Jump to content

Pena com sangue


Roberto marques

Posts Recomendados

Boa noite, acabei de reparar que uma pena da calopsita está com sangue, ela parece estar quebrada e e com sangue dentro do tubinho, sempre que encosto ela grita, infelizmente n pude colocar foto no site, n sei o motivo, mas mesmo assim gostaria de ajuda, se puder e quiser ajudar, deixo o e-mail que envio para ver melhor, desde já agradeço, toda ajuda será bem vinda

Link para compartilhar
Share on other sites

Antes ela estava se debatendo?pode ter machucado a asas assim,se nao houve agitacao antes ela pode ter feito isso de proposito como automutilacao de penas ,se a parte dura da pena estiver quebrada pode ser que ela tenha arrancado ,veja se há sangue no bico ou se ela cutuca a ferida ,se nao pode ser que ela tenha machucado em algum lugar me diga onde foi ? A lguns lugares que a ave pode machucar e outros que só ela pode alcançar 

Editado por pamella04
Link para compartilhar
Share on other sites

A um tempo atrás, saiu da gaiola com bastante sangue na pena e gritando muito, mas ela mesmo se limpou e ficou normal, hoje quando ela bateu com a asa na gaiola, foi um toque fraco, ela começou a abrir a asa e a treme-la, ai olhei estava assim, como se estivesse quebrada e com sangue na parte interior do "canudo" da pena

IMG_20180722_172217074(1).jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Pena quebrada

Geralmente acontece por causa de pânico noturno; pode ser um pesadelo que a ave tem, ou uma que esbarrou na outra no poleiro dentro da gaiola, um vento, um inseto, qualquer coisa. Outras vezes o passarinho pode estar treinando vôo, fazendo exercício, bate a asa e quebra a pena.

Na maioria das vezes são as penas da asa; penas do peito, cabeça e costas são flexíveis e normalmente não quebram. Pode acontecer com a pena do rabo, mas nesse caso só na raiz da pena.

Aparência:

Pena de sangue:

Blood-feather-normal.thumb.jpg.1e5683866
Créditos da imagem: NCS-EUA (National Cockatiel Society)

Essa é a diferença entre uma pena normal e uma pena de sangue.

O canhão de sangue é na verdade a base da pena nova. Depois de pronta, ela só fica com a pontinha da raiz com sangue. Ela nasce como uma agulhinha na pele e vai crescendo, a ponta abre e surgem as pluminhas, depois o canudo de sangue seca e vai descascando até que a pena esteja completa. As penas "secas" que caem quando as calopsitas entram na muda, são penas que perdem o sangue da ponta e desprendem da pele para deixar novas nascerem. Todas as penas nascem com canhões de sangue, mas só as da asa e do rabo ficam com o sangue na raiz depois de crescerem.

Pena quebrada:

Às vezes você vai achar gotas de sangue no chão da gaiola, às vezes, uma pena quebrada. Examine bem a pena para ter certeza de que ela está inteira. Senão, vai ter que olhar as asas de todas as suas calopsitas/passaros para achar de quem era a pena. Quando a pena quebra e cai, normalmente há bastante manchas de sangue na asa.

DSCN0854.jpg
DSCN0855crop.jpg

"Kit" Pena Quebrada:

DSCN0849.jpg

O que você vai precisar para arrancar uma pena:

1) Um alicate de bico fino, bem limpo ou até esterilizado. Lavo o meu com água e sabão, depois passo água oxigenada, álcool e enxaguo.

2) Algodão ou cotonetes e soro fisiológico

Caso você precise limpar a asa para enxergar melhor a pena quebrada, limpe o local com um algodão ou um cotonete umedecidos com soro fisiológico.
 Pó hemostático

Desses que se compra em farmácia, é pó de pedra hume e serve para parar sangramentos pequenos.

Muita atenção com esse: é muito bom em caso de pena quebrada, mas nunca use em feridas grandes ou em patas, pernas e pés, porque pode causar problemas. Use somente para penas quebradas.

Como usar: Caso o lugar onde a pena está tenha muito sangue, coloque umas pitadas de pó e aperte bem de levinho, pode esfregar um pouco para que enter embaixo das penas. Caso contrário, pode ser difícil encontrar a pena quebrada no meio do sangue.

Espere alguns segundos e limpe o lugar com um algocão úmido com soro fisiológico para procurar a pena quebrada.

Use o pó hemostático também depois de arrancar a pena. Mesmo quando se arranca o canhão inteirinho, há um pouco de sangue onde a raiz da pena estava."


Como arrancar:

1) Encontre a pena quebrada

DSCN0855.jpg

Primeiro procure quem está com a asa machucada, se você tiver mais de uma calopsita. Segure-a firme mas sem apertar e abra a asa dela gentilmente, na direção normal de abertura dela. Nunca abra a asa da sua calopsita puxando ela para trás; sempre abra a asa de lado, paralelo ao corpo dela.

Depois de achar a asa quebrada:

Você vai precicar de um ajudante nessa tarefa; não adianta fazer sozinho, simplesmente porque não há como segurar a calopsita e arrancar a pena.

Peça para seu ajudante segurar o pássaro de frente para você, com a barriga virada na sua direção e a cabeça para cima. A pessoa deve abrir a asa com sangue, onde estará a pena quebrada. Tenha certeza de que a pessoa está segurando o passarinho e a asa formes, sem forçar nada, senão eles podem se mexer enquanto você arranca e pode machuca-la mais ainda.

Puxe as peninhas menores para os lados para encontrar a pena quebrada. ela vai estar com uma marca vermelho vivo no canhão, às vezes com arranhões pequenos.

Segure firme com o alicate

Segure a pena com o alicate, posicionando o bico do alicate acima da fratura do canhão. Nunca coloque o alicate embaixo do lugar com sangue, ou você pode quebrar a pena mais ainda e provocar um sangramento ainda pior.

Essa foto é de algumas penas que caíram da asa do Nenê na noite de natal. Elas caíram inteiras, algumas outras quebraram e tivemos que arrancar. Estas três penas eram paralelas, todas da mesma asa e do mesmo lugar. Sempre guardei algumas penas das mudas dos nossos passarinhos; usei estas para mostrar como segurar a pena:

DSCN0852.jpg
DSCN0857.jpg

3) Arranque a pena 

DSCN0853.jpg

Deve-se puxar a pena na direção do crecsimento dela, como no desenho acima. Nunca puxe a pena para cima ou para os lados; sempre puxe para baixo. Segure firme com o alicate no canhão da pena e puxe de uma vez, bem rápido. Que nem puxar cera de depiação, hehe.

Se você puxar devagar o canhão pode romper, e se puxar na direção errada, só vai machucar a pele da asa.
Depois de arrancar, coloque algumas pitadinhas de hemostático no lugar em que a pena estava, e esfregue de leve para que o pó entre embaixo das penas. Assim o lugar da raiz do canhão não irá sangrar.

Devolva sua calopsita na gaiola e aguarde alguns minutos, para ter certeza que ela está bem. Ele/Ela vai estar bem irritado, por causa do stress de arrancar as penas. Depois provavelmente vai se coçar um pouco e ajeitar as penas, e depois vai continuar o que estava fazendo.

Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, Roberto marques disse:

Boa noite, acabei de reparar que uma pena da calopsita está com sangue, ela parece estar quebrada e e com sangue dentro do tubinho, sempre que encosto ela grita, infelizmente n pude colocar foto no site, n sei o motivo, mas mesmo assim gostaria de ajuda, se puder e quiser ajudar, deixo o e-mail que envio para ver melhor, desde já agradeço, toda ajuda será bem vindaimageproxy.php?img=&key=344d994fac0a2f69

Você deve retirar o canhão. Puxe-o com uma pinça ou se você conseguir com a própria mão. Faça movimento bem rápido de retirada. Logo a Calopsita irá se recuperar e no outro local vai nascer nova pena. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

Gente alguém pode me ajudar ou me dar alguma informação?

Seguinte, agora de manhã eu estava me ajeitando e minha calopsita estava comigo e reparei que uma pena caiu, até aí tudo bem por que vive caindo penas, mas eu reparei que ela era diferente e que tava com sangue bem na pontinha. Infelizmente não consigo por a foto mas a ponta da pena parece diferente da pontinha da pena que cai naturalmente. Creio que seja uma pena da asa.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...