer sexagem nas aves para ver se realmente se tratam de um casal (duas fêmeas se acasalam) , depois mudar a alimentação, dar ração extrusada,farinhada, mix sementes, prefêrencia Nutrópica ou Megazoo,ovo cozido, brócolis e couve.

Link para compartilhar
Share on other sites

No meu manejo, preparo o casal faço vermifugação,  por um mes dou vitamina E (ferilizante) natural encontrado em ovos, girassol, espinafre e couve, por exemplo, e tambem calcio que tambem é importantissimo nesse preparo.

Existem outros fatores alem da correta alimentação que é a segurança. O viveiro deve ficar em local tranquilo, sem muita passagem de pessoas ou animais. Ansiedade do dono tambem atrapalha nesta hora, não pode ficar a todo momento abrindo o ninho, quando tiver certeza que botaram aguarde pelo menos 7 dias pra fazer a ovoscopia pra saber se estão galados ou não pra não desgastar o casal.

Eu retiraria o ninho, preparia o casal, mas antes tenha a confirmação se tratar de um macho e uma femea.

boa sorte.

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...